Mostrando postagens com marcador massagem trabalho de parto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador massagem trabalho de parto. Mostrar todas as postagens

sábado, 2 de outubro de 2010

Trabalho de parto ilustrado!

Gente, como sou anta. Aqui no blog tem duas opções de escrita uma "editar html" e outra "escrever", na opção escrever tem as opções de fotos, videos, CORRETOR ORTOGRAFICO e etc e eu só descobri por acaso hoje! Anta!!! hahaha

Bom, vou aproveitar e postar imagens e figuras sobre o trabalho de parto, as posições para fazer e tals. Pensei em reeditar os posts antigos, mas fiquei com preguiça desse.

A figura acima "caminhando para o parto normal" mostra as posições que a mulher pode optar na hora do trabalho de parto. Observem que a lombar é uma região que está sendo sempre privilegiada no relaxamento, pois as contrações partem dali. Observem também que a mulher está sempre agindo a favor da gravidade, ficando sentada, de cócoras (lembrem-se de não ficar de cócoras direto, para não ter enema, apenas na hora da contração, caso opte por essa posição durante o TP) ou em pé, caminhando, rebolando, dançando.

Essa foto protagonizada por mim e pelo Peri no curso de gestantes, é uma sugestão de aliviar a sensação de dor da contração. Massagem nos pés. Observe que a mulher está sempre muito relaxada e o acompanhante também deve estar confortável. A parturiente (gestante prestes a parir) pode sentar numa cadeira ou sofá, ficando em uma posição mais alta e o acompanhante fica mais embaixo. A massagem deve ser leve e demorada, assim que as contrações iniciarem, pressionando mais fortemente nos calcanhares e no tornozelo, são pontos que estimulam a contração (deve ser evitado tocar nesses pontos durante a gestação), conforme mostra figura abaixo.

Dá de ver essa figura acima? Bom, é bem nos calcanhares que ficam as regiões: pélvica, coccix, utero, coluna, então caprichar nessa região vai ajudar muito no relaxamento do corpo, na dilatação e contração. Se verem bem na figura acima existe um ponto de cor verde. Tocando seu pé nessa região sentirão uma bolinha durinha, essa é a região do plexo solar que quando pressionada ajuda a diminuir o inchaço (e ajuda mesmo, ótima opção durante a gestação e pra quem incha, rs)!


Depois dos seus pés longamente massageados e com certeza seu corpo mais relaxado é a vez da massagem nos ombros. Nada de pressionar, de tensionar. O acompanhante deve deslizar as mãos com a ajuda de óleo, óleo de massagem, ou outro (e se tiver adicione  essência de lavanda que é calmante). Essa posição que estou sentada é ótima para parturiense, o coccix ( a bunda), fica bem atrás e a coluna alinhada a posição na cadeira, mas pode ser outra posição que os dois se sintam mais confortáveis. E vai deslizando as mãos em movimentos cruzados, nos ombros, descendo até a metade das costas. E vá deslizando bem gostoso, bem suave, pode usar a parte debaixo das mãos também, criando movimentos relaxantes (reparem na foto que estou babando)
Depois, quando o trabalho de parto começa a ficar tenso é hora de massagear o coccix. A massagem deve seguir o protocolo dos ombros, essa região fica bem dolorida. Nessa fase mais drástica a mulher deve ser massageada, andar, fazer os movimentos acima sugeridos, enfim, movimentar-se e estar relaxada e tranquila para que sua sensação de dor seja menor, ou inexistente, sua concentração seja apenas no bebê que está chegando. O acompanhante deve observar se o maxilar da mulher está relaxado (área ligada a pelve) e os ombros soltos.

Outras dicas para o trabalho de parto.



A figura acima mostra ficar de cocóras durante o intervalo da contração, o que aprendi é o contrário. Enfim, e agora? rs
Fontes de figuras:
Arquivo pessoal
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-tpm/combatendo-a-tpm-1.php
http://bebeblogger.com.br/noticias/exercicios-na-hora-do-parto-reduzem-chance-de-cesarea-e-dor/

Espero que com as ilustrações fique mais claro, rsrs. Agora o blog vai ficar bem fofo!

Outras fotos reeditarei em antigos posts, se ficar complicado me avisem, ok?

Beijocas!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Trabalho de parto de novo!

Alguém sabe como se coloca fotos na postagem? Eu não sei fazer isso, não, me ajudem sim?

Trabalho de parto o que fazer?

Primeiro de tudo, saiba quando está entrando em trabalho de parto. Sentirás uma pressão que vai das costas (região lombar), até o baixo ventre e sobe. A barriga vai ficar bem dura, a sensação é tipo uma cólica menstrual.

