O que o curso de gestante e tudo que eu li me ajudaram na hora do parto?
EM ABSOLUTAMENTE TUDO!
Todos os exercicios que fizemos eu repeti na hora das contrações. Principalmente a parte de exercicios fisicos foram primordiais. Lembrava da Bel dizendo: o parto é teu. Faça o que tu quiseres. O que tu sentires. Não se preocupe com nada que não seja sentir o bebê.
E com isso briguei com medicos, enfermeiros, rsrsrs. Tudo normal.
Porém, aquela coisa de querer um parto sem intervenção alguma eu não consegui. Na hora a gente não fica muito atenta as coisas. Meu irmão, embora ótimo com seus pacientes, estava ali naquele dia como meu irmão e tio do João Gabriel. Ficou super nervoso. Tadinho, tava mais branco que eu. Não aguentava me ver sentindo toda aquela dor. hahahaha.
Foi primordial a presença dele. Pois era alguem que eu conheço muito que estava ali comigo.
Os exercicios corporais foram fundamentais. A segurança que tive na hora em mim e no que eu sentia foi de todo o aprendizado do curso! Para esse momento o curso foi fundamental para mim. Antes eu nada sabia, depois fiquei sabendo muita coisa.
Beijos!
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador curso gestantes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador curso gestantes. Mostrar todas as postagens
sábado, 28 de maio de 2011
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Ultimo Encontro Curso de Gestantes e Casais Grávidos HU - Tema Cuidados com o bebê
Ontem foi o último encontro do Curso de Gestantes e Casais Grávidos do HU. Fomos eu e meu irmão e papai Peri. Os primeiros minutos a Bel nos ensinou como utilizar de forma correta a bola, como cheguei um pouco atrasada, terei que perguntar como é, rsrs. Mas sei que não de deve pular e sim ficar rebolando em cima da bola, com os pés bem fixos no chão.
O tema foi: cuidados com o bebê. E quem "ministrou" foi a psicologa Zaira e a enfermeira Fatima.
Dos cuidados básicos:
- Não usar lenço umedecido. O bebê faz no minimo de seis trocas por dia, e o lenço umedecido contem coisas que podem dar alergia ao bebê, ou outra coisa. Eu tenho e vou usar, sim, pelo menos quando sair de casa.
O coco do bebê nos primeiros dias é verde e gruda bastante na pele.
- Sempre limpar o bumbum do nenê com água morna e gaze ou algodão. Disseram que o algodão gruda, mas eu vou usar mesmo assim, acho a gaze meio áspera pra limpar o bebê. Só isso. A cada troca de fralda limpar bem a região com água e algodão, secar bem, pode ser com a toalha fralda ou outra coisa, limpar o umbigo, por a fralda e deu.
- Limpar o umbigo: essa parte me dá coisas. Mas lá está o cordão ainda pendurado na barriga do bebê. Ele deve ser muito limpo e higienizado e sempre, sempre estar seco. Então, a cada troca de fralda com a juda de um cotonete ou gaze, passar alcool 70% e secar bem. Apenas isso. Só alcool 70%, mais nada. Não usar faixas, moedas, café, nada. NADA! Passa o alcool, seca com muita delicadeza e põe a fralda, não tem problema da fralda ficar por cima, pois são bem respiráveis.
- Antes do banho limpar o bumbum do nenê e seu pênis ou vagina, no procedimento de sempre. Colocar a banheira com água morna, colocar um cueiro, toalga fralda, do lado, fralda descartável (se de pano colocar também), o alcool 70%. Primeiro pega o bebe, enrola na toalha fralada (ou cueiro) e limpa o rostinho, os olhinhos, a boquinha e a cabecinha com movimentos circulares. Depois, tira a fralda do nenê, o cueiro ou toalha fralda e vai colocando o bebê aos poucos dentro da água. Depois vai passando a mão no corpinho do bebê para retirar as sujeirinhas. Se não conseguir virar, não tem problema. O jeito de segurar que é o foda, né? Depois tira o bebê da banheira, coloca na toalha fralda, seca bem delicadamente, mas bem seco, higieniza o umbigo e pronto! Bebê limpo!
Sentiu falta de sabonete, xampu e etc? Até um mês de idade não são necessários nenhum desses produtos, se lava só com água mesmo. Depois é usado apenas sabonete neutro, na cabeça e tudo. Sem frescura, meu povo! Sentiu falta da pomada na troca de fraldas? Pomada só é usada quando o bebê estiver com assadura. Bebê seco e sempre limpo não tem assadura. Econômico, né?
Dos cuidados com a higiene do bebê é isso: água morna e alcool 70% até o umbigo cair (demora de 7 a 15 dias). Algodão, gaze, fralda e pronto.
Cuidar com a neura da limpeza. O ambiente que o bebê ficar deve sempre estar asseado, mas não precisa ser neurótico. Quando ele começar a querer ir pro chão, se arrastar e etc, deixe! Pois o contato com bacterias são importantes para o desenvolvimento imunológico da criança. Assim, limpem o lugar e deixem seu filho em cima disso hahaha. Nada de por alcool na água do banho do bebê para desinfetar, não é necessário. Se a água da sua casa for tratada, pode ser utilizada a do chuveiro, se não, deve-se ferver antes do banho e da troca de fraldas.
Na maternidade a mãe receberá um cartão da criança, com todas as vacinas e exames que o bebê deverá fazer o tempo/idade exata pra isso. Eu como não levei meu caderno ontem, não sei quais eles fazem no hospital...Enfim, quando nascer eu falo rsrsrs, vou falar bastante dessas coisas depois, né?
