Segundo trimestre e tudo vai bem.
Tenho uma irritação aguda, fora os problemas da vida, tenho me sentido bem.
Tentei deixar todas as coisas materiais prontas até o sexto mês (completo segundo os US sempre no dia 21.) Ao contrário do que pensava gestação não dura nove meses, dura sim 40 semanas. Parece ser a mesma coisa, é quase a mesma coisa, mas não é bem assim rsrsrsrs.
Agora, na 24ª semana, tenho me dedicado ao meu aspecto psicológico mediante ao parto. Como disse, as vezes esquecemos que somos bichos, mas me corrijo, nós nos esquecemos completamente que somos bichos e vivemos numa sociedade bem mecanizada e o nosso contato com nosso "eu" natural ficou suprimido.
Acho estranho ter que recorrer a livros, sites, grupos de discussão para saber como é uma gestação, como é um parto, como é que a coisa mais natural do mundo todo acontece.
Um dos primeiros conselhos que daria a qualquer grávida é: fique surda! Falam tantas coisas, crendices, histórias terríveis de partos, dores, mortes, e etc. Muita desgraça e eu uma serzinha tão inexperiente me apavorava. Parei com tudo!
Agora o que me empenho e em olhar pra dentro de mim. Aprendo a respirar. Aprendo a entender o meu corpo e fazer o que ele quer. Uma das coisas que a gestação me ensinou e o que o meu desemprego ajudou é a respeitar meu corpo e as vontades dele. Se tenho fome, como. Se tenho sede, bebo. Se tenho vontade de ir ao banheiro, vou. Se tenho sono, durmo. Se tenho angustia, choro. Se tenho alegria, sorrio e gargalho. Sem horários definidos pelo meu patrão, pelo meu despertador, pela mania que todos têm de achar que mulher pode fazer qualquer coisa durante a gestação. Que gravidez não é doença, que a mulher pode tudo.
Pode sim! Mas não quando ela quer e sim quando o corpo dela deixa. Que maravilha seria se todas nós mulheres pudessemos desfrutar desse momento em forma plena. Sei que é preciso trabalhar, que é preciso sustentar, que é preciso ter coisas materiais e que é possível fazer tudo isso, podemos sim e já provamos muito isso. Mas... e o nosso corpinho? Corpo que não é mais nosso, que é também de outro serzinho que está chegando ao mundo? Onde fica?
Vejo mulheres grávidas, com uma barriga enorme dormindo nos seus teclados de trabalho e penso, que sorte que eu tenho. Que sorte que a vida me deu de não estar precisando me adequar as essas regras de sociedade e poder tirar uma boa e prolongada soneca quando tenho vontade. Não, não é preguiça, é necessidade. Uma necessidade que grita, mas grita tanto que mesmo que a gestante lute contra, acaba cedendo ao seu sono, ao seu corpo, no seu local de trabalho.
Não, não estou dizendo que as mulheres não possam e nem tenham capacidade de produzir no seu período de gestação. Podem sim! E como! Mas as convenções, hora pra entrar, hora pra almoçar, hora pra sair, hora do ônibus, hora do trafego lotado, essas convenções são chatas, não anti naturais, são uma afronta, um desrespeito a natureza da real necessidade do seu ser, principalmente nesse período.
Estou me achando uma ridicula em não saber e não entender coisas que são da mais naturalidade do ser humano. Mulheres que não sabem distinguir o que são gazes do que é o movimento do seu bebê. Mulheres que demoram a sentir o bebê mexer, não porque ele não se mexeu ainda, mas tem uma correria tão grande, tanta agitação que não consegue sentir as pequenas coceguinhas, tão sutis e tão suaves que ele vai apresentando nos primeiros tempo de gestação.
A nossa sociedade impõe esses absurdos não só para nós mulheres gestantes, mas para as mulheres não gestantes, para os homens, para todos nós. Desrespeitamos o que temos de mais precioso, nosso corpo, nossa necessidade básica diaria, mas como estou gestante, foquei nisso.
Disse que ia vir com discursos anti feministas, né? rssrsrs
Beijocas a todos!