Começou a sentir, mas que maravilha. Respire, respire usando a sua região abdominal, se acalme, se tranquilize, fique zen, sorria, seu filho está chegando. Respiração abdominal: sente-se se maneira confortável, pode ser com a pernas dobradas quase posição de ioga, mas sem cruzá-las entre si. Ponha uma mão na parte de cima da barriga e outra na parte debaixo e inspire pelo nariz naturalmente. Na expiração faça um pouco mais longa e solte pela boca. Caso esteja muito, muito ansiosa, faça pela boca a inspiração e a expiração, até sentir que se acalmou e então retome conforme o inicio. Se concentre no seu bebê, na alegria que ele está chegando, sorria, pense em coisas boas e positivas. Se tiver alguma coisa pra arrumar, arrume, respire, inspire, faça com calma, muita calma. Avise ao seu acompanhante que seu trabalho de parto começou. Ande pela casa, rebole suavemente. O inicio do trabalho de parto não é muito dolorido, por isso, aproveite para acelerá-lo e se tranquilizar.

Seu acompanhante será seu amigo nessa hora. Ele deve estar ciente em usar tecnicas para acalmar você. Ele deve sempre preveni-la se estiver com ombros e maxilares tensos. Deve orientá-la sempre em soltar. Baixar a luminosidade do local, ver se está em temperatura agradável (se fores parir no inverno é bom ter um aquecedor), baixar os ruídos extremos. Ele deve fazer, se você quiser, uma boa massagem nos seus pés, estimulando bem os calcanhares e o tornozelo, sem óleos ou cremes para não escorregar. Nada de conversas cabeças, tudo calmo, tranquilo, rir ajuda. Depois dessa massagem ele pode, se você quiser, massagear seus ombros. Nada de tensionar, use as mãos de maneira deslizante, um oleo essencial de lavanda misturado a um óleo qualquer ajuda no relaxamento. A lavanda é super tranquilizadora e o óleo vai auxiliar que as mãos deslizem. Depois, quando é a vez do coccix. Não se preocupem em seguir a risca esse procedimento. A mulher deve fazer aquilo que sente vontade. Ideal é não deitar, para que a gravidade ajude na descida do bebê. Iniciar pela massagem nos pés é ótimo para relaxar. Andar bastante, rebolar, sentar de frente para as costas da cadeira esticando bem o coccix, ficar de quatro, várias coisas ajudam na hora do trabalho de parto. Se sentir fome, coma, algo leve, mas coma. Quando as contrações aumentarem um banho quentinho ajuda muito, jogar bastante água na região lombar ajuda a relaxar. Quanto mais relaxada, mais as contrações avançam, mais rápido a mulher dilata. Evitar a adrenalina.

Quando as contrações forem 3 em 10 minutos, hora de ir pra maternidade. Chegando lá, pela emergência a mulher será encaminhada a uma sala e farão nela o exame de toque. Sim, queridas amigas, vão te dar muitas dedadas, vão ouvir o coração do seu filho e te deixarão lá na salinha pra que tu continues o trabalho de parto. E o acompanhante vai lá, diminui a luz, verifica se a temperatura ambiente está boa, faz massagens, ajuda nos exercícios, tudo continua como na sua casa. A equipe se for boa e sensível vai colocá-la na bola, no cavalinho, vai levá-la ao banho quente. Se não continuem nas massagens, caminhando. Não fique de cocoras, pode causar enema. Pode caminhar e na hora da contração fique de cocoras, ajuda bastante. A respiração quando está em trabalho de parto ativo, deve ser natural, não force nada, se puder, após a contração puxe bem o ar pelo nariz, deixe ele passar pelo pulmão, diafragma, abdomem, tudo e expire bem forte. Caso consiga, pois sua barriga vai estar bem contraida e dura e de repente nao dê, não faz mal. Não grite, não urre, não morda, não xingue. Guarde suas forças para a hora da expulsão. Pense positivo, a contração é sinal de que seu filho está chegando, é menos uma, logo terás ele nos braços, pense nisso, pense num sorvete gostoso, num dia de praia, um dia de frio debaixo das cobertas quentinhas. Não preste atenção na cara feia se algum profissional da saude lhe fizer, não ligue pra ele, pense no seu filho lindo e amado e gostoso. Se tens vergonha em expor o corpo, em ter profissionais fazendo o exame de toque para saber sua dilatação, veja como será feito isso no local onde irá parir, essa timidez pode levar a tensão e a tensão leva a dor e isso só atrasa o parto, só dificulta as coisas.

Informação é só o que a gente precisa para estar tranquila na hora do parto. Informe-se muito.

Eu queria saber como põe fotos pra mostrar as posições do trabalho de parto.

Ah, esse exercicio de respiração abdominal pode e deve ser praticado por todas as pessoas, precisam ver como acalma, vai treinando todos os dias e cada vez mais tem resultados.

Beijocas