Muitas das informações passadas eu já sabia e fiquei feliz em estar bem informada, pois foi a partir das informações que eu montei o enxoval do João Gabriel. E olha, muita coisa foi cortada fora, por realmente ser bobagem. Imaginem, só no banho é pura água e depois sabonete neutro. Troca de fraldas é algodão(ou gaze) e água, apesar de eu optar por usar os lenços qdo estiver na rua, a mãe pode carregar uma garrafinha térmica com os algodões e higienizar o bebê. Por isso que comprei algodão de quilo, coisas de quilo, grandes, exageradas mesmo, pois sei que vou usar bastante.
Quanto ao dormir do bebê
Eu acho a ideia de cama compartilhada um perigo. Durmo bem pra cacete e meu sono é pesadíssimo, posso dormir em esmagar meu bebê. O ideal é que o berço fique colado ou bem perto da cama, para dar segurança ao bebê. Pode ser uma outra coisa também, carrinho, bebê conforto, portanto que seja macio e que não prejudique a coluna da criança. Pode ser até a banheira com um colchãozinho, em cima da cama dos pais, colado na parede. Não interessa, portanto que seja perto. Travesseiros só depois de 3 meses, pois abaixo do pescoço tem uma parte molinha, como na cabeça, sabe? E essa parte precisa endurecer antes de usar qualquer coisa na cabeça. No curso falaram que se o bebê não arrotar e regurgitar depois da mamada não é pra por de barriga pra cima e sim de lado. E agora? O ideal é que a criança fique de barriga pra cima e com a cabeça de lado, assim não tem morte subita, nem morte pelo vômito (aspiração). Coisa séria, isso, hein? As almofadas e travesseiros podem servir pra fazer uma contenção ao bebê.
Verãozão? Calorzão? Ah, nada de colocar roupas e roupas no bebê não. Se tiver bem quente, pode deixar ele de fraldinha sim, nao importa o tempo que esteja. Cautela com os horarios disso. No verão, mesmo no calorzão, tem uma hora que dá uma esfriadinha e tem locais com corrente de ar. Com corrente de ar coloque sempre um blusinha, body que proteja o peito, os braços podem ficar de fora. Se esfriar vá colocando roupas conforme o frio. Vento sul? Proteja o bebê com uma manta fina, um cueiro, ou ate mesmo uma toalha fralda. Sentiu ele vermelho, quente, irritado, dê um bainho nele, deixe ele mais livre, mais fresco. :D
Que eu me lembro foram essas as coisas ditas ontem. Adorei, tiramos algumas dúvidas e recebemos materiais que logo posto aqui.
Depois da discussão do tema, fizemos o lanche e depois o amigo secreto e depois muitas fotos. Eu peguei a Eickel e a Fernanda me pegou. Ganhei um conuntinho fofo, branco, um body com uma calça de malhinha. Vou lavar, rs.
Ainda tenho que comprar o mosquiteiro do bebê. Vou lá agora comprar um pote grande para guardar o algodão (comprem de rolo), vou ver se alguém tem a pistola da cola quente pra me emprestar. Gente, imaginem, um pote grande de vidro, com a tampa forrada em tecido está a 25 reais no comércio pra comprar! Eu com esse valor faço 4 potes grandes ou até mais. Fala sério, né? Vou forrar com manta acrilica e depois tecido de algodão azul, ou creme (que é a cor do berço rsrs). Fica pronto em instantes.
Um pote grande custa uns 3,50. O metro da manta acricila, o metro do tecido de algodão 7,00 reais, sendo que não uso um metro pra forrar uma tampa! Affe! Cada coisa que vejo hahahaha.
Claro, esqueci das colicas e massagens... mas depois falo sobre isso, rsrs..
Vou sentir muita falta dos encontros. Somos o grupo 57. No dia 12 abril do nao que vem teremos um reencontro. Todas bem lindas com seus bebês, hmmm, que amor. Além disso temos um grupo de e-mail que está sempre funcionando. Mas o curso é ótimo. Nos informa muito sobre as questões da gestação, do bebê e etc. Proporciona novas amizades, conforto emocional. E as orientadoras são extremamente capacitadas e muito gentis e pacientes com nossas duvidas e confusões. Adorei e indico a todo mundo que se informe e faça.
Beijocas!
O tema foi: cuidados com o bebê. E quem "ministrou" foi a psicologa Zaira e a enfermeira Fatima.
Dos cuidados básicos:
- Não usar lenço umedecido. O bebê faz no minimo de seis trocas por dia, e o lenço umedecido contem coisas que podem dar alergia ao bebê, ou outra coisa. Eu tenho e vou usar, sim, pelo menos quando sair de casa.
O coco do bebê nos primeiros dias é verde e gruda bastante na pele.
- Sempre limpar o bumbum do nenê com água morna e gaze ou algodão. Disseram que o algodão gruda, mas eu vou usar mesmo assim, acho a gaze meio áspera pra limpar o bebê. Só isso. A cada troca de fralda limpar bem a região com água e algodão, secar bem, pode ser com a toalha fralda ou outra coisa, limpar o umbigo, por a fralda e deu.
- Limpar o umbigo: essa parte me dá coisas. Mas lá está o cordão ainda pendurado na barriga do bebê. Ele deve ser muito limpo e higienizado e sempre, sempre estar seco. Então, a cada troca de fralda com a juda de um cotonete ou gaze, passar alcool 70% e secar bem. Apenas isso. Só alcool 70%, mais nada. Não usar faixas, moedas, café, nada. NADA! Passa o alcool, seca com muita delicadeza e põe a fralda, não tem problema da fralda ficar por cima, pois são bem respiráveis.
