Não sabia se dava prosseguimento as preocupações da gravidez ou a alimentação. Resolvi seguir com a alimentação, já que essa preocupação foi bem sanada. Mas se falar bestaeira e tiverem outras informações, estamos aí, sempre vivendo e aprendendo.
Alimentos que a grávida deve evitar!
Eu sempre olho esse DEVE EVITAR como EVITE. Eu sou uma mocinha muito sem vergonha e me iludo as vezes com as pequenas permissividades e faço delas hábitos constantes fingindo que estou fazendo de vez em quando. Logo, quando ouço, leio e vejo o DEVE EVITAR eu EVITO (e mesmo assim caio na tentação rsrs.)
Alimentos ricos em açucar – escolher os que já tem naturalmente como frutas, carboidratos, entre outros dos que o açúcar em si. A gestante não diabética pode desenvolver durante a gravidez a diabetes, chamado de diabetes gestacional. Aí vai ter que fazer um acompanhameto médico bem mais rigoroso e a alimentação terá que ser bem mais rigorosa.
Refrigerantes, café, etc – além de refrigerante não fazer nada bem pra saúde (me perdoe, coca cola), é um copo de açúcar que a gente consome e pode fazer mal ao bebê.
Canela – dependendo da quantidade pode causar aborto.
Fritura – ai gente, por favor, consuma em ocasiões que realmente não dá de fugir, tipo aniversário, festa de criança, além de enjôo (pelo menos em mim), não faz nada de bem pro bebê!
Uma outra coisa importante que descobri diante das pesquisas foi que no primeiro trimestre é extremamente necessário tomar ÁCIDO, sim, mas ácido fólico. Hoje, alguns alimentos, como a farinha de trigo, já vem reforçado com ácido fólico. Ele é vendido em farmácias e custa baratíssimo. Tem que tomar uma pílula daquela por dia, ajuda que o bebê tenha um bom desenvolvimento do tubo neural. Fiquei receosa quando li a noticia e iria esperar a consulta ao Posto de Saude para me informar antes de tomar. Mas, como a consulta demorava e vi que são tinha contra indicação alguma e que era muito importante pro bebê comecei a tomar por conta própria. O que achei mais interessante é que a primeira pergunta que a médica do Posto de Saude do Corrego fez pra mim e se eu já estava tomando o ácido fólico. Affe! Dizem pra gente não se medicar, não tomar nada sem a autorização do médico!!! Ok, ok!
Então se quer engravidar já pode ir tomando esse negócio, e se souber que está grávida corre na farmácia e compra. É menos de quatro reais e uma cartela dá pro mês todo, além de terem Postos de Saúde que fornecem de graça.
Não rateia, toma o ácido!
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador alimentação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alimentação. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 15 de junho de 2010
Não pode - Primeiro trimestre
Assim que divulgamos a notícia da gravidez, uma chuva de parabenizações e coisas ótimas surgem. Muita alegria e festa em volta do futuro rebento.
Mas...
Outra chuva de perguntas e palpites começam a surgir e acho que foi aí que eu comecei a sentir o peso da responsabilidade de ser ter um filho. As fantasias com a barriga, com o bebê nos braços, nesse momento começam a dar espaço a outras preocupações que vão além do aspecto econômico que já fale e em marcar consultas médicas.
VOCÊ NÃO PODE FAZER!
Vem várias pessoas com seus palpites e eu já comecei a me sentir a mãe mais irresponsável da face da terra. A frase TENS UMA VIDA AÍ DENTRO DA TUA BARRIGA, SE CUIDA. Nesse principio era pesadelo. Ter essa responsabilidade de além de ser tu ser mais alguém é .. Eu me sentia como se fosse uma terrorista suicida prestes a detonar com a minha vida e de pessoas inocentes.
Bom, mas respirei fundo e enquanto aguardava consulta médica fui ao maravilhoso deus Google e mandei ver nas pesquisas. Pesquisei primeiro sobre a alimentação. Com toda aquela onda de enjôos me apavorava não estar comendo e não estar levando nutrientes suficientes ao meu bebê para ele se desenvolver. Aprendi coisas bem interessantes que não sabia.
