Mostrando postagens com marcador pré natal.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pré natal.. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Consulta pré natal - ultimo trimestre

Olá.

Como havia notificado ontem, fui a minha consulta pre natal apresentar os útlimos exames de sangue e urina da minha gestação. Semana passada quando fui marcar, não tinha horário com a Dra. Eldery, médica que me acompanhou a metade da gestação, então marquei com outra.

Acredito que ela seja nova no Posto, pois nunca havia ouvido falar dela. Não gostei nenhum pouco da consulta, não sei se ela não está por dentro dos procedimentos ou sei lá o que acontece. Vamos aos fatos.

Primeiro relatei sobre o baixo peso do meu filho. Ela quando viu que era tabagista foi justificando que o baixo peso era devido ao consumo de cigarros e que durante toda a gestação ele foi baixo peso. Eu ao intervir mostrando que meu filho estava com desenvolvimento normal durante toda a gestação (com os ultrassons antigos), não tive uma explicação ou um motivo da falta da ganha de peso do bebê por parte da médica. Ela só disse para eu não me preocupar, pois o desenvolvimento dele estava adequado, só não ganhou peso.

PS: Parei de fumar! !!!!!!!!!

Achei ruim, pois ao inves dela perguntar ou olhar o cartão de gestante e ver que meu filho estava se desenvolvendo bem e que de repente parou de ganhar peso, já foi julgando a falta de peso ao consumo de cigarros. Fazem um terrorismo com as mães tabagistas, vocês não tem ideia. Tem gente que acha que é fácil largar um vicio de muitos anos sem que a gente se estresse a ponto de prejudicar a gestação, enfim...

Depois falei das dores que continuava tendo no baixo ventre e que já havia desconfiado de infecção na bexiga, que os exames de urina pareciam também mostrar isso. Ela sem olhar os exames, já foi dizendo que a dor era provocada pelo encaixe do bebê e pelo alargamento da bacia (Ok, argumento válido, mas gente a dor era na bexiga). Quando então disse novamente que o exame de urina tinha dado alteração e que achava que aquela dor era daquilo, era disse que podia ser mesmo!

A infecção na bexiga pode antecipar o parto. Então, estou tomando medicação de seis em seis horas (odeio medicações de seis em seis, sempre tem que acordar de madrugada, um saco! rs) para que o João Gabriel ganhe um pouco mais de peso.

Interroguei se continuava ou não na hidro, visto que as vezes as dores da bexiga eram bem fortes, ela disse que era melhor parar! Ok!

Falei sobre meus problemas de dor de dente. Ela disse pra eu marcar consulta com o dentista e me indicou paracetamol para dor.

Falei sobre a azia que as vezes me incomoda muito. Ela me receitou dramim!!! Dramim não é pra enjoo? E ficar com mais sono ainda?

Fomos ouvir as batidas do coração - 160 bpm, minha pressão está 11X6 e meu peso 68.8 - ê laiá.

Ela me passou várias medicações, me perguntou onde iria fazer o parto. Dizendo que ia fazer no HU ela perguntou se eu tinha certeza, pois lá só fazem cesariana em último caso, com uma cara não muito boa. Enfim...

Antes da consulta terminar perguntei então sobre a próxima consulta. Ela olhou meu cartão de gestante e disse que eu já tinha tido mais de seis, que então não precisava voltar. Ao dizer a ela que a Dra. Eldery disse que a partir da 37ª semana eu deveria comparecer ao Posto toda a semana para acompanhar, a nova doutora me falou que se eu quisesse ir que fosse, mas que não precisava.

Saí bem insegura do consultório e fui a recepção. Perguntei sobre o acompanhamento. A atendente não sabia responder, mas a enfermeira (acho que chefe) disse que sim, que eu tenho que ir toda semana me consultar até o bebê nascer e sempre que sentir qualquer probleminha por menor que possa parecer. Marquei consulta com a enfermeira obstetra e reclamei dos meus dentes (tá doendo essa porra rsrs), ela disse que se eu não melhorasse hoje que era pra ir lá e na consulta com a enfermeira agendar com ela a consulta com dentista, já que gestante tem "prioridade" (e a doutora nova não fez nada quanto isso, affe!).