- Antes do banho limpar o bumbum do nenê e seu pênis ou vagina, no procedimento de sempre. Colocar a banheira com água morna, colocar um cueiro, toalga fralda, do lado, fralda descartável (se de pano colocar também), o alcool 70%. Primeiro pega o bebe, enrola na toalha fralada (ou cueiro) e limpa o rostinho, os olhinhos, a boquinha e a cabecinha com movimentos circulares. Depois, tira a fralda do nenê, o cueiro ou toalha fralda e vai colocando o bebê aos poucos dentro da água. Depois vai passando a mão no corpinho do bebê para retirar as sujeirinhas. Se não conseguir virar, não tem problema. O jeito de segurar que é o foda, né? Depois tira o bebê da banheira, coloca na toalha fralda, seca bem delicadamente, mas bem seco, higieniza o umbigo e pronto! Bebê limpo!
Sentiu falta de sabonete, xampu e etc? Até um mês de idade não são necessários nenhum desses produtos, se lava só com água mesmo. Depois é usado apenas sabonete neutro, na cabeça e tudo. Sem frescura, meu povo! Sentiu falta da pomada na troca de fraldas? Pomada só é usada quando o bebê estiver com assadura. Bebê seco e sempre limpo não tem assadura. Econômico, né?
Dos cuidados com a higiene do bebê é isso: água morna e alcool 70% até o umbigo cair (demora de 7 a 15 dias). Algodão, gaze, fralda e pronto.
Cuidar com a neura da limpeza. O ambiente que o bebê ficar deve sempre estar asseado, mas não precisa ser neurótico. Quando ele começar a querer ir pro chão, se arrastar e etc, deixe! Pois o contato com bacterias são importantes para o desenvolvimento imunológico da criança. Assim, limpem o lugar e deixem seu filho em cima disso hahaha. Nada de por alcool na água do banho do bebê para desinfetar, não é necessário. Se a água da sua casa for tratada, pode ser utilizada a do chuveiro, se não, deve-se ferver antes do banho e da troca de fraldas.
Na maternidade a mãe receberá um cartão da criança, com todas as vacinas e exames que o bebê deverá fazer o tempo/idade exata pra isso. Eu como não levei meu caderno ontem, não sei quais eles fazem no hospital...Enfim, quando nascer eu falo rsrsrs, vou falar bastante dessas coisas depois, né?
Muitas das informações passadas eu já sabia e fiquei feliz em estar bem informada, pois foi a partir das informações que eu montei o enxoval do João Gabriel. E olha, muita coisa foi cortada fora, por realmente ser bobagem. Imaginem, só no banho é pura água e depois sabonete neutro. Troca de fraldas é algodão(ou gaze) e água, apesar de eu optar por usar os lenços qdo estiver na rua, a mãe pode carregar uma garrafinha térmica com os algodões e higienizar o bebê. Por isso que comprei algodão de quilo, coisas de quilo, grandes, exageradas mesmo, pois sei que vou usar bastante.
Quanto ao dormir do bebê
Eu acho a ideia de cama compartilhada um perigo. Durmo bem pra cacete e meu sono é pesadíssimo, posso dormir em esmagar meu bebê. O ideal é que o berço fique colado ou bem perto da cama, para dar segurança ao bebê. Pode ser uma outra coisa também, carrinho, bebê conforto, portanto que seja macio e que não prejudique a coluna da criança. Pode ser até a banheira com um colchãozinho, em cima da cama dos pais, colado na parede. Não interessa, portanto que seja perto. Travesseiros só depois de 3 meses, pois abaixo do pescoço tem uma parte molinha, como na cabeça, sabe? E essa parte precisa endurecer antes de usar qualquer coisa na cabeça. No curso falaram que se o bebê não arrotar e regurgitar depois da mamada não é pra por de barriga pra cima e sim de lado. E agora? O ideal é que a criança fique de barriga pra cima e com a cabeça de lado, assim não tem morte subita, nem morte pelo vômito (aspiração). Coisa séria, isso, hein? As almofadas e travesseiros podem servir pra fazer uma contenção ao bebê.
Verãozão? Calorzão? Ah, nada de colocar roupas e roupas no bebê não. Se tiver bem quente, pode deixar ele de fraldinha sim, nao importa o tempo que esteja. Cautela com os horarios disso. No verão, mesmo no calorzão, tem uma hora que dá uma esfriadinha e tem locais com corrente de ar. Com corrente de ar coloque sempre um blusinha, body que proteja o peito, os braços podem ficar de fora. Se esfriar vá colocando roupas conforme o frio. Vento sul? Proteja o bebê com uma manta fina, um cueiro, ou ate mesmo uma toalha fralda. Sentiu ele vermelho, quente, irritado, dê um bainho nele, deixe ele mais livre, mais fresco. :D
Que eu me lembro foram essas as coisas ditas ontem. Adorei, tiramos algumas dúvidas e recebemos materiais que logo posto aqui.
Depois da discussão do tema, fizemos o lanche e depois o amigo secreto e depois muitas fotos. Eu peguei a Eickel e a Fernanda me pegou. Ganhei um conuntinho fofo, branco, um body com uma calça de malhinha. Vou lavar, rs.
Ainda tenho que comprar o mosquiteiro do bebê. Vou lá agora comprar um pote grande para guardar o algodão (comprem de rolo), vou ver se alguém tem a pistola da cola quente pra me emprestar. Gente, imaginem, um pote grande de vidro, com a tampa forrada em tecido está a 25 reais no comércio pra comprar! Eu com esse valor faço 4 potes grandes ou até mais. Fala sério, né? Vou forrar com manta acrilica e depois tecido de algodão azul, ou creme (que é a cor do berço rsrs). Fica pronto em instantes.
