Nos primeiros meses a ansiedade para que a barriga cresça e apareça vai as alturas. Parece apenas uma barriga, para as não saradas como eu, parece uma gordura, uns quilos extras na região abdominal.
Eis pois que ela surge, assim devagar como quem não quer nada. Rá!
E ela não para de crescer, cresce rápido, muito rápido...
Quem me conhece sabe que eu sou desastrada e que minha noção de espaço é zero! Imagina com uma barriga crescendo sem parar? Vou andando e barrigando por aí.
De manhã acordo, vou escovar meus dentes e o espaço entre a pia e minha barriga é cada vez maior. Sempre derrubo água, a baba da pasta de dente cai na roupa, saio dessa atividade me perguntando se escovei os dentes ou se lavei roupa.
Pra dormir. Antes dormia de bruços meio de lado. Agora é só de ladinho. E aquele peso, o pesinho do meu filhinho assim de lado é esquisito. Para me virar para o outro lado tenho que fazer uma força, exercício abdominal show de bola!
Pra andar é esquisitíssimo. Parece que eu fico tentando equilibrar a barriga, o peso, os passos. Acredito que quem me veja andando deve rir muito (eu sempre andei esquisito, agora piorou). Vou andando e a barriga pesa frente, aí eu empino a bunda, mas me lembro que isso dá dor nas costas, então vou tentando encaixar a coluna certa e fico meio que tombando pra frente. É como se meu corpo desse voltas ele vai pra frente, eu boto a bunda pra trás - não dá - encaixo a coluno - vai pra frente - coloco os ombros pra trás - não dá - tento encaixar a coluna e vou tombando pra frente.
E quando o bebê se super mexe? Dá aquela espriguiçadinha bem perto da bexiga. Paro de andar na hora. É uma cena bizarra, eu, meu andar, meu equilíbrio de bebum carregando uma bigorna, e de repente paro, coloco a mão em qualquer parede ou coisa do tipo, boto a outra mão na barriga e espero ele mudar de posição! Claro, me abaixando toda. Não sei ser fina nessas horas. E a respiração fica meio assim aff, aff, aff, sabe? Parece que estou entrando em trabalho de parto no meio da rua.
As expressões devem ser uma outra comédia a parte. Estou lá em meu andar desengonçado, mas com aquela cara de mulher super poderosa que carrega a coisa mais preciosa do mundo em sua barriga. Me achando (pq consigo me achar até nesse tipo de situação) e ele se mexe. E a minha cara também se mexe. Cada vez ele faz coisas diferentes, e seus movimentos tem sido mais fortes, então é uma expressão de dorzinha, com surpresa, com estranhamento e muitas vezes aquela cara de "que diabos é isso?"
Comicidades. Gravidez é uma comédia!
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador bebê mexer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bebê mexer. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 2 de julho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
Consulta SUS / Sensações - Segundo Trimeste
Acabei de vir do Posto de Saúde. Marquei para amanhã a consulta, as 14:30, vou requerer novos exames e também o exame ultrassom morfológico. Esse é um dos exames mais importantes da gestação, pois apresenta 85% dos problemas físicos que o bebê pode ter, deformações e etc. Ele deve ser feito entre a 20ª e a 24ª semana de gravidez. Parece que o SUS não faz esse tipo de exame, mas com requisição médica fica mais barato nas clinicas. Ele custa por volta de 160 a 300 reais. Bem caro, né? Mas é preciso.
Fui também para marcar dentista. A antendente (um amor aquela mulher) disse que gestante deveria ter atendimento preferencial, pois são muitos os problemas que nós temos durante esse período. Mas não hpa vagas. Sexta feira sai o número de consultas que irão abrir para outra semana. E segunda feira tenho que chegar bem cedo para ver se consigo vaga. O Posto abre as sete, as seis e pouco devo estar lá pra conseguir a minha vaga! Torcemos.
O segundo trimestre tem me apresentado muito mais tranquilo que o primeiro. Minha disposição está normal, não como antes, pois eu tinha um super pique, mas bem normal. Durmo normal, tenho cansaço normal. Os enjoos diminuíram a quase 0 %. As vezes tenho azia, bem forte, sempre no fim da tarde. Acredito que como minha barriga está maior, a pressão que se faz na região do estômago também é maior. Tenho procurado não ficar sentada após o almoço. Ou fico em pé, ou fico meio deitada/sentada.