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador segundo trimestre. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador segundo trimestre. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 15 de julho de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
Consulta Posto - Exames e Hidro
Fui a consulta médica no Posto.
Cheguei oito e meia e fui direto na sala de medição. Pressão 11/6, peso 60,600 kg, batimentos cardíacos do bebê 151 bpm, altura da barriga - a medica não disse.
Pelo ultra recem feito e pela exame de hoje estou apta a fazer exercícios, amanhã de manhã cedinho estarei lá me matriculando, farei três vezes na semana!
A consuta no postinho foi com outra médica. Achei meio seca, sabe? Direta, objetiva, mas sem carinho. Fez umas perguntas e olhou pra mim como se eu fosse uma irresponsável, uma sem instrução, uma doida que estava gravida!
Não gostei nem um pouco!
Meus exames de sangue estão marcados para o dia 22 de julho as 7 horas da manhã. E tive que marcar um preventivo, no Postinho mesmo, para sexta feira agora as 14 horas.
Os exames de sangue que farei são: toxoplasmose IFI-IGG; Rubeola - Anticorpo IGM; Glicose; Hemograma completo; Rubeola - Anticorpo IGG; Curva Glicemica - 02 dosagens oral; VDRL (inclusive quantitativo).
Os exames de sangue são tão importantes quanto o ultrassom do bebê. Esse de glicemia com duas dosagens vou fazer pra ver se estou com diabetes gestacional, problema sério que pode levar a morte do bebê no seu nascimento. O bebê nasce extremamente gordo, mas com vários problemas. E a mãe pode vir a desenvolver a doença depois da gestação. Tem que cuidar muito de tudo. Por isso quero começar os exercicios da academia amanhã mesmo, todo mundo sabe que a prática de exercicios ajuda a evitar uma serie de problemas.
Vamos que vamos.
Cheguei oito e meia e fui direto na sala de medição. Pressão 11/6, peso 60,600 kg, batimentos cardíacos do bebê 151 bpm, altura da barriga - a medica não disse.
Pelo ultra recem feito e pela exame de hoje estou apta a fazer exercícios, amanhã de manhã cedinho estarei lá me matriculando, farei três vezes na semana!
A consuta no postinho foi com outra médica. Achei meio seca, sabe? Direta, objetiva, mas sem carinho. Fez umas perguntas e olhou pra mim como se eu fosse uma irresponsável, uma sem instrução, uma doida que estava gravida!
Não gostei nem um pouco!
Meus exames de sangue estão marcados para o dia 22 de julho as 7 horas da manhã. E tive que marcar um preventivo, no Postinho mesmo, para sexta feira agora as 14 horas.
Os exames de sangue que farei são: toxoplasmose IFI-IGG; Rubeola - Anticorpo IGM; Glicose; Hemograma completo; Rubeola - Anticorpo IGG; Curva Glicemica - 02 dosagens oral; VDRL (inclusive quantitativo).
Os exames de sangue são tão importantes quanto o ultrassom do bebê. Esse de glicemia com duas dosagens vou fazer pra ver se estou com diabetes gestacional, problema sério que pode levar a morte do bebê no seu nascimento. O bebê nasce extremamente gordo, mas com vários problemas. E a mãe pode vir a desenvolver a doença depois da gestação. Tem que cuidar muito de tudo. Por isso quero começar os exercicios da academia amanhã mesmo, todo mundo sabe que a prática de exercicios ajuda a evitar uma serie de problemas.
Vamos que vamos.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Consulta enfermeira 1 - Segundo trimestre
Hoje foi dia de consulta com a enfermeira. É com ela que solicitamos os exames. Ela fez perguntas de como eu estava me sentindo e disse que sinto muito bem, porém relatei sobre a dor nos dentes, dor de cabeça e prurido e manchas vermelhas no corpo.
Para os dentes irei tentar consulta na segunda feira no Posto de Saúde.
Para a dor de cabeça ela indicou paracetamol, mas não tomo, não, eu aguento!
Para o prurido me deu a pomada acetado de dexametasona, se o prurido nao melhorar em uma semana é pra retornar no posto.
A consulta foi boa, muito querida a enfermeira. Mas o atendimento na recepção antes da consulta foi estranho.
Primeiro fiquei confusa, porém agora entendi o procedimento. Quando a consulta é com o médico o nosso prontuário vai direto para sala de medição de pressão e peso. Quando é com a enfermeira temos que ir até a recepção, pegar esse prontuário, depois ir a sala de medição e depois ao consultório. Em cada posto funciona de uma maneira diferente, no Corrego Grande era.
Na recepção disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira. Olha, gravidez dá irritação na gente, e essa mulher me irritou.
Vou repetir: eu disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira e estou barriguda e minha roupa era justa. Dei meu cartão na recepção, onde estão escritas e bem claras as consultas que fiz e que são de pré natal. A atendente do meu lado perguntou, és gestante? Disse que sim! Ela perguntou: é pra gestante? Disse que sim. Ela perguntou: estás grávida? Disse que sim. Ela perguntou: já tivesse consulta aqui? Respondi: que duas consultas. Ela perguntou: consulta de pré natal? Respondi: sim, duas consultas de pré natal, um com a enfermeira e outra com o médico. Ela perguntou: Teu prontuário está ali? (apontando para um monte de prontuários). Respondi que não sabia. Ela disse: se és gestante teu prontuário tem que estar ali. Eu disse: não sou eu quem organiza os prontuários, tenho consulta para as duas e meia com a enfermeira. Aí ela pegou os prontuários(tás te irritando, né?) e olhou um por um. E disse: teu prontuário não está aqui, aqui ficam os prontuários de todo mundo que tem consulta hoje, tem certeza que é hoje? Respondi: a senhora pode olhar no meu cartão que está na sua mão. Ela disse: deve ter tido algum erro. E eu com aquela cara de "o que eu tenho haver com isso?". Ela foi em outra sala e trouxe meu prontuário dizendo: não haviam colocado teu prontuário no lugar certo. Tem certeza que já fizesses o pré natal aqui? Que és gestante? E eu disse: a senhora está com o meu cartão na mão onde tem todas as consultas que fiz aqui.
Meo deoooooooooooooooooos ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Fui pra sala de medir pressão e ela estava 10/7. Deve ter subido com toda essa perguntação da mulher! Credo, senhor!
Mediram minha pressão e meu peso está igual 59 kg. Na consulta com a enfermeira descobri que estou um pouco abaixo do peso. Uma hora acima, outra hora abaixo, até onde devo comer, não é mesmo? Enfim...
A enfermeira solicitou exames de sangue e urina, parece que vou ter que fazer um bem chato para glicemia, vou esperar pra ver. E solictou um ultra obstetrício. Esses dois primeiros o SUS dá. Também fez a requisição para o morfológico, que só pode ser solicitado com o carimbo do médico e o SUS não paga, porém as clinicas dão um ótimo desconto para quem tem a requisição do médico.
Fui até a recepção, solicitei os dois exames. A requisição do de sangue fica no Posto de Saude. A requisição do US Obstetricio fica comigo. Ao contrário do que havia informado antes, esses exames também são marcados pelo Posto de Saúde (igual no Corrego) e entram em contato pelo telefone assim que tiverem data.
Em outro post conto a saga para ouvir o coração do meu filho!
Para os dentes irei tentar consulta na segunda feira no Posto de Saúde.
Para a dor de cabeça ela indicou paracetamol, mas não tomo, não, eu aguento!
Para o prurido me deu a pomada acetado de dexametasona, se o prurido nao melhorar em uma semana é pra retornar no posto.
A consulta foi boa, muito querida a enfermeira. Mas o atendimento na recepção antes da consulta foi estranho.
Primeiro fiquei confusa, porém agora entendi o procedimento. Quando a consulta é com o médico o nosso prontuário vai direto para sala de medição de pressão e peso. Quando é com a enfermeira temos que ir até a recepção, pegar esse prontuário, depois ir a sala de medição e depois ao consultório. Em cada posto funciona de uma maneira diferente, no Corrego Grande era.