Um pote grande custa uns 3,50. O metro da manta acricila, o metro do tecido de algodão 7,00 reais, sendo que não uso um metro pra forrar uma tampa! Affe! Cada coisa que vejo hahahaha.
Claro, esqueci das colicas e massagens... mas depois falo sobre isso, rsrs..
Vou sentir muita falta dos encontros. Somos o grupo 57. No dia 12 abril do nao que vem teremos um reencontro. Todas bem lindas com seus bebês, hmmm, que amor. Além disso temos um grupo de e-mail que está sempre funcionando. Mas o curso é ótimo. Nos informa muito sobre as questões da gestação, do bebê e etc. Proporciona novas amizades, conforto emocional. E as orientadoras são extremamente capacitadas e muito gentis e pacientes com nossas duvidas e confusões. Adorei e indico a todo mundo que se informe e faça.
Beijocas!
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Coisas várias
Amanhã é o último encontro do curso de gestantes e fiquei pensando, nossa, como passa rapido. E não teremos a parte corporal.
O tema será exposto na primeira hora e depois lanche de confraternização onde cada um levará um um prato e depois amigo secreto da barriga.
Comprei um pacote de fralda pequeno, um rolo de algodão pequeno, sabonete neutro infantil, cotonetes, gaze, soro fisiológico e mais um body branco. Como será retirado os papéis na hora tem que ser algo que sirva tanto pra menino quanto pra menina. Vou embalar em papel crepon amarelo e por cima celofane transparente e fiz um cartão enfeitado com cola colorida, espero que a pessoa que receber goste. É tipo um mini kit de higiene.
Estou com o rosto inchado. É engraçado. Meu olho começa a arder aí vou olhar no espelho e estou com o olho pequenininho, rsrs. O resto do corpo está mais inchado, até minha depiladora ontem comentou, aliás, meu povo o que é depilar com a ... inchada? Fala sério! Mas sobrevivi, eu acho.
A barriga parece que vai rasgar mesmo, meu umbigo já saiu muito pra fora, vi uma pinta que nem sabia que tinha. E ele se mexe bem!
Vamos que vamos na espera de passar o tempo e do João Gabriel nascer, respirando fundo pra não ficar ansiosa.
Beijocas!
O tema será exposto na primeira hora e depois lanche de confraternização onde cada um levará um um prato e depois amigo secreto da barriga.
Comprei um pacote de fralda pequeno, um rolo de algodão pequeno, sabonete neutro infantil, cotonetes, gaze, soro fisiológico e mais um body branco. Como será retirado os papéis na hora tem que ser algo que sirva tanto pra menino quanto pra menina. Vou embalar em papel crepon amarelo e por cima celofane transparente e fiz um cartão enfeitado com cola colorida, espero que a pessoa que receber goste. É tipo um mini kit de higiene.
Estou com o rosto inchado. É engraçado. Meu olho começa a arder aí vou olhar no espelho e estou com o olho pequenininho, rsrs. O resto do corpo está mais inchado, até minha depiladora ontem comentou, aliás, meu povo o que é depilar com a ... inchada? Fala sério! Mas sobrevivi, eu acho.
A barriga parece que vai rasgar mesmo, meu umbigo já saiu muito pra fora, vi uma pinta que nem sabia que tinha. E ele se mexe bem!
Vamos que vamos na espera de passar o tempo e do João Gabriel nascer, respirando fundo pra não ficar ansiosa.
Beijocas!
Marcadores:
Curso casais gravidos ou gestantes HU/UFSC,
curso gestantes,
inchaço
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Terceiro Encontro de Gestantes e Casais Gravidos - UFSC
Hoje, quinta feira, fui do novo ao nucleo de treinamento,atrás do HU da UFSC, para mais um encontro.
O roteiro dizia que o curso hoje trataria sobre amamentação, mas teve uma troca e tivemos sobre parto.
Ah, que assunto pra render pano pra manga, né? Muito bom, tirei muitas duvidas e estou mais tranquila, principalmente em relação ao trabalho de parto.
Existem muitos mitos em relação ao parto normal e ao parto cesaria, e esses dois encontros (semana que vem tem outro sobre esse assunto) irão servir pra também informar corretamente sobre as vantagens e desvantagens dos dois partos, e também ao trabalho de parto.
Vou começar pelo trabalho de parto. Trabalho de parto sempre é caracterizado pelas contrações. Que maravilha, né? Mas o que é uma contração de trabalho de parto? A duvida existe, pois agora na 29ª semana, já tenho contrações, qual a diferença dessas pras do trabalho de parto?
As contrações que sinto, são na parte da frente da barriga. Ela fica super dura e sinto uns estiramentos na parte mais baixa da barriga. Totalmente normal, pois são bem espaçadas, em horarios diferentes e com durações bem diferentes. Essas contrações são sinais de que o corpo está treinando para o dia D. As contrações do trabalho de parto começam das costas e vão para barriga. Então, nada de se preocupar.
As contrações são sempre vistas com muito terror pelas mulheres, pois são sempre associadas a dor. A dor varia de pessoa pra pessoa e está muito ligada ao estado emocional da gestante nesse momento, ao seu preparo psicológico. Quanto mais nervosa, tensa, sozinha, mais dores ela irá sentir. Se a gestante estiver concentrada, fazendo exercícios, sendo bem acompanhada pelo marido, pai do bebe, amiga, doula, seja lá quem for, o corpo liberará os analgesicos que necessita para aliviar a tal dor. Um ambiente calmo, massagens, posições confortáveis, banhos mornos, uma pessoa pra auxiliar a desestressar e relaxar nesse momento são essenciais para que os hormonios ajam de maneira eficiente no organismo.
