Mostrando postagens com marcador trabalho de parto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador trabalho de parto. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Trabalho de parto de novo!

Alguém sabe como se coloca fotos na postagem? Eu não sei fazer isso, não, me ajudem sim?

Trabalho de parto o que fazer?

Primeiro de tudo, saiba quando está entrando em trabalho de parto. Sentirás uma pressão que vai das costas (região lombar), até o baixo ventre e sobe. A barriga vai ficar bem dura, a sensação é tipo uma cólica menstrual.

Começou a sentir, mas que maravilha. Respire, respire usando a sua região abdominal, se acalme, se tranquilize, fique zen, sorria, seu filho está chegando. Respiração abdominal: sente-se se maneira confortável, pode ser com a pernas dobradas quase posição de ioga, mas sem cruzá-las entre si. Ponha uma mão na parte de cima da barriga e outra na parte debaixo e inspire pelo nariz naturalmente. Na expiração faça um pouco mais longa e solte pela boca. Caso esteja muito, muito ansiosa, faça pela boca a inspiração e a expiração, até sentir que se acalmou e então retome conforme o inicio. Se concentre no seu bebê, na alegria que ele está chegando, sorria, pense em coisas boas e positivas. Se tiver alguma coisa pra arrumar, arrume, respire, inspire, faça com calma, muita calma. Avise ao seu acompanhante que seu trabalho de parto começou. Ande pela casa, rebole suavemente. O inicio do trabalho de parto não é muito dolorido, por isso, aproveite para acelerá-lo e se tranquilizar.

Seu acompanhante será seu amigo nessa hora. Ele deve estar ciente em usar tecnicas para acalmar você. Ele deve sempre preveni-la se estiver com ombros e maxilares tensos. Deve orientá-la sempre em soltar. Baixar a luminosidade do local, ver se está em temperatura agradável (se fores parir no inverno é bom ter um aquecedor), baixar os ruídos extremos. Ele deve fazer, se você quiser, uma boa massagem nos seus pés, estimulando bem os calcanhares e o tornozelo, sem óleos ou cremes para não escorregar. Nada de conversas cabeças, tudo calmo, tranquilo, rir ajuda. Depois dessa massagem ele pode, se você quiser, massagear seus ombros. Nada de tensionar, use as mãos de maneira deslizante, um oleo essencial de lavanda misturado a um óleo qualquer ajuda no relaxamento. A lavanda é super tranquilizadora e o óleo vai auxiliar que as mãos deslizem. Depois, quando é a vez do coccix. Não se preocupem em seguir a risca esse procedimento. A mulher deve fazer aquilo que sente vontade. Ideal é não deitar, para que a gravidade ajude na descida do bebê. Iniciar pela massagem nos pés é ótimo para relaxar. Andar bastante, rebolar, sentar de frente para as costas da cadeira esticando bem o coccix, ficar de quatro, várias coisas ajudam na hora do trabalho de parto. Se sentir fome, coma, algo leve, mas coma. Quando as contrações aumentarem um banho quentinho ajuda muito, jogar bastante água na região lombar ajuda a relaxar. Quanto mais relaxada, mais as contrações avançam, mais rápido a mulher dilata. Evitar a adrenalina.