É necessário que a gestante consuma mais nutrientes que o normal, para ajudar no desenvolvimento do bebê (tá, isso não é novidade). Por exemplo, tenho que consumir em média um litro e meio de leite por dia: pode ser o proprio leita, queijo, iogurte, enfim, seus derivados, ou alimentos ricos em cálcio. Se eu não consumir isso, o bebê acaba retirando do meu corpo, e eu e ele podemos acabar com problemas nos dentes e ossos por falta desse mineral (cálcio é mineral? Hahahaha). Porém o que eu não sabia é que o consumo de ferro inibe a absorção de cálcio no organismo. Então, nada de consumir produtos ricos em cálcio perto de refeições onde consumirá produtos ricos em ferro. O que eu não entendo são produtos que venham enriquecidos desses dois produtos ao mesmo tempo.
Essa informação foi confirmada por uma amiga minha que faz faculdade de nutrição. E achei e acho muito importante a gestante entrar em contato com esses profissionais para ter uma boa saúde. Não é só uma questão de consumir alimentos saudáveis, mas sim, em momentos saudáveis. As combinações erradas podem ao invés de levar vitaminas, nutrientes e minerais ao seu corpo, acabar inibindo a ação de alguns deles.
Existem bons sites para pesquisa e a maioria das minhas duvidas foram criadas e “solucionadas” ali. Na consulta ao médico é importante confirmar todas as informações que a gente vê, ouve e lê.
Foram a partir dessas pesquisas que agora tenho bastante tranqüilidade com a minha alimentação. Sei que na maioria das vezes consumo alimentos saudáveis ao desenvolvimento do meu bebê e de mim também.
Preocupação 1: o que posso ou não comer, sanada!
Mas...
Outra chuva de perguntas e palpites começam a surgir e acho que foi aí que eu comecei a sentir o peso da responsabilidade de ser ter um filho. As fantasias com a barriga, com o bebê nos braços, nesse momento começam a dar espaço a outras preocupações que vão além do aspecto econômico que já fale e em marcar consultas médicas.
VOCÊ NÃO PODE FAZER!
Vem várias pessoas com seus palpites e eu já comecei a me sentir a mãe mais irresponsável da face da terra. A frase TENS UMA VIDA AÍ DENTRO DA TUA BARRIGA, SE CUIDA. Nesse principio era pesadelo. Ter essa responsabilidade de além de ser tu ser mais alguém é .. Eu me sentia como se fosse uma terrorista suicida prestes a detonar com a minha vida e de pessoas inocentes.
Bom, mas respirei fundo e enquanto aguardava consulta médica fui ao maravilhoso deus Google e mandei ver nas pesquisas. Pesquisei primeiro sobre a alimentação. Com toda aquela onda de enjôos me apavorava não estar comendo e não estar levando nutrientes suficientes ao meu bebê para ele se desenvolver. Aprendi coisas bem interessantes que não sabia.
É necessário que a gestante consuma mais nutrientes que o normal, para ajudar no desenvolvimento do bebê (tá, isso não é novidade). Por exemplo, tenho que consumir em média um litro e meio de leite por dia: pode ser o proprio leita, queijo, iogurte, enfim, seus derivados, ou alimentos ricos em cálcio. Se eu não consumir isso, o bebê acaba retirando do meu corpo, e eu e ele podemos acabar com problemas nos dentes e ossos por falta desse mineral (cálcio é mineral? Hahahaha). Porém o que eu não sabia é que o consumo de ferro inibe a absorção de cálcio no organismo. Então, nada de consumir produtos ricos em cálcio perto de refeições onde consumirá produtos ricos em ferro. O que eu não entendo são produtos que venham enriquecidos desses dois produtos ao mesmo tempo.
Essa informação foi confirmada por uma amiga minha que faz faculdade de nutrição. E achei e acho muito importante a gestante entrar em contato com esses profissionais para ter uma boa saúde. Não é só uma questão de consumir alimentos saudáveis, mas sim, em momentos saudáveis. As combinações erradas podem ao invés de levar vitaminas, nutrientes e minerais ao seu corpo, acabar inibindo a ação de alguns deles.
Existem bons sites para pesquisa e a maioria das minhas duvidas foram criadas e “solucionadas” ali. Na consulta ao médico é importante confirmar todas as informações que a gente vê, ouve e lê.
Foram a partir dessas pesquisas que agora tenho bastante tranqüilidade com a minha alimentação. Sei que na maioria das vezes consumo alimentos saudáveis ao desenvolvimento do meu bebê e de mim também.
Preocupação 1: o que posso ou não comer, sanada!
Assinar:
Postagens (Atom)