A calma nesse momento auxilia a ocitocina (um hormonio importantíssimo, que causa as contrações, diminui o fluxo sanguineo no pós parto e ajuda na recuperação do utero e também na produção do leite pos parto) a agir no corpo e na dilatação da região pelvica. Um corpo tenso que não relaxa, não dilata como deveria. Conversar bastante com as pessoas que irão ficar proximas a gestante durante o trabalho de parto para que se envolvam nesse clima de paz e tranquilidade é de suma importância para um trabalho de parto menos dolorido, menos demorado, com contração e dilatação corretas.
Quais são os exercícios indicados e as tecnicas para relaxamento? O que aprendemos hoje foi: primeiro de tudo - respiração abdominal. Caminhar. Balançar o corpo. Sentar com o bumbum bem atrás e apoiar a cabeça nos braços. Abraçar o acompanhante, relaxando bem as costas, os ombros. Ficar de joelhos com a cabeça apoiada (sempre com o quadril mais pra trás). Um cuidado que deve se tomar é em relação a posição de cocoras. A gestante em trabalho de parto não deve permanecer nessa posição em tempo permanente. Ela pode sim no caminhar, ao sentir a contração, ficar na posição de cocoras. Se a gestante permanecer nessa posição DURANTE O TRABALHO DE PARTO pode causar um enema e dificultar a passagem do bebê, tendo que recorrer a cesariana (cocoras só no parto propriamente dito). A gente recebeu as posições todas para fazer durante o trabalho de parto. No curso treinamos algumas, no encontro que vem aprenderemos outras tecnicas.
O papel do acompanhante nesse momento é observar a postura da gestante. Se está com os ombros muito tensos, ajudá-la a relaxar, com massagens, por exemplo. Se o local está muito iluminado, escurece-lo. Auxiliar nos exercicios de relaxamento. Esse momento a gestante estará em outro mundo não conseguirá pensar em muita coisa, então o acompanhante entra pra auxilixar e participar desse trabalho de parto. Ele ou ela, devem estar muito cientes do seu papel nesse momento, a escolha de quem vai auxiliar é importante para que seu parto seja (repito de novo) beeem menos dolorido, mais rapido e eficaz.
Outro papel do acompanhante é ajudar na contagem das contrações. Ele ou ela deve colocar a mão onde termina o bebê e ir cronometrando o tempo de contração.
A melhor posição para a mulher no TP (trabalho de parto) é sempre a vertical. Mas a gestante deve ouvir o seu corpo, se estiver com vontade de deitar, prefira o lado esquerdo. se tiver com vontade de sentar, senta. De andar, anda. Tem que ouvir o corpo, aprender a se sintonizar com ele e respeitar o que ele quer. As tecnicas ajudam a sentar mais confortavelmente e auxiliando os hormonios a agirem no corpo.
Ambiente propício, quem sabe uma musiquinha, paz tranquilidade, quando ir pra maternidade? Quando as contrações forem tres em dez minutos. Aí vai bem calma e linda pra maternidade. É importante ver a distância da sua casa até o local onde irá parir, para ver o tempo que demora, horários de rush, essa ida ao local deve ser feita de forma tranquila também, não há motivos para desespero, afinal é o bebezinho, seu filho, do seu ventre, que está na sua barriga que está prestes a vir ao mundo. Ele merece, você merece, toda a sua familia merecem calma, alegria e tranquilidade nesse momento.
Agora entro com os mitos.
A mulher está lá há horas com aquelas contrações (que para muitas é terrivel), chega no hospital e nao tem dilatação. Calma, povo, calma. A dilatação pode acontecer até mais de 20 horas após o inicio das contrações. Que coisa, né? Normalmente quando as temos 3 contrações a cada 10 minutos, significa que vai demorar umas seis horas pela frente pra ter dilatação suficiente. Espere seu corpo dilatar. Você estará no hospital nesse momento, vão ouvir o coração do seu filho. Somente se os batimentos cardiacos dele nao estiverem normais é que tem algum tipo de problema. Acompanhamento dos batimento cardiacos é importantíssimo para um nascimento saudavel e para uma intervenção cirurgica. Converse muito bem com o médico que irá atendê-la. Falta de dilatação, muitas vezes é desculpa de medico que quer enfiar a gente na faca. Se nao tem nada de errado, espere dilatar. O bebê está preparado pra isso.
Muitas vezes a cesária é feita porque o bebê é muito grande. Nossas vós pariram filhos grandes e todas estão aí, né? São muito pouco, mas muito pouco os casos de bebês muiiiito grandes (que são detectados pelo ultrassom) e uma passagem muito apertada para se optar pela cesariana, mas isso só pode ser avaliado durante o trabalho de parto com o exame de toque. O exame de toque, junto com o ultrassom é que irá definir se essa passagem é suficiente ou não para o bebê e na maioria dos casos é sim!
30% dos bebes nascem enroladinhos no cordão umbilical. Esse circulo pode ser visto ou não no ultrassom. Não existe qualquer contra indicação em se fazer parto normal nesse caso. O que pode acontecer é do cordão estar muito apertado, dificultando a respiração do bebê, dependendo do caso, pode ser, que seja necessario cesariana. Como se descobre isso? Atraves dos batimentos cardiacos do seu filho, se estiver baixando, e a dilatação ainda nao for completa, aí sim, opta-se pela cesariana, pra nao ter risco algum.
Tampão!
Sabiam que temos um tampão no utero? Sim! Ele pode sair dali até 15 dias antes do parto. É um treco gelatinoso que sai da nosso utero. As vezes a mulher nem sente.
De informações gerais tivemos essas. As opiniões aqui emitidas são minhas associadas ao que aprendi no curso.