Quando as contrações forem 3 em 10 minutos, hora de ir pra maternidade. Chegando lá, pela emergência a mulher será encaminhada a uma sala e farão nela o exame de toque. Sim, queridas amigas, vão te dar muitas dedadas, vão ouvir o coração do seu filho e te deixarão lá na salinha pra que tu continues o trabalho de parto. E o acompanhante vai lá, diminui a luz, verifica se a temperatura ambiente está boa, faz massagens, ajuda nos exercícios, tudo continua como na sua casa. A equipe se for boa e sensível vai colocá-la na bola, no cavalinho, vai levá-la ao banho quente. Se não continuem nas massagens, caminhando. Não fique de cocoras, pode causar enema. Pode caminhar e na hora da contração fique de cocoras, ajuda bastante. A respiração quando está em trabalho de parto ativo, deve ser natural, não force nada, se puder, após a contração puxe bem o ar pelo nariz, deixe ele passar pelo pulmão, diafragma, abdomem, tudo e expire bem forte. Caso consiga, pois sua barriga vai estar bem contraida e dura e de repente nao dê, não faz mal. Não grite, não urre, não morda, não xingue. Guarde suas forças para a hora da expulsão. Pense positivo, a contração é sinal de que seu filho está chegando, é menos uma, logo terás ele nos braços, pense nisso, pense num sorvete gostoso, num dia de praia, um dia de frio debaixo das cobertas quentinhas. Não preste atenção na cara feia se algum profissional da saude lhe fizer, não ligue pra ele, pense no seu filho lindo e amado e gostoso. Se tens vergonha em expor o corpo, em ter profissionais fazendo o exame de toque para saber sua dilatação, veja como será feito isso no local onde irá parir, essa timidez pode levar a tensão e a tensão leva a dor e isso só atrasa o parto, só dificulta as coisas.

Informação é só o que a gente precisa para estar tranquila na hora do parto. Informe-se muito.

Eu queria saber como põe fotos pra mostrar as posições do trabalho de parto.

Ah, esse exercicio de respiração abdominal pode e deve ser praticado por todas as pessoas, precisam ver como acalma, vai treinando todos os dias e cada vez mais tem resultados.

Beijocas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Terceiro Encontro de Gestantes e Casais Gravidos - UFSC

Hoje, quinta feira, fui do novo ao nucleo de treinamento,atrás do HU da UFSC, para mais um encontro.
O roteiro dizia que o curso hoje trataria sobre amamentação, mas teve uma troca e tivemos sobre parto.
Ah, que assunto pra render pano pra manga, né? Muito bom, tirei muitas duvidas e estou mais tranquila, principalmente em relação ao trabalho de parto.

Existem muitos mitos em relação ao parto normal e ao parto cesaria, e esses dois encontros (semana que vem tem outro sobre esse assunto) irão servir pra também informar corretamente sobre as vantagens e desvantagens dos dois partos, e também ao trabalho de parto.

Vou começar pelo trabalho de parto. Trabalho de parto sempre é caracterizado pelas contrações. Que maravilha, né? Mas o que é uma contração de trabalho de parto? A duvida existe, pois agora na 29ª semana, já tenho contrações, qual a diferença dessas pras do trabalho de parto?
As contrações que sinto, são na parte da frente da barriga. Ela fica super dura e sinto uns estiramentos na parte mais baixa da barriga. Totalmente normal, pois são bem espaçadas, em horarios diferentes e com durações bem diferentes. Essas contrações são sinais de que o corpo está treinando para o dia D. As contrações do trabalho de parto começam das costas e vão para barriga. Então, nada de se preocupar.
As contrações são sempre vistas com muito terror pelas mulheres, pois são sempre associadas a dor. A dor varia de pessoa pra pessoa e está muito ligada ao estado emocional da gestante nesse momento, ao seu preparo psicológico. Quanto mais nervosa, tensa, sozinha, mais dores ela irá sentir. Se a gestante estiver concentrada, fazendo exercícios, sendo bem acompanhada pelo marido, pai do bebe, amiga, doula, seja lá quem for, o corpo liberará os analgesicos que necessita para aliviar a tal dor. Um ambiente calmo, massagens, posições confortáveis, banhos mornos, uma pessoa pra auxiliar a desestressar e relaxar nesse momento são essenciais para que os hormonios ajam de maneira eficiente no organismo.
A calma nesse momento auxilia a ocitocina (um hormonio importantíssimo, que causa as contrações, diminui o fluxo sanguineo no pós parto e ajuda na recuperação do utero e também na produção do leite pos parto) a agir no corpo e na dilatação da região pelvica. Um corpo tenso que não relaxa, não dilata como deveria. Conversar bastante com as pessoas que irão ficar proximas a gestante durante o trabalho de parto para que se envolvam nesse clima de paz e tranquilidade é de suma importância para um trabalho de parto menos dolorido, menos demorado, com contração e dilatação corretas.

Quais são os exercícios indicados e as tecnicas para relaxamento? O que aprendemos hoje foi: primeiro de tudo - respiração abdominal. Caminhar. Balançar o corpo. Sentar com o bumbum bem atrás e apoiar a cabeça nos braços. Abraçar o acompanhante, relaxando bem as costas, os ombros. Ficar de joelhos com a cabeça apoiada (sempre com o quadril mais pra trás). Um cuidado que deve se tomar é em relação a posição de cocoras. A gestante em trabalho de parto não deve permanecer nessa posição em tempo permanente. Ela pode sim no caminhar, ao sentir a contração, ficar na posição de cocoras. Se a gestante permanecer nessa posição DURANTE O TRABALHO DE PARTO pode causar um enema e dificultar a passagem do bebê, tendo que recorrer a cesariana (cocoras só no parto propriamente dito). A gente recebeu as posições todas para fazer durante o trabalho de parto. No curso treinamos algumas, no encontro que vem aprenderemos outras tecnicas.

O papel do acompanhante nesse momento é observar a postura da gestante. Se está com os ombros muito tensos, ajudá-la a relaxar, com massagens, por exemplo. Se o local está muito iluminado, escurece-lo. Auxiliar nos exercicios de relaxamento. Esse momento a gestante estará em outro mundo não conseguirá pensar em muita coisa, então o acompanhante entra pra auxilixar e participar desse trabalho de parto. Ele ou ela, devem estar muito cientes do seu papel nesse momento, a escolha de quem vai auxiliar é importante para que seu parto seja (repito de novo) beeem menos dolorido, mais rapido e eficaz.

Outro papel do acompanhante é ajudar na contagem das contrações. Ele ou ela deve colocar a mão onde termina o bebê e ir cronometrando o tempo de contração.

A melhor posição para a mulher no TP (trabalho de parto) é sempre a vertical. Mas a gestante deve ouvir o seu corpo, se estiver com vontade de deitar, prefira o lado esquerdo. se tiver com vontade de sentar, senta. De andar, anda. Tem que ouvir o corpo, aprender a se sintonizar com ele e respeitar o que ele quer. As tecnicas ajudam a sentar mais confortavelmente e auxiliando os hormonios a agirem no corpo.

Ambiente propício, quem sabe uma musiquinha, paz tranquilidade, quando ir pra maternidade? Quando as contrações forem tres em dez minutos. Aí vai bem calma e linda pra maternidade. É importante ver a distância da sua casa até o local onde irá parir, para ver o tempo que demora, horários de rush, essa ida ao local deve ser feita de forma tranquila também, não há motivos para desespero, afinal é o bebezinho, seu filho, do seu ventre, que está na sua barriga que está prestes a vir ao mundo. Ele merece, você merece, toda a sua familia merecem calma, alegria e tranquilidade nesse momento.

Agora entro com os mitos.

A mulher está lá há horas com aquelas contrações (que para muitas é terrivel), chega no hospital e nao tem dilatação. Calma, povo, calma. A dilatação pode acontecer até mais de 20 horas após o inicio das contrações. Que coisa, né? Normalmente quando as temos 3 contrações a cada 10 minutos, significa que vai demorar umas seis horas pela frente pra ter dilatação suficiente. Espere seu corpo dilatar. Você estará no hospital nesse momento, vão ouvir o coração do seu filho. Somente se os batimentos cardiacos dele nao estiverem normais é que tem algum tipo de problema. Acompanhamento dos batimento cardiacos é importantíssimo para um nascimento saudavel e para uma intervenção cirurgica. Converse muito bem com o médico que irá atendê-la. Falta de dilatação, muitas vezes é desculpa de medico que quer enfiar a gente na faca. Se nao tem nada de errado, espere dilatar. O bebê está preparado pra isso.