Enfim, o Posto está com novos funcionários e tem me desagradado um pouco. Existe um protocolo a ser seguido, obviamente, mas tem também as excessões. Por exemplo, o dia de marcar a consulta pre natal, agora é sexta feira, o dia da consulta é quarta feira. Porem, havia acabado de sair de uma consulta e atendente disse pra eu voltar na sexta pra marcar a proxima. A tal enfermeira (que eu acho que é a chefe), disse que não, que não havia necessidade de eu voltar ao Posto de Saude só pra marcar uma consulta, visto que estava saindo de uma e que era um acompanhamento. Fiquei pensando nisso. Eu moro do lado do Posto, pra mim não custa nada ir lá marcar e ir as consultas. Mas se tivesse trabalhando, ou morasse um pouquinho longe, voltar lá só pra marcar uma consulta seria um pequeno transtorno (tomando de exemplo exclusivo essa situação).

Atendimento bom sempre vem do profissional, não é mesmo? Os antigos ali atendiam super bem a gente, com um ou outro que a gente tinha vontade de matar, mas na maioria das vezes, bem. Os novo seguem o protocolo apenas e as vezes não percebem que estamos ali precisando de uma consulta e que não estamos fazendo favor algum a eles. O bom é que a chefia sempre interfere a nosso favor, pra que sejamos atendidos e respeitados.

Ah, referente a um comentario que a doutora fez sobre as seis consultas, não sei o que se passou na cabeça dela. O pre natal deve no MINIMO ter seis consultas, duas por trimestre, mas não existe nenhuma lei que proíba a gestante de ter mais que isso. Bem pelo contrário. A gestante tem seus direitos e ser atendida sempre que sentir alguma coisa errada. A priori, as consultas são: uma para solicitação de exame e outra para avaliação dos exames, mas caso esteja com algum problema fora isso, ela pode e deve ir ao Posto de Saude se consultar sim!

Não citei o nome da doutora pra não correr o risco de ser processada hahahaha.

Beijocas, muitas beijocas!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Consulta terceiro trimestre

Dia 03 de agosto fui ao Posto de Saude para minha consulta médica. Queria ir com os resultados dos exames de sangue e ultrassom, porém precisei antecipar a consulta para solicitar um laudo médico.

O procedimento foi o mesmo, fui até a sala para medir pressão e peso. Sesseta e dois kilos e meio, pressão 11/6.

Os resultados dos exames apresentarão-se ótimos. Estou muito bem de saúde. Minha barriguinha foi medida e os corações do bebê ouvidos. Agora é muito fácil escutar o coração do bebê, que tem 145 bpm e deu tres loopings na minha barriga nesse um minuto hahahahaha.

Solicitei um laudo medico, pois vou fazer concurso no dia 24 de outubro, data da previsão do parto. O concurso exige um laudo medico para caso eu necessite amamentar o meu filho ou necessite de uma sala com cadeira e mesa que comporte o tamanho da minha barriga. Como não sei se já terei parido ou não, tenho que solicitar as duas coisas. Coisa interessante que nunca havia prestado atenção nos editais é que se caso eu esteja no hospital no dia do concurso, eles levam a prova até lá pra eu fazer, bacana né?

Depois contarei sobre o curso de gestantes que comecei ontem no Hospital Universitário da UFSC.

Beijocas!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Consulta enfermeira 1 - Segundo trimestre

Hoje foi dia de consulta com a enfermeira. É com ela que solicitamos os exames. Ela fez perguntas de como eu estava me sentindo e disse que sinto muito bem, porém relatei sobre a dor nos dentes, dor de cabeça e prurido e manchas vermelhas no corpo.

Para os dentes irei tentar consulta na segunda feira no Posto de Saúde.
Para a dor de cabeça ela indicou paracetamol, mas não tomo, não, eu aguento!
Para o prurido me deu a pomada acetado de dexametasona, se o prurido nao melhorar em uma semana é pra retornar no posto.

A consulta foi boa, muito querida a enfermeira. Mas o atendimento na recepção antes da consulta foi estranho.

Primeiro fiquei confusa, porém agora entendi o procedimento. Quando a consulta é com o médico o nosso prontuário vai direto para sala de medição de pressão e peso. Quando é com a enfermeira temos que ir até a recepção, pegar esse prontuário, depois ir a sala de medição e depois ao consultório. Em cada posto funciona de uma maneira diferente, no Corrego Grande era.