Quem hoje nos orientou foi a enfermeira obstetricia Vitoria. Ela levou pra gente a parte ossea da bacia, um boneco envolto da placenta e do utero. Assim, visualizamos bem como o parto acontece.
Ah, ia me esquecendo e também quero frisar. Mulherada vamos perdendo o medo das dores do parto. A contração naquele momento pode ser um pouco incomoda, mas existem muitas tecnicas pra minimizar isso, ou até transformar essa dor em coisa boa. Veja a contração com bons olhos, é ela que ajuda o bebê nascer, é ela - pelo hormonio da ocitocina - que vai ajudar o seu utero a se recuperar depois do parto e que vai lhe dar mamas cheias de leite para o seu filho se alimentar.
Quanto mais intervenções artificiais tivermos na hora do parto, mais intervenções teremos para as outras coisas acontecerem. Que a vida nos reserve um bom parto, sem necessidade de nenhuma intervenção cirurgica ou coisas do tipo.
Um medo que tinha pavor de pesadelo era a episio. A episio (o nome é maior, mas nao lembro) é um corte feito na vagina com a justificativa de ajudar o bebê a passar melhor. O que tem que alargar na hora do parto é a bacia, a vagina é elástica, é como um diafragma, a passagem do bebê ali é super rápida. Se ele for meio grandinho vai haver a laceração (tipo, vai rasgar), mas isso é muito raro de acontecer e não dói como todo mundo diz, nao. A episio está proibida de ser feita (eeee), o medico, ou enfermeiro que praticar terá que se justificar do motivo do procedimento. Assim como a raspagem e lavagem intestinal. Depois do parto não é necessario nenhum tipo de limpeza no utero, a ocitocina irá expelir a placenta, e irá produzir pequenas cólicas para que seu utero volte a se contrair, diminuir os vasos sanguineos, o sangramento e alcançar o tamanho original.
Uma coisa que soube é que o bebe hoje em dia não precisa chorar mais ao nascer. Se ele está bem, com a corzinha boa e tals, ele nao precisa chorar, não. E se precisar, os medicos nao dao mais aquele tapão na bunda hahahaha, fazem tipo uma massagem nas costas do bebê pra ver se ele reaje.
Enfim, hoje foi isso. No encontro que vem aprenderemos mais coisas e escrevo aqui! Se me lembrar de algo durante a semana vou colocando.
O roteiro dizia que o curso hoje trataria sobre amamentação, mas teve uma troca e tivemos sobre parto.
Ah, que assunto pra render pano pra manga, né? Muito bom, tirei muitas duvidas e estou mais tranquila, principalmente em relação ao trabalho de parto.
Existem muitos mitos em relação ao parto normal e ao parto cesaria, e esses dois encontros (semana que vem tem outro sobre esse assunto) irão servir pra também informar corretamente sobre as vantagens e desvantagens dos dois partos, e também ao trabalho de parto.
Vou começar pelo trabalho de parto. Trabalho de parto sempre é caracterizado pelas contrações. Que maravilha, né? Mas o que é uma contração de trabalho de parto? A duvida existe, pois agora na 29ª semana, já tenho contrações, qual a diferença dessas pras do trabalho de parto?
As contrações que sinto, são na parte da frente da barriga. Ela fica super dura e sinto uns estiramentos na parte mais baixa da barriga. Totalmente normal, pois são bem espaçadas, em horarios diferentes e com durações bem diferentes. Essas contrações são sinais de que o corpo está treinando para o dia D. As contrações do trabalho de parto começam das costas e vão para barriga. Então, nada de se preocupar.
As contrações são sempre vistas com muito terror pelas mulheres, pois são sempre associadas a dor. A dor varia de pessoa pra pessoa e está muito ligada ao estado emocional da gestante nesse momento, ao seu preparo psicológico. Quanto mais nervosa, tensa, sozinha, mais dores ela irá sentir. Se a gestante estiver concentrada, fazendo exercícios, sendo bem acompanhada pelo marido, pai do bebe, amiga, doula, seja lá quem for, o corpo liberará os analgesicos que necessita para aliviar a tal dor. Um ambiente calmo, massagens, posições confortáveis, banhos mornos, uma pessoa pra auxiliar a desestressar e relaxar nesse momento são essenciais para que os hormonios ajam de maneira eficiente no organismo.
A calma nesse momento auxilia a ocitocina (um hormonio importantíssimo, que causa as contrações, diminui o fluxo sanguineo no pós parto e ajuda na recuperação do utero e também na produção do leite pos parto) a agir no corpo e na dilatação da região pelvica. Um corpo tenso que não relaxa, não dilata como deveria. Conversar bastante com as pessoas que irão ficar proximas a gestante durante o trabalho de parto para que se envolvam nesse clima de paz e tranquilidade é de suma importância para um trabalho de parto menos dolorido, menos demorado, com contração e dilatação corretas.
Quais são os exercícios indicados e as tecnicas para relaxamento? O que aprendemos hoje foi: primeiro de tudo - respiração abdominal. Caminhar. Balançar o corpo. Sentar com o bumbum bem atrás e apoiar a cabeça nos braços. Abraçar o acompanhante, relaxando bem as costas, os ombros. Ficar de joelhos com a cabeça apoiada (sempre com o quadril mais pra trás). Um cuidado que deve se tomar é em relação a posição de cocoras. A gestante em trabalho de parto não deve permanecer nessa posição em tempo permanente. Ela pode sim no caminhar, ao sentir a contração, ficar na posição de cocoras. Se a gestante permanecer nessa posição DURANTE O TRABALHO DE PARTO pode causar um enema e dificultar a passagem do bebê, tendo que recorrer a cesariana (cocoras só no parto propriamente dito). A gente recebeu as posições todas para fazer durante o trabalho de parto. No curso treinamos algumas, no encontro que vem aprenderemos outras tecnicas.