Muitas vezes a cesária é feita porque o bebê é muito grande. Nossas vós pariram filhos grandes e todas estão aí, né? São muito pouco, mas muito pouco os casos de bebês muiiiito grandes (que são detectados pelo ultrassom) e uma passagem muito apertada para se optar pela cesariana, mas isso só pode ser avaliado durante o trabalho de parto com o exame de toque. O exame de toque, junto com o ultrassom é que irá definir se essa passagem é suficiente ou não para o bebê e na maioria dos casos é sim!

30% dos bebes nascem enroladinhos no cordão umbilical. Esse circulo pode ser visto ou não no ultrassom. Não existe qualquer contra indicação em se fazer parto normal nesse caso. O que pode acontecer é do cordão estar muito apertado, dificultando a respiração do bebê, dependendo do caso, pode ser, que seja necessario cesariana. Como se descobre isso? Atraves dos batimentos cardiacos do seu filho, se estiver baixando, e a dilatação ainda nao for completa, aí sim, opta-se pela cesariana, pra nao ter risco algum.

Tampão!

Sabiam que temos um tampão no utero? Sim! Ele pode sair dali até 15 dias antes do parto. É um treco gelatinoso que sai da nosso utero. As vezes a mulher nem sente.

De informações gerais tivemos essas. As opiniões aqui emitidas são minhas associadas ao que aprendi no curso.

Quem hoje nos orientou foi a enfermeira obstetricia Vitoria. Ela levou pra gente a parte ossea da bacia, um boneco envolto da placenta e do utero. Assim, visualizamos bem como o parto acontece.

Ah, ia me esquecendo e também quero frisar. Mulherada vamos perdendo o medo das dores do parto. A contração naquele momento pode ser um pouco incomoda, mas existem muitas tecnicas pra minimizar isso, ou até transformar essa dor em coisa boa. Veja a contração com bons olhos, é ela que ajuda o bebê nascer, é ela - pelo hormonio da ocitocina - que vai ajudar o seu utero a se recuperar depois do parto e que vai lhe dar mamas cheias de leite para o seu filho se alimentar.

Quanto mais intervenções artificiais tivermos na hora do parto, mais intervenções teremos para as outras coisas acontecerem. Que a vida nos reserve um bom parto, sem necessidade de nenhuma intervenção cirurgica ou coisas do tipo.

Um medo que tinha pavor de pesadelo era a episio. A episio (o nome é maior, mas nao lembro) é um corte feito na vagina com a justificativa de ajudar o bebê a passar melhor. O que tem que alargar na hora do parto é a bacia, a vagina é elástica, é como um diafragma, a passagem do bebê ali é super rápida. Se ele for meio grandinho vai haver a laceração (tipo, vai rasgar), mas isso é muito raro de acontecer e não dói como todo mundo diz, nao. A episio está proibida de ser feita (eeee), o medico, ou enfermeiro que praticar terá que se justificar do motivo do procedimento. Assim como a raspagem e lavagem intestinal. Depois do parto não é necessario nenhum tipo de limpeza no utero, a ocitocina irá expelir a placenta, e irá produzir pequenas cólicas para que seu utero volte a se contrair, diminuir os vasos sanguineos, o sangramento e alcançar o tamanho original.

Uma coisa que soube é que o bebe hoje em dia não precisa chorar mais ao nascer. Se ele está bem, com a corzinha boa e tals, ele nao precisa chorar, não. E se precisar, os medicos nao dao mais aquele tapão na bunda hahahaha, fazem tipo uma massagem nas costas do bebê pra ver se ele reaje.

Enfim, hoje foi isso. No encontro que vem aprenderemos mais coisas e escrevo aqui! Se me lembrar de algo durante a semana vou colocando.