Na recepção disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira. Olha, gravidez dá irritação na gente, e essa mulher me irritou.
Vou repetir: eu disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira e estou barriguda e minha roupa era justa. Dei meu cartão na recepção, onde estão escritas e bem claras as consultas que fiz e que são de pré natal. A atendente do meu lado perguntou, és gestante? Disse que sim! Ela perguntou: é pra gestante? Disse que sim. Ela perguntou: estás grávida? Disse que sim. Ela perguntou: já tivesse consulta aqui? Respondi: que duas consultas. Ela perguntou: consulta de pré natal? Respondi: sim, duas consultas de pré natal, um com a enfermeira e outra com o médico. Ela perguntou: Teu prontuário está ali? (apontando para um monte de prontuários). Respondi que não sabia. Ela disse: se és gestante teu prontuário tem que estar ali. Eu disse: não sou eu quem organiza os prontuários, tenho consulta para as duas e meia com a enfermeira. Aí ela pegou os prontuários(tás te irritando, né?) e olhou um por um. E disse: teu prontuário não está aqui, aqui ficam os prontuários de todo mundo que tem consulta hoje, tem certeza que é hoje? Respondi: a senhora pode olhar no meu cartão que está na sua mão. Ela disse: deve ter tido algum erro. E eu com aquela cara de "o que eu tenho haver com isso?". Ela foi em outra sala e trouxe meu prontuário dizendo: não haviam colocado teu prontuário no lugar certo. Tem certeza que já fizesses o pré natal aqui? Que és gestante? E eu disse: a senhora está com o meu cartão na mão onde tem todas as consultas que fiz aqui.
Meo deoooooooooooooooooos ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Fui pra sala de medir pressão e ela estava 10/7. Deve ter subido com toda essa perguntação da mulher! Credo, senhor!
Mediram minha pressão e meu peso está igual 59 kg. Na consulta com a enfermeira descobri que estou um pouco abaixo do peso. Uma hora acima, outra hora abaixo, até onde devo comer, não é mesmo? Enfim...
A enfermeira solicitou exames de sangue e urina, parece que vou ter que fazer um bem chato para glicemia, vou esperar pra ver. E solictou um ultra obstetrício. Esses dois primeiros o SUS dá. Também fez a requisição para o morfológico, que só pode ser solicitado com o carimbo do médico e o SUS não paga, porém as clinicas dão um ótimo desconto para quem tem a requisição do médico.
Fui até a recepção, solicitei os dois exames. A requisição do de sangue fica no Posto de Saude. A requisição do US Obstetricio fica comigo. Ao contrário do que havia informado antes, esses exames também são marcados pelo Posto de Saúde (igual no Corrego) e entram em contato pelo telefone assim que tiverem data.
Em outro post conto a saga para ouvir o coração do meu filho!
terça-feira, 29 de junho de 2010
Consulta SUS / Sensações - Segundo Trimeste
Acabei de vir do Posto de Saúde. Marquei para amanhã a consulta, as 14:30, vou requerer novos exames e também o exame ultrassom morfológico. Esse é um dos exames mais importantes da gestação, pois apresenta 85% dos problemas físicos que o bebê pode ter, deformações e etc. Ele deve ser feito entre a 20ª e a 24ª semana de gravidez. Parece que o SUS não faz esse tipo de exame, mas com requisição médica fica mais barato nas clinicas. Ele custa por volta de 160 a 300 reais. Bem caro, né? Mas é preciso.
Fui também para marcar dentista. A antendente (um amor aquela mulher) disse que gestante deveria ter atendimento preferencial, pois são muitos os problemas que nós temos durante esse período. Mas não hpa vagas. Sexta feira sai o número de consultas que irão abrir para outra semana. E segunda feira tenho que chegar bem cedo para ver se consigo vaga. O Posto abre as sete, as seis e pouco devo estar lá pra conseguir a minha vaga! Torcemos.