O papel do acompanhante nesse momento é observar a postura da gestante. Se está com os ombros muito tensos, ajudá-la a relaxar, com massagens, por exemplo. Se o local está muito iluminado, escurece-lo. Auxiliar nos exercicios de relaxamento. Esse momento a gestante estará em outro mundo não conseguirá pensar em muita coisa, então o acompanhante entra pra auxilixar e participar desse trabalho de parto. Ele ou ela, devem estar muito cientes do seu papel nesse momento, a escolha de quem vai auxiliar é importante para que seu parto seja (repito de novo) beeem menos dolorido, mais rapido e eficaz.
Outro papel do acompanhante é ajudar na contagem das contrações. Ele ou ela deve colocar a mão onde termina o bebê e ir cronometrando o tempo de contração.
A melhor posição para a mulher no TP (trabalho de parto) é sempre a vertical. Mas a gestante deve ouvir o seu corpo, se estiver com vontade de deitar, prefira o lado esquerdo. se tiver com vontade de sentar, senta. De andar, anda. Tem que ouvir o corpo, aprender a se sintonizar com ele e respeitar o que ele quer. As tecnicas ajudam a sentar mais confortavelmente e auxiliando os hormonios a agirem no corpo.
Ambiente propício, quem sabe uma musiquinha, paz tranquilidade, quando ir pra maternidade? Quando as contrações forem tres em dez minutos. Aí vai bem calma e linda pra maternidade. É importante ver a distância da sua casa até o local onde irá parir, para ver o tempo que demora, horários de rush, essa ida ao local deve ser feita de forma tranquila também, não há motivos para desespero, afinal é o bebezinho, seu filho, do seu ventre, que está na sua barriga que está prestes a vir ao mundo. Ele merece, você merece, toda a sua familia merecem calma, alegria e tranquilidade nesse momento.
Agora entro com os mitos.
A mulher está lá há horas com aquelas contrações (que para muitas é terrivel), chega no hospital e nao tem dilatação. Calma, povo, calma. A dilatação pode acontecer até mais de 20 horas após o inicio das contrações. Que coisa, né? Normalmente quando as temos 3 contrações a cada 10 minutos, significa que vai demorar umas seis horas pela frente pra ter dilatação suficiente. Espere seu corpo dilatar. Você estará no hospital nesse momento, vão ouvir o coração do seu filho. Somente se os batimentos cardiacos dele nao estiverem normais é que tem algum tipo de problema. Acompanhamento dos batimento cardiacos é importantíssimo para um nascimento saudavel e para uma intervenção cirurgica. Converse muito bem com o médico que irá atendê-la. Falta de dilatação, muitas vezes é desculpa de medico que quer enfiar a gente na faca. Se nao tem nada de errado, espere dilatar. O bebê está preparado pra isso.
Muitas vezes a cesária é feita porque o bebê é muito grande. Nossas vós pariram filhos grandes e todas estão aí, né? São muito pouco, mas muito pouco os casos de bebês muiiiito grandes (que são detectados pelo ultrassom) e uma passagem muito apertada para se optar pela cesariana, mas isso só pode ser avaliado durante o trabalho de parto com o exame de toque. O exame de toque, junto com o ultrassom é que irá definir se essa passagem é suficiente ou não para o bebê e na maioria dos casos é sim!
30% dos bebes nascem enroladinhos no cordão umbilical. Esse circulo pode ser visto ou não no ultrassom. Não existe qualquer contra indicação em se fazer parto normal nesse caso. O que pode acontecer é do cordão estar muito apertado, dificultando a respiração do bebê, dependendo do caso, pode ser, que seja necessario cesariana. Como se descobre isso? Atraves dos batimentos cardiacos do seu filho, se estiver baixando, e a dilatação ainda nao for completa, aí sim, opta-se pela cesariana, pra nao ter risco algum.
Tampão!
Sabiam que temos um tampão no utero? Sim! Ele pode sair dali até 15 dias antes do parto. É um treco gelatinoso que sai da nosso utero. As vezes a mulher nem sente.
De informações gerais tivemos essas. As opiniões aqui emitidas são minhas associadas ao que aprendi no curso.
Quem hoje nos orientou foi a enfermeira obstetricia Vitoria. Ela levou pra gente a parte ossea da bacia, um boneco envolto da placenta e do utero. Assim, visualizamos bem como o parto acontece.
Ah, ia me esquecendo e também quero frisar. Mulherada vamos perdendo o medo das dores do parto. A contração naquele momento pode ser um pouco incomoda, mas existem muitas tecnicas pra minimizar isso, ou até transformar essa dor em coisa boa. Veja a contração com bons olhos, é ela que ajuda o bebê nascer, é ela - pelo hormonio da ocitocina - que vai ajudar o seu utero a se recuperar depois do parto e que vai lhe dar mamas cheias de leite para o seu filho se alimentar.
Quanto mais intervenções artificiais tivermos na hora do parto, mais intervenções teremos para as outras coisas acontecerem. Que a vida nos reserve um bom parto, sem necessidade de nenhuma intervenção cirurgica ou coisas do tipo.
Um medo que tinha pavor de pesadelo era a episio. A episio (o nome é maior, mas nao lembro) é um corte feito na vagina com a justificativa de ajudar o bebê a passar melhor. O que tem que alargar na hora do parto é a bacia, a vagina é elástica, é como um diafragma, a passagem do bebê ali é super rápida. Se ele for meio grandinho vai haver a laceração (tipo, vai rasgar), mas isso é muito raro de acontecer e não dói como todo mundo diz, nao. A episio está proibida de ser feita (eeee), o medico, ou enfermeiro que praticar terá que se justificar do motivo do procedimento. Assim como a raspagem e lavagem intestinal. Depois do parto não é necessario nenhum tipo de limpeza no utero, a ocitocina irá expelir a placenta, e irá produzir pequenas cólicas para que seu utero volte a se contrair, diminuir os vasos sanguineos, o sangramento e alcançar o tamanho original.