As dores nas costas estão começando, porém estou driblando bem com pequenas caminhadas ao dia, água quente na região do coccix e alongamentos. Ficar deitada (toda esticada) de barriga pra cima incomoda, a posição ideal é de lado, bem confortável. Ficar muito tempo sentada incomoda também. Mas nada demais, não, coisinhas que dão de driblar fácil, fácil. O ruim é que comecei a ter dores de cabeça. Antes tinha essas dores de ressaca ou cansaço intenso. Como eu me oponho a tomar remédio (o paracetamol é indicado para grávidas) fico deitada, procuro dormir, pois tenho medo da medicação. Muito!
Então resumindo as sensaçõs do segundo trimestre: problema nos dentes e gengiva, dores nas costas, azia e dores de cabeça!
Porém, sempre tem algo de delicioso nessa história toda. Já sinto meu bebê mexer, faz tempo, porém agora ele se mexe mais, com mais intensidade. O papai Peri pode senti-lo no domingo durante o jogo da Alemanha com a Inglaterra. São tremidas mais fortes e ele parece já se comunicar comigo (a louca de novo hahaha), mas quando ponho músicas, quando estou mais "excitada", ele responde com seus movimentos. Quando me bate tristeza ou desânimo por alguma coisa, é só por a mão na barriga que fico numa sensação de completa paz. Isso ajuda a superar as pequenas coisinhas físicas e as grandes psicológicas que tenho sentido na gravidez. O meu filho me dá muitas forças! Ele já me traz muita tranquilidade a mãe doida que ele arrumou.
Beijocas!
Fui também para marcar dentista. A antendente (um amor aquela mulher) disse que gestante deveria ter atendimento preferencial, pois são muitos os problemas que nós temos durante esse período. Mas não hpa vagas. Sexta feira sai o número de consultas que irão abrir para outra semana. E segunda feira tenho que chegar bem cedo para ver se consigo vaga. O Posto abre as sete, as seis e pouco devo estar lá pra conseguir a minha vaga! Torcemos.
O segundo trimestre tem me apresentado muito mais tranquilo que o primeiro. Minha disposição está normal, não como antes, pois eu tinha um super pique, mas bem normal. Durmo normal, tenho cansaço normal. Os enjoos diminuíram a quase 0 %. As vezes tenho azia, bem forte, sempre no fim da tarde. Acredito que como minha barriga está maior, a pressão que se faz na região do estômago também é maior. Tenho procurado não ficar sentada após o almoço. Ou fico em pé, ou fico meio deitada/sentada.
As dores nas costas estão começando, porém estou driblando bem com pequenas caminhadas ao dia, água quente na região do coccix e alongamentos. Ficar deitada (toda esticada) de barriga pra cima incomoda, a posição ideal é de lado, bem confortável. Ficar muito tempo sentada incomoda também. Mas nada demais, não, coisinhas que dão de driblar fácil, fácil. O ruim é que comecei a ter dores de cabeça. Antes tinha essas dores de ressaca ou cansaço intenso. Como eu me oponho a tomar remédio (o paracetamol é indicado para grávidas) fico deitada, procuro dormir, pois tenho medo da medicação. Muito!
Então resumindo as sensaçõs do segundo trimestre: problema nos dentes e gengiva, dores nas costas, azia e dores de cabeça!
Porém, sempre tem algo de delicioso nessa história toda. Já sinto meu bebê mexer, faz tempo, porém agora ele se mexe mais, com mais intensidade. O papai Peri pode senti-lo no domingo durante o jogo da Alemanha com a Inglaterra. São tremidas mais fortes e ele parece já se comunicar comigo (a louca de novo hahaha), mas quando ponho músicas, quando estou mais "excitada", ele responde com seus movimentos. Quando me bate tristeza ou desânimo por alguma coisa, é só por a mão na barriga que fico numa sensação de completa paz. Isso ajuda a superar as pequenas coisinhas físicas e as grandes psicológicas que tenho sentido na gravidez. O meu filho me dá muitas forças! Ele já me traz muita tranquilidade a mãe doida que ele arrumou.
Beijocas!
Marcadores:
azia,
bebê mexer,
dentista,
dor de cabeça,
dores nas costas,
Posto de Saúde,
problemas dentários,
segundo trimestre,
SUS
Assinar:
Postagens (Atom)