Na recepção disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira. Olha, gravidez dá irritação na gente, e essa mulher me irritou.
Vou repetir: eu disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira e estou barriguda e minha roupa era justa. Dei meu cartão na recepção, onde estão escritas e bem claras as consultas que fiz e que são de pré natal. A atendente do meu lado perguntou, és gestante? Disse que sim! Ela perguntou: é pra gestante? Disse que sim. Ela perguntou: estás grávida? Disse que sim. Ela perguntou: já tivesse consulta aqui? Respondi: que duas consultas. Ela perguntou: consulta de pré natal? Respondi: sim, duas consultas de pré natal, um com a enfermeira e outra com o médico. Ela perguntou: Teu prontuário está ali? (apontando para um monte de prontuários). Respondi que não sabia. Ela disse: se és gestante teu prontuário tem que estar ali. Eu disse: não sou eu quem organiza os prontuários, tenho consulta para as duas e meia com a enfermeira. Aí ela pegou os prontuários(tás te irritando, né?) e olhou um por um. E disse: teu prontuário não está aqui, aqui ficam os prontuários de todo mundo que tem consulta hoje, tem certeza que é hoje? Respondi: a senhora pode olhar no meu cartão que está na sua mão. Ela disse: deve ter tido algum erro. E eu com aquela cara de "o que eu tenho haver com isso?". Ela foi em outra sala e trouxe meu prontuário dizendo: não haviam colocado teu prontuário no lugar certo. Tem certeza que já fizesses o pré natal aqui? Que és gestante? E eu disse: a senhora está com o meu cartão na mão onde tem todas as consultas que fiz aqui.

Meo deoooooooooooooooooos ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Fui pra sala de medir pressão e ela estava 10/7. Deve ter subido com toda essa perguntação da mulher! Credo, senhor!

Mediram minha pressão e meu peso está igual 59 kg. Na consulta com a enfermeira descobri que estou um pouco abaixo do peso. Uma hora acima, outra hora abaixo, até onde devo comer, não é mesmo? Enfim...

A enfermeira solicitou exames de sangue e urina, parece que vou ter que fazer um bem chato para glicemia, vou esperar pra ver. E solictou um ultra obstetrício. Esses dois primeiros o SUS dá. Também fez a requisição para o morfológico, que só pode ser solicitado com o carimbo do médico e o SUS não paga, porém as clinicas dão um ótimo desconto para quem tem a requisição do médico.

Fui até a recepção, solicitei os dois exames. A requisição do de sangue fica no Posto de Saude. A requisição do US Obstetricio fica comigo. Ao contrário do que havia informado antes, esses exames também são marcados pelo Posto de Saúde (igual no Corrego) e entram em contato pelo telefone assim que tiverem data.

Em outro post conto a saga para ouvir o coração do meu filho!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Consulta Pré Natal - Segundo Trimestre

Olá

Hoje acordei cedissimo e fui ao Posto de Saúde. A consulta foi marcada para as oito horas da manhã, cheguei as dez para as oito. Peguei senha na recepção, esperei ser chamada para descobrir que deveria ter me encaminhado direto para sala de procedimento (onde é tirada a pressão). Fui até a sala de procedimento, peguei outra senha... nisso já havia passado das oito horas há tempos.
Chamada a enfermeira informou que como eu cheguei atrasada ela iria me encaixar!!!!!!!!!! Ok!.

Pressão 100/60, peso 59 kilos.

Peraí: 59 kg!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alguma coisa está errada, como me pesei de roupa deve ter dado mais.

Fui atendida quase dez horas da manhã. O médico disse que minha gordura está bem acumulada na região abdominal. Que com algumas caminhadas eu resolvo o problema.

Por isso minha barriga está tão grande e o restante tão magro rsrsrs.

De restante estou com uma saúde ótima!

Devo marcar consulta com a enfermeira mês que vem e fazer novos exames.
Penso que marcarei para semana que vem, do jeito que eles demoram para marcar os exames pelo SUS!!!!! Quero um pré natal perfeito, pro meu filho nascer bem e eu estar sempre saudavel!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mudando de Posto de Saude

Como fui demitida do meu emprego no bairro Santa Monica, não fazia mais sentido em continuar me consultando no Posto de Saúde do Corrego Grande.
Moro na cidade de São José e como tem um PS bem perto de minha casa resolvi continuar meu pré natal ali.