Uma coisa que soube é que o bebe hoje em dia não precisa chorar mais ao nascer. Se ele está bem, com a corzinha boa e tals, ele nao precisa chorar, não. E se precisar, os medicos nao dao mais aquele tapão na bunda hahahaha, fazem tipo uma massagem nas costas do bebê pra ver se ele reaje.
Enfim, hoje foi isso. No encontro que vem aprenderemos mais coisas e escrevo aqui! Se me lembrar de algo durante a semana vou colocando.
domingo, 8 de agosto de 2010
Curso para casais gravidos ou gestantes - HU / UFSC - Primeiro encontro
Entrando na vigesima oitava semana e que barrigão, rsrsrs
Falando sobre o Curso de Gestantes no HU.
Em maio, pra junho liguei pro HU para me informar sobre o curso de gestantes. Depois de alguns dias tentando fui atendida e informada que o curso começaria em agosto. Dei meu nome para uma lista de contatos.
Bom agosto chegando e eu igual uma louca neurótica atras do curso, até que Peri me avisa que no site da UFSC estava divulgado abertura de inscrição.
Enviei um e-mail na hora e tive a confirmação no mesmo dia (agradeço também a amiga Paty por toda a força).
Quinta feira, dia 05 de agosto, começou o curso. São oito encontros, todas as quintas, das 14 as 18 horas, no nucleo de aperfeiçoamento técnico, atrás do HU.
Que chuvarada nesse dia, fui pra lá com meu irmão, ele tentará me acompanhar em todos os encontros.
O primeiro encontro foi mais de apresentação dos casais gestantes, das profissionais, de todo mundo. Fizeram duas dinâmicas, uma era o casal (ou gestante) conhecer o outro e apresentá-los ao grupo. A segunda foi reunir grupos para falarmos sobre as nossas principais duvidas para ser trabalhados como temas do encontro. Escrevemos em forma de topico numa cartolina e cada grupo apresentou. As duvidas e aflições são bem comuns em quase todos s grupos, gestante é tudo igual, só muda o número de semanas que o bebê está na barriga rsrsrs.
Depois fizemos um lanche cedido pelo setor nutricional da UFSC. Em cada encontro três casais (ou gestante) ficará responsável pelo lanche, um levando doce, outro salgado e outro bebida.
Esse primeiro encontro foi diferente. Os outros seis serão divididos em duas partes: a primeiras das 14 horas as 15:30 será de trabalho corporal, com posturas de yoga e etc. Das 15:30 as 16:00 horas pausa para o lanche. Das 16 as 18 horas será apresentado e discutido uma tematica dentre eles: gestação, amamentação, tipos de parto, etc. E no último encontro iremos conhecer a maternidade do HU.
Gostei desse encontro, conversar com outras gestantes e compartilhar as nossas emoções, duvidas e informações é muito bom. Não me sinto mais tão doida, rsrsrs. Além de me informar e tentar ficar o mais preparada possível para o parto, tenho a oportunidade de conhecer outras pessoas.
Beijocas!!!!!!
Falando sobre o Curso de Gestantes no HU.
Em maio, pra junho liguei pro HU para me informar sobre o curso de gestantes. Depois de alguns dias tentando fui atendida e informada que o curso começaria em agosto. Dei meu nome para uma lista de contatos.
Bom agosto chegando e eu igual uma louca neurótica atras do curso, até que Peri me avisa que no site da UFSC estava divulgado abertura de inscrição.
Enviei um e-mail na hora e tive a confirmação no mesmo dia (agradeço também a amiga Paty por toda a força).
Quinta feira, dia 05 de agosto, começou o curso. São oito encontros, todas as quintas, das 14 as 18 horas, no nucleo de aperfeiçoamento técnico, atrás do HU.
Que chuvarada nesse dia, fui pra lá com meu irmão, ele tentará me acompanhar em todos os encontros.
O primeiro encontro foi mais de apresentação dos casais gestantes, das profissionais, de todo mundo. Fizeram duas dinâmicas, uma era o casal (ou gestante) conhecer o outro e apresentá-los ao grupo. A segunda foi reunir grupos para falarmos sobre as nossas principais duvidas para ser trabalhados como temas do encontro. Escrevemos em forma de topico numa cartolina e cada grupo apresentou. As duvidas e aflições são bem comuns em quase todos s grupos, gestante é tudo igual, só muda o número de semanas que o bebê está na barriga rsrsrs.
Depois fizemos um lanche cedido pelo setor nutricional da UFSC. Em cada encontro três casais (ou gestante) ficará responsável pelo lanche, um levando doce, outro salgado e outro bebida.
Esse primeiro encontro foi diferente. Os outros seis serão divididos em duas partes: a primeiras das 14 horas as 15:30 será de trabalho corporal, com posturas de yoga e etc. Das 15:30 as 16:00 horas pausa para o lanche. Das 16 as 18 horas será apresentado e discutido uma tematica dentre eles: gestação, amamentação, tipos de parto, etc. E no último encontro iremos conhecer a maternidade do HU.
Gostei desse encontro, conversar com outras gestantes e compartilhar as nossas emoções, duvidas e informações é muito bom. Não me sinto mais tão doida, rsrsrs. Além de me informar e tentar ficar o mais preparada possível para o parto, tenho a oportunidade de conhecer outras pessoas.
Beijocas!!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)