O segundo trimestre tem me apresentado muito mais tranquilo que o primeiro. Minha disposição está normal, não como antes, pois eu tinha um super pique, mas bem normal. Durmo normal, tenho cansaço normal. Os enjoos diminuíram a quase 0 %. As vezes tenho azia, bem forte, sempre no fim da tarde. Acredito que como minha barriga está maior, a pressão que se faz na região do estômago também é maior. Tenho procurado não ficar sentada após o almoço. Ou fico em pé, ou fico meio deitada/sentada.
As dores nas costas estão começando, porém estou driblando bem com pequenas caminhadas ao dia, água quente na região do coccix e alongamentos. Ficar deitada (toda esticada) de barriga pra cima incomoda, a posição ideal é de lado, bem confortável. Ficar muito tempo sentada incomoda também. Mas nada demais, não, coisinhas que dão de driblar fácil, fácil. O ruim é que comecei a ter dores de cabeça. Antes tinha essas dores de ressaca ou cansaço intenso. Como eu me oponho a tomar remédio (o paracetamol é indicado para grávidas) fico deitada, procuro dormir, pois tenho medo da medicação. Muito!
Então resumindo as sensaçõs do segundo trimestre: problema nos dentes e gengiva, dores nas costas, azia e dores de cabeça!
Porém, sempre tem algo de delicioso nessa história toda. Já sinto meu bebê mexer, faz tempo, porém agora ele se mexe mais, com mais intensidade. O papai Peri pode senti-lo no domingo durante o jogo da Alemanha com a Inglaterra. São tremidas mais fortes e ele parece já se comunicar comigo (a louca de novo hahaha), mas quando ponho músicas, quando estou mais "excitada", ele responde com seus movimentos. Quando me bate tristeza ou desânimo por alguma coisa, é só por a mão na barriga que fico numa sensação de completa paz. Isso ajuda a superar as pequenas coisinhas físicas e as grandes psicológicas que tenho sentido na gravidez. O meu filho me dá muitas forças! Ele já me traz muita tranquilidade a mãe doida que ele arrumou.
Beijocas!
Fui também para marcar dentista. A antendente (um amor aquela mulher) disse que gestante deveria ter atendimento preferencial, pois são muitos os problemas que nós temos durante esse período. Mas não hpa vagas. Sexta feira sai o número de consultas que irão abrir para outra semana. E segunda feira tenho que chegar bem cedo para ver se consigo vaga. O Posto abre as sete, as seis e pouco devo estar lá pra conseguir a minha vaga! Torcemos.
O segundo trimestre tem me apresentado muito mais tranquilo que o primeiro. Minha disposição está normal, não como antes, pois eu tinha um super pique, mas bem normal. Durmo normal, tenho cansaço normal. Os enjoos diminuíram a quase 0 %. As vezes tenho azia, bem forte, sempre no fim da tarde. Acredito que como minha barriga está maior, a pressão que se faz na região do estômago também é maior. Tenho procurado não ficar sentada após o almoço. Ou fico em pé, ou fico meio deitada/sentada.
As dores nas costas estão começando, porém estou driblando bem com pequenas caminhadas ao dia, água quente na região do coccix e alongamentos. Ficar deitada (toda esticada) de barriga pra cima incomoda, a posição ideal é de lado, bem confortável. Ficar muito tempo sentada incomoda também. Mas nada demais, não, coisinhas que dão de driblar fácil, fácil. O ruim é que comecei a ter dores de cabeça. Antes tinha essas dores de ressaca ou cansaço intenso. Como eu me oponho a tomar remédio (o paracetamol é indicado para grávidas) fico deitada, procuro dormir, pois tenho medo da medicação. Muito!
Então resumindo as sensaçõs do segundo trimestre: problema nos dentes e gengiva, dores nas costas, azia e dores de cabeça!
Porém, sempre tem algo de delicioso nessa história toda. Já sinto meu bebê mexer, faz tempo, porém agora ele se mexe mais, com mais intensidade. O papai Peri pode senti-lo no domingo durante o jogo da Alemanha com a Inglaterra. São tremidas mais fortes e ele parece já se comunicar comigo (a louca de novo hahaha), mas quando ponho músicas, quando estou mais "excitada", ele responde com seus movimentos. Quando me bate tristeza ou desânimo por alguma coisa, é só por a mão na barriga que fico numa sensação de completa paz. Isso ajuda a superar as pequenas coisinhas físicas e as grandes psicológicas que tenho sentido na gravidez. O meu filho me dá muitas forças! Ele já me traz muita tranquilidade a mãe doida que ele arrumou.
Beijocas!
Marcadores:
azia,
bebê mexer,
dentista,
dor de cabeça,
dores nas costas,
Posto de Saúde,
problemas dentários,
segundo trimestre,
SUS
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Consulta Pré Natal - Segundo Trimestre
Olá
Hoje acordei cedissimo e fui ao Posto de Saúde. A consulta foi marcada para as oito horas da manhã, cheguei as dez para as oito. Peguei senha na recepção, esperei ser chamada para descobrir que deveria ter me encaminhado direto para sala de procedimento (onde é tirada a pressão). Fui até a sala de procedimento, peguei outra senha... nisso já havia passado das oito horas há tempos.
Chamada a enfermeira informou que como eu cheguei atrasada ela iria me encaixar!!!!!!!!!! Ok!.
Pressão 100/60, peso 59 kilos.
Peraí: 59 kg!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguma coisa está errada, como me pesei de roupa deve ter dado mais.
Fui atendida quase dez horas da manhã. O médico disse que minha gordura está bem acumulada na região abdominal. Que com algumas caminhadas eu resolvo o problema.
Por isso minha barriga está tão grande e o restante tão magro rsrsrs.
De restante estou com uma saúde ótima!
Devo marcar consulta com a enfermeira mês que vem e fazer novos exames.
Penso que marcarei para semana que vem, do jeito que eles demoram para marcar os exames pelo SUS!!!!! Quero um pré natal perfeito, pro meu filho nascer bem e eu estar sempre saudavel!
Hoje acordei cedissimo e fui ao Posto de Saúde. A consulta foi marcada para as oito horas da manhã, cheguei as dez para as oito. Peguei senha na recepção, esperei ser chamada para descobrir que deveria ter me encaminhado direto para sala de procedimento (onde é tirada a pressão). Fui até a sala de procedimento, peguei outra senha... nisso já havia passado das oito horas há tempos.
Chamada a enfermeira informou que como eu cheguei atrasada ela iria me encaixar!!!!!!!!!! Ok!.
Pressão 100/60, peso 59 kilos.
Peraí: 59 kg!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguma coisa está errada, como me pesei de roupa deve ter dado mais.
Fui atendida quase dez horas da manhã. O médico disse que minha gordura está bem acumulada na região abdominal. Que com algumas caminhadas eu resolvo o problema.
Por isso minha barriga está tão grande e o restante tão magro rsrsrs.
De restante estou com uma saúde ótima!
Devo marcar consulta com a enfermeira mês que vem e fazer novos exames.
Penso que marcarei para semana que vem, do jeito que eles demoram para marcar os exames pelo SUS!!!!! Quero um pré natal perfeito, pro meu filho nascer bem e eu estar sempre saudavel!
Marcadores:
consulta Posto de Saúde,
pré natal.,
segundo trimestre
terça-feira, 15 de junho de 2010
Segundo Trimestre!
Tentei até então passar várias informações sobre o que foi o meu primeiro trimestre de gravidez. Como minha net resolveu não funcionar nesses dias, atualizei pouco.
Tenho que falar de agora, ou melhor de amanhã! Falando com uma prima soube de um local que faz ultrassom por um preço super camarada.
Amanhã terei então duas: consulta médica e ultrassom.
Estou ansiosa pelo sexo do bebê!
Tenho que falar de agora, ou melhor de amanhã! Falando com uma prima soube de um local que faz ultrassom por um preço super camarada.
Amanhã terei então duas: consulta médica e ultrassom.
Estou ansiosa pelo sexo do bebê!
Assinar:
Postagens (Atom)