Me informei no PS de Barreiros, sobre o procedimento de mudança de posto, eu deveria apenas levar meu cartão do SUS e marcar consulta.
Por alegria, uma amiga minha de infância, hoje enfermeira e neste local, faria minha primeira consulta.

A consulta em São José, ao contrário de Florianópolis, é marcado no local, ou seja, não precisa solicitar consulta e esperar pelo telefonema. Marquei lá mesmo uma data que foi então no dia 26 de maio, as nove da manhã.

Quando cheguei ao posto, peguei a senha e fui pra uma sala, lá tiraram minha pressão, mediram e pesaram novamente. Altura é a mesma, peso 55,5 kg, pressão 100/17, tempo de gestação 17 semanas e cinco dias.

Após isso fui encaminhada ao consultório e começamos o procedimento, como se fosse a minha primeira consulta.

Levei todos os exames que havia feito, é muito importante a gestante guardar uma pasta com os exames que faz e separá-lo por trimestre, e deixar em local onde todos saibam onde está (peguei essas informações em um site, que não me lembro, desculpem). Caso aconteça algo com a gestante as pessoas que a acompanham podem apresentar os documentos e os médicos saberem quais serão os cuidados necessários.

Voltando, essa primeira consulta (no caso a minha segunda com cara de primeira) é uma entrevista minuciosa sobre antecedentes familiares (hipertensao, tuberculose, hepatite, gemelar, diabete, psicose); sobre os antecedentes pessoais (diabete, hipertensão, cirurgia, hepatite, infertiliade, tuberculose, DST'S, psicose). E vai além, investigando sobre hábitos alimentares, consumo de drogas, atividade sexual, nos últimos doze meses. Ganhei um novo cartão de gestante, onde as informações do cartão antigo foram passados pra esse novo. Porém, a enfermeira não passou para o cartão as informações dos exames que apresentei, isso só pode ser feito pelo médico.

Saí de lá após quase uma hora de consulta, o atendimento nesse Posto foi bem mais minucioso que no outro que havia me consultado. Outra diferença é que no Posto da cidade de São José as anotações ainda não manuais, ao contrário de Florianópolis onde tudo é digitalizado.

Outra distinção é que tive que fazer exames de HIV e HCV, eles me passaram o número do telefone do laboratório, que é no centro histórico de São José e eu mesma liguei pra marcar exame. Gestantes não precisam marcar exame, bastam se apresentar nesse local, do horário das 9 horas as onze da manhã com a requisição do Posto de Saúde (outras pessoas que queiram fazer o exame de HIV devem ligar para o local e marcar horário, isso é gratuito). O resultado desse exame vai diretamente ao Posto de Saúde onde estou sendo atendida.
Os exames que fiz e apresentei demonstraram bons resultados, passei bem pelo primeiro trimestre.

Fui ao Posto de Saude e marquei consulta para o dia 16 de junho, as oito horas da manhã, assim apresento novamente os exames e acredito que saio de lá com a requisição para os exames do segundo trimestre.

A impressão que tive, no atendimento nos dois postos em cidades diferentes é que em São José as coisas parecem ser um pouco mais agilizadas embora o sistema deles ainda não seja totalmente digitalizado.

As informações mais técnicas sobre como funciona o pré natal nos postos de saúde de duas cidades ou melhor de dois bairros de cidades diferentes tentei passar por aqui.

Tive uma grande dificuldade em encontrar informações pela internet sobre como funciona o pré natal pelo SUS. Não digo informações gerais e sim blogs, sites, foruns que falem sobre isso.

Estou achando o processo um pouco demorado, acredito que se fosse particular ou por um plano de saúde, de repente, as coisas fossem mais rápidas. Espero que a marcação para os exames do segundo trimestre nao demorem muito.

Sim, estou ansiosa para saber o sexo do bebê, mas principalmente para saber se ele está bem e se minha saúde está sendo suficiente para nutri-lo.

Depois vou falar de todas as sensações que tive, das gafes que cometi, duvidas, alimentação. Sim, mãe de primeira viagem já começa na gravidez.
Quem sabe o papai resolva se manifestar também, né? Acho interessante um homem grávido por suas impressões e sua vivência, para que futuros papais não se choquem com a realidade de conviver com uma gestante e compartilhem suas duvidas, medos, ansiedades.

Beijão da Gi.