Mostrando postagens com marcador Posto de Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Posto de Saúde. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Consulta enfermeira 1 - Segundo trimestre

Hoje foi dia de consulta com a enfermeira. É com ela que solicitamos os exames. Ela fez perguntas de como eu estava me sentindo e disse que sinto muito bem, porém relatei sobre a dor nos dentes, dor de cabeça e prurido e manchas vermelhas no corpo.

Para os dentes irei tentar consulta na segunda feira no Posto de Saúde.
Para a dor de cabeça ela indicou paracetamol, mas não tomo, não, eu aguento!
Para o prurido me deu a pomada acetado de dexametasona, se o prurido nao melhorar em uma semana é pra retornar no posto.

A consulta foi boa, muito querida a enfermeira. Mas o atendimento na recepção antes da consulta foi estranho.

Primeiro fiquei confusa, porém agora entendi o procedimento. Quando a consulta é com o médico o nosso prontuário vai direto para sala de medição de pressão e peso. Quando é com a enfermeira temos que ir até a recepção, pegar esse prontuário, depois ir a sala de medição e depois ao consultório. Em cada posto funciona de uma maneira diferente, no Corrego Grande era.

Na recepção disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira. Olha, gravidez dá irritação na gente, e essa mulher me irritou.
Vou repetir: eu disse que tinha uma consulta pré natal com a enfermeira e estou barriguda e minha roupa era justa. Dei meu cartão na recepção, onde estão escritas e bem claras as consultas que fiz e que são de pré natal. A atendente do meu lado perguntou, és gestante? Disse que sim! Ela perguntou: é pra gestante? Disse que sim. Ela perguntou: estás grávida? Disse que sim. Ela perguntou: já tivesse consulta aqui? Respondi: que duas consultas. Ela perguntou: consulta de pré natal? Respondi: sim, duas consultas de pré natal, um com a enfermeira e outra com o médico. Ela perguntou: Teu prontuário está ali? (apontando para um monte de prontuários). Respondi que não sabia. Ela disse: se és gestante teu prontuário tem que estar ali. Eu disse: não sou eu quem organiza os prontuários, tenho consulta para as duas e meia com a enfermeira. Aí ela pegou os prontuários(tás te irritando, né?) e olhou um por um. E disse: teu prontuário não está aqui, aqui ficam os prontuários de todo mundo que tem consulta hoje, tem certeza que é hoje? Respondi: a senhora pode olhar no meu cartão que está na sua mão. Ela disse: deve ter tido algum erro. E eu com aquela cara de "o que eu tenho haver com isso?". Ela foi em outra sala e trouxe meu prontuário dizendo: não haviam colocado teu prontuário no lugar certo. Tem certeza que já fizesses o pré natal aqui? Que és gestante? E eu disse: a senhora está com o meu cartão na mão onde tem todas as consultas que fiz aqui.

Meo deoooooooooooooooooos ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Fui pra sala de medir pressão e ela estava 10/7. Deve ter subido com toda essa perguntação da mulher! Credo, senhor!

Mediram minha pressão e meu peso está igual 59 kg. Na consulta com a enfermeira descobri que estou um pouco abaixo do peso. Uma hora acima, outra hora abaixo, até onde devo comer, não é mesmo? Enfim...

A enfermeira solicitou exames de sangue e urina, parece que vou ter que fazer um bem chato para glicemia, vou esperar pra ver. E solictou um ultra obstetrício. Esses dois primeiros o SUS dá. Também fez a requisição para o morfológico, que só pode ser solicitado com o carimbo do médico e o SUS não paga, porém as clinicas dão um ótimo desconto para quem tem a requisição do médico.

Fui até a recepção, solicitei os dois exames. A requisição do de sangue fica no Posto de Saude. A requisição do US Obstetricio fica comigo. Ao contrário do que havia informado antes, esses exames também são marcados pelo Posto de Saúde (igual no Corrego) e entram em contato pelo telefone assim que tiverem data.

Em outro post conto a saga para ouvir o coração do meu filho!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Consulta SUS / Sensações - Segundo Trimeste

Acabei de vir do Posto de Saúde. Marquei para amanhã a consulta, as 14:30, vou requerer novos exames e também o exame ultrassom morfológico. Esse é um dos exames mais importantes da gestação, pois apresenta 85% dos problemas físicos que o bebê pode ter, deformações e etc. Ele deve ser feito entre a 20ª e a 24ª semana de gravidez. Parece que o SUS não faz esse tipo de exame, mas com requisição médica fica mais barato nas clinicas. Ele custa por volta de 160 a 300 reais. Bem caro, né? Mas é preciso.

Fui também para marcar dentista. A antendente (um amor aquela mulher) disse que gestante deveria ter atendimento preferencial, pois são muitos os problemas que nós temos durante esse período. Mas não hpa vagas. Sexta feira sai o número de consultas que irão abrir para outra semana. E segunda feira tenho que chegar bem cedo para ver se consigo vaga. O Posto abre as sete, as seis e pouco devo estar lá pra conseguir a minha vaga! Torcemos.

O segundo trimestre tem me apresentado muito mais tranquilo que o primeiro. Minha disposição está normal, não como antes, pois eu tinha um super pique, mas bem normal. Durmo normal, tenho cansaço normal. Os enjoos diminuíram a quase 0 %. As vezes tenho azia, bem forte, sempre no fim da tarde. Acredito que como minha barriga está maior, a pressão que se faz na região do estômago também é maior. Tenho procurado não ficar sentada após o almoço. Ou fico em pé, ou fico meio deitada/sentada.

As dores nas costas estão começando, porém estou driblando bem com pequenas caminhadas ao dia, água quente na região do coccix e alongamentos. Ficar deitada (toda esticada) de barriga pra cima incomoda, a posição ideal é de lado, bem confortável. Ficar muito tempo sentada incomoda também. Mas nada demais, não, coisinhas que dão de driblar fácil, fácil. O ruim é que comecei a ter dores de cabeça. Antes tinha essas dores de ressaca ou cansaço intenso. Como eu me oponho a tomar remédio (o paracetamol é indicado para grávidas) fico deitada, procuro dormir, pois tenho medo da medicação. Muito!

Então resumindo as sensaçõs do segundo trimestre: problema nos dentes e gengiva, dores nas costas, azia e dores de cabeça!

Porém, sempre tem algo de delicioso nessa história toda. Já sinto meu bebê mexer, faz tempo, porém agora ele se mexe mais, com mais intensidade. O papai Peri pode senti-lo no domingo durante o jogo da Alemanha com a Inglaterra. São tremidas mais fortes e ele parece já se comunicar comigo (a louca de novo hahaha), mas quando ponho músicas, quando estou mais "excitada", ele responde com seus movimentos. Quando me bate tristeza ou desânimo por alguma coisa, é só por a mão na barriga que fico numa sensação de completa paz. Isso ajuda a superar as pequenas coisinhas físicas e as grandes psicológicas que tenho sentido na gravidez. O meu filho me dá muitas forças! Ele já me traz muita tranquilidade a mãe doida que ele arrumou.

Beijocas!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Relatando

Não espere emoções nesse primeiro relato, ok? Tudo bem prático...

Em março, após duas semanas de ter entrado no meu emprego, acordo enjoadíssima e com a menstruação duas semanas atrasadas.
Hmmmmm....
Falei com meu namorado e tensos compramos o exame de farmácia, apreensivos e na casa dos meus pais vou ao banheiro e...

Pausa!
Sei que é de conhecimento de muitos, mas ô coisinha degradante esse exame, hein? Muito mais xixi na mão do que naquele potinho, é nojento!

Continuando, lendo as intruções botei a fitinha dentro do meu mijo e fiquei segurando até que duas lindas listras rosas apareceram.

Saí do banheiro, olhei pra cara do meu namorado e ele já abriu aquele sorrisão.
Mas... não fiquei satisfeita. Tinha que fazer o de sangue. Nisso, o futuro papai cheio de esperança de ter plantado na minha pacinha a linda sementinha da vida, me pega no trampo ao meio dia e vamos fazer o exame de sangue.

Pausa: odeio exames de sangue, odeio agulhas na veia, odeio do verbo odeio!

As oito da noite, entro no site do Laboratório Santa Luzia e está lá confirmado: POSITIVO!

E agora? Trabalhando em experiência ... ainda morando na casa dos pais... ai ai...

Vamos em frente não é mesmo?

Mantivemos algum segredo, pelo menos aos futuros avós maternos e no meu trabalho para organizarmos a vida pra chegada do bebê e blá blá blá.

Gravidez confirmada e pais felizes com a tão linda notícia fomos marcar os exames no Posto de Saúde do Córrego Grande, em Florianópolis. Na época era uma ótima opção, pois era perto do meu trabalho.

Pegamos uma senha e solicitamos a consulta, a data e hora seria avisado por telefone. Consulta marcada para cinco de abril. A médica, junto com uma estagiária, me atenderam com meu namorado.
Fui medida: 1.64. Pesada: 54 kilos! Data da última menstruação: 21/01/2010. Pressão 100/60. Provável nascimento em 28 /10/2010. Várias perguntas respondidas e saí da sala com várias requisições de exames que foram solicitados na recepção do Posto, como na consulta a data, hora e local seriam avisados por telefone.

Tá chato, né? Mas pediu pra contar, tô falando tudo, rs.

Os exames de sangue foram marcados para o dia 26 de abril, isso mesmo, quase 20 dias depois da primeira consulta. Fomos então, as quase sete da manhã ao Ciência Laboratório Médico, na Avenida Rio Branco para tirarem meu sangue.

Pausa de novo: tive que fazer o exame de urina lá no laborátório. A atendente fala pra higienizar o local, a ..., isso mesmo, lá embaixo, descartar o primeiro jato e usar o restante do xixi no potinho. Muito nojento, quase me mijei toda e quase mijei todo o local. Eu não confio naqueles protetores de assento, só sento e me sinto a vontade no banheiro da minha casa. Arghhhhhh!

Adendo: A essas alturas minha família toda já estava sabendo da minha prenhice. O bebê já tinha ganho seu primeiro presentinho: um conjuntinho de malha de manga, tamanho RN, na cor amarela... ai que amor! Minha vó que deu.

Dia cinco de maio tive os resultados dos exames pela internet.

O exame de ultrassom foi marcado para o dia 07 de maio, no HU, as nove da manhã. Dizia assim no papel da requisição: exames realizados entre nove e onze horas chegar das sete as nove da manhã. Eu bem patona cheguei lá as sete da manhã mesmo! Affe.
Eles marcam vários exames de ultrassom no mesmo dia e horário, mas funciona como ordem de chegada, mas não precisava cehgar tão cedo. Bom, pelo menos fui a primeira.
O médico que fez o ultrassom chegou quase as dez da manhã e lá fomos eu e o papai orgulhoso com sua câmera para filmar tudo pra dentro da sala.
Ele passou a meleca na minha barriga e ficou explicando pra duas moças o que era aquilo na tela. E eu ansiosíssima querendo ver meu bebê! Até que o médico virou o monitor pra mim e lá estava ele - disse que não ia ter emoção, mas essa parte é a melhor - lindo meu filho, lindo, lindo, chorei igual bezerro desmamado. Meu irmão nessa hora foi lá para ver também (ele faz facul de enfermagem e conseguiu entrar, pois só pode entrar a gestante e um acompanhante).

Saí da sala com uma única foto do meu bebê! E informações escritas a mão numa folha anexada na requisição do exame - gestação única, movimentos fetais presentes, batimentos cardiacos fetais presentes. Comprimento cabeça-nádegas - 86 mm. Placenta com implantação na parede ant. do útero com grau de maturidade 0. Líquido amniótico com quantidade normal. Conclusão: Gestação de 14 semanas e 4 dias (mais ou menos 10 dias).

Conto mês sempre no dia 21 e semana sempre as sextas feiras.

Por hoje é isso, abaixo informações gerais:

Os exames que a gestante devem fazer:
hemograma, sifilis - vdrl, rubeola igg, cultura de urina, parasitologico de fezes, grupo sanguineo (tipage, toxoplasmose igg, glicose, antibiograma, hbs-ag, fator rh (d), toxoplasmose igm, parcial de urina, bacterioscopia, anti-hbs., hiv, hcv.

Na primeira consulta de pré natal pelo SUS a mulher recebe um cartão, denominado "Cartão da Gestante". A gravidez é dividida em trimestres e em cada um deles é necessário uma bateria de exames e todos os resultados são anotados nesse cartão.