Apesar de já ter decidido meu parto, natural, normal e sem nenhuma intervenção cirurgica, ainda continuo lendo sobre o assunto.
Infelizmente, na quinta feira, não pude ir ao curso de gestante, que seria visita a maternidade do HU, pois estava (estou) com uma forte dor no baixo ventre, que mal me deixava (agora melhor) andar.
E insisto no assunto, pois estando de sete meses, 32 semanas tenho que estar super segura do que quero e não ser dessas gestantes enganadas que existem por aí no mundo. Sempre gostei de ter argumentação para minhas escolhas e sempre gostei de saber dos outros lados pra conseguir respeitá-los.
A minha família vem da cultura cesarista. Meu pai e minha mãe após essa dor insuportável que tive (tenho) ficaram insistindo que eu deveria marcar meu parto. Embora eles respeitem bastante minhas escolhas em relação a qualquer coisa sobre meu filho, temem muito pela minha saude. Temem a milha em fazer o parto em um hospital público, temem em eu ser forçada a ter um parto normal e eu e o bebê morrermos ou termos problemas. Eles acham mais seguro fazer ultra toda semana e marcar o parto (ou seria cirurgia?) para a tranquilidade de todos.
Respeito muito a opinião deles e sei que tudo isso é preocupação e zelo, mas cansa essa falta de informação e essa mania de achar que cesareana é mais seguro que parto normal. Cesarea, embora ainda não tenha citado dessa forma, é cirurgia. Parto é parto normal. Acredito que escolhi um bom hospital para parir meu filho, acredito no UTI do hospital, tanto pra mim quanto pro meu filho, caso nos aconteça algo, e acredito muito que se precisar de cirurgia eles irão fazer sim, não vão me deixar sofrendo.
Abaixo são só refelxões da minha mente, tá gente? Nada de levar a ferro e fogo.
O que é o sofrimento do parto? Nada mais é, ou melhor, são contrações. Contrações que podem ser doloridas ou não, depende de pessoa para pessoa. Vamos a reflexão: minha vó quando estava em trabalho de parto, não sabia o que estava acontecendo, nem sabia por onde sua filha iria sair. Ao lado ela tinha apenas sua mãe e a parteira. Suas dores foram terrivelmente sentidas, não apenas nesse parto, mas em todos os outros que foram pra frente. Qual a opinião da minha vó sobre parto? Que dói pra cacete!
Uma instrutora de yoga, já acostumada com exercicios para mente, teve parto normal, o trabalho de parto durou apenas seis horas e ela não sentiu dor alguma. Qual a opinião dessa mulher sobre parto normal? Que é uma das melhores experiências que ela teve na vida.
Uma mulher normal e comum que depende do SUS para parir, vai parir em um hospital publico. Hospitais públicos só fazem parto normal. Ela começa a sentir contrações, corre pra maternidade, a maternidade diz que ela não está dilatada, manda essa mulher voltar depois de nao quanto tempo, a mulher vai pra casa, morre com a dor, depois vai pra maternidade e fica lá "jogada", com seu sexo exposto, "levando dedadas" até que enfim vai parir. Qual a opinião dessa mulher sobre parto natural? Que é um martirio que o hospital a deixou passando dor, que quase morreu.
Uma mulher normal e comum que depende do SUS para parir e etc, que teve preparo para o parto normal, fica em casa praticando os exercicios, sabe a hora de ir pra maternidade, conhece os procedimentos de espera, está ciente e consciente de tudo, qual o opinião sobre parto normal? Que é uma maravilha.
A maioria das mulheres que fazem cesareana tem desculpas muito esfarrapadas dos seus médicos. Sim, a maioria deles diz que vão tentar sim um parto normal, mas se tiver qualquer risco para o bebê ou para mãe, vão ter que intervir para a cesareana. 85% dos partos de convenios médicos e particulares são por cesareana. Fico pensando: pô, que merda de pré natal essa mulherada tá fazendo? Trezentos exames, vacinas, ultrassons e em 85% desses casos o bebê está sempre apresentando risco de vida? O que estamos fazendo de errado para que bem na hora H ou na hora P esses bebês tenham tanta dificuldade para nascer? Será que nosso corpo foi tão geneticamente modificado pelos "anos de evolução" que minha vozinha bonitinha conseguiu parir sete, em casa, sem nenhum aparelho sequer para ouvir o coração e a gente com toda essa parnafenália não consegue ter um filho pelas vias naturais?
Pensar sempre é preciso.
Para a mãezinha e o paizinho a cesareana é bem mais segura. Eles ficariam muito mais tranquilos se eu optasse por isso. Acham uma palhaçada essa coisa de exercicios para abrir a bacia, e respiração. Pra quê? É só sentir a contração, ir pra maternidade, pagar e parir, pronto! Pra que dor? Pra que incerteza? Pra quê? Pra que ir correndo para maternidade? E se o bebê morre? E se sou mal atendida no hospital público? E se eu morro?????
É.... acho que quero ser mulher. Provar pra mim mesma que eu sou uma mulher e que posso sim parir meu filho, minha natureza é pra isso. Fui criada biologicamente pra isso. Sou bicho fêmea e sempre gostei da minha porção bicho de ser e quero continuar sendo. É a coisa mais feminina que existe, o menstruar, o gestar e o gerir (existem esses verbos?) e não quero abdicar disso, de usar meu corpo todo para que ele foi feito!
Se precisar de intervenção, será pq é realmente necessário e não pq o médico não sabe fazer parto normal. rsrsrs
Agora, que vou ter que ouvir até lá.... hahahahahahah
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador parto cesaria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador parto cesaria. Mostrar todas as postagens
sábado, 4 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Desmisitificando partos de novo
Minha opção é pelo parto normal, sem anestesisa, sem analgésico, sem nada. E tenho me preparado para isso. Acredito ser o melhor para mim e para meu filho. Apesar da tão temida dor, os hormônios que os provocam também irão ajudar meu organismo a se recuperar e considero que meu filho deva nascer na hora que ele quiser.
Pensei bastante sobre o assunto e ainda penso. E sempre pergunto muito de tudo pras pessoas quando elas comentam casos de cesaria ou de parto natural. É estranho ouvir certas coisas e perceber o quanto as pessoas são desinformadas. Não só em relação ao parto, mas a gravidez em si. Vamos lá a tudo que eu lembrar no momento.
Comentário: Se eu fosse tu não ia pra tal maternidade. Tu acredita que minha amiga foi pra lá com as dores do parto e mandaram ela ficar caminhando? A guria morrendo de dor e mandam ela caminhar. E a criança quase nasceu morta, tava com o cordão no pescoço e sem ar.
Gente, muita calma nessa hora. Caminhar é uma das maneiras para controlar a sensação de dor causada pelas contrações. Quase metade dos bebês nascem com o cordão enrolado, a maioria das vezes o cordão é bem elástico, não tem problema. E estava sem ar? Como assim sem ar? Que ar?
Comentário: Parto normal deixa a vagina larga. Nunca mais vai ter prazer sexual.
Gente, o que dilata não é a vagina. A vagina é como o diafragma, elástica pra cacete, o bebê só passa por ali na expulsão depois volta pro lugar. O que dilata é a bacia, sim, o osso mesmo, vai dilatanto pro bebê passar. E depois volta tudo pro lugar, é pra isso que temos o tal do resguardo. Sim, mesmo no parto normal. É importante se cuidar pra que o utero, a bacia, tudo volte para seu lugar corretamente, se a pessoa nao se cuida nesse periodo, tendo PN ou PC vai ter problemas depois, cuidem-se!!!!
Comentário: Gravidez de menino deforma a mulher
Olha, até o momento não fiquei nada, nada deformada. Minha pele está ótima, meus cabelos também. Só se o ultra errou o sexo do bebê (ô meu deus hahahaha) ou se a deformação está para vir.
Comentário: Tua barriga tá muito baixa, logo nasce.
É claro, né? Estou no setimo mes, é claro que meu bebê logo nasce. Ele está encaixando e cada barriga é uma barriga, tem as mais altas, as mais redondas e etc.
Comentário: Coitada, tsc, coitada, mais uma sofredora no mundo!
Vão se f***** rogar praga pra mãe que pariu esses seres, oras!
Comentário: Parto normal? Tu não vai conseguir, tu acha que vai passar um bebê por aí?
Oras, umas das minhas avós teve sete filhos, dois morreram (gêmeos) e não foi no parto, se ela pariu sete, em casa, sem toda a tecnologia que temos hoje, pq eu não posso conseguir? Valha me deus. A mulher se tornou um ser alienigena, incapaz de gerar uma vida por entre suas pernas. Inacreditável.
Eu já escrevi sobre isso? Sim, sim, escrevi sim. Alias, sonhei com isso. Sonhei que escrevia um post como esse e que perdia meu bebê logo depois. Sonhei isso e no sonho escrevia isso. Espero que não aconteça.
Enfim, se for decidir ter um bebê, não pense na dor do parto e em bobagens como ficar larga para que te impeça de ter um parto normal.
Já considerei bastante a cesariana, principalmente em marcar uma. Estariam todos presentes, meu pai, mae, irmao e quem sabe o papai. Não teria essa de sempre estar acompanhada, ou com todos os celulares dos meus familiares ligados e sempre com creditos para se caso acontecer alguma coisa. Saberia exatamente o dia que iria parir, nao iria "atrapalhar" os concursos que vou fazer e etc. Além de ter a certeza de que no dia estarei com a depilação em dia (olha, coisa dificil agora viu? Nem consigo cortar a unha fdos pés, quanto mais ali....), com as coisas arrumadas, bem tranquila, saindo de dentro da minha casa. Não teria as surpresas de estar em algum lugar longiquo, ou no meio da rua. Mas penso também que meu bebê, de repente, queira vir antes do dia da marcação da cesaria, então como fico?
Não condeno a cesaria completamente, condeno quem condena o parto, o parto natural, o parto cesariana. Não acho que a mulher que opte pela cesariana é menos mulher ou pior mãe, mas acredito que se ela fosse melhor informada, que desmistificassem o parto normal, quem sabe ela faria essa opção. É sempre importante se informar, de todos os jeitos, de todas as formas, em todos os sentidos. Não ouvir o que pessoas desinformadas, mesmo que já tenham passado pela experiencia do parto. Veja se a pessoa está informada, veja o motivo pelo qual aconteceram aquelas coisas que ela relata. A gente se surpreende como a pessoa não sabe de fato porque aquilo aconteceu. Por exemplo a mulher que fez cesariana, pois nao tinha dilatação. Ela esperou apenas seis horas de trabalho de parto pra isso, procurou um medico e uma clinica habituada a partos de cesariana, mas nao tinha muita consciencia disso. O bebê dela não estava em sofrimento, os batimentos estavam bons, só que ela estava sem dilatação. Claro, tinha que esperar dilatar, as vezes demora umas vinte horas pra mais. Se o bebê está ok, pode esperar. Ele está preparado pra isso. É ruim ouvir isso, a mulher nem sabe pq fez cesariana e ainda desnecessariamente e se convence desse argumento: ah, não dilatei, não tinha passagem. E na verdade não quiseram esperar....
Ou fez cesariana por causa do cordão enrolado, ou porque o bebê era muito grande, mas a maioria que ouço dessa de cesariana é a tal dilatação. Que pena!
Beijocas
Abraços!
Pensei bastante sobre o assunto e ainda penso. E sempre pergunto muito de tudo pras pessoas quando elas comentam casos de cesaria ou de parto natural. É estranho ouvir certas coisas e perceber o quanto as pessoas são desinformadas. Não só em relação ao parto, mas a gravidez em si. Vamos lá a tudo que eu lembrar no momento.
Comentário: Se eu fosse tu não ia pra tal maternidade. Tu acredita que minha amiga foi pra lá com as dores do parto e mandaram ela ficar caminhando? A guria morrendo de dor e mandam ela caminhar. E a criança quase nasceu morta, tava com o cordão no pescoço e sem ar.
Gente, muita calma nessa hora. Caminhar é uma das maneiras para controlar a sensação de dor causada pelas contrações. Quase metade dos bebês nascem com o cordão enrolado, a maioria das vezes o cordão é bem elástico, não tem problema. E estava sem ar? Como assim sem ar? Que ar?
Comentário: Parto normal deixa a vagina larga. Nunca mais vai ter prazer sexual.
Gente, o que dilata não é a vagina. A vagina é como o diafragma, elástica pra cacete, o bebê só passa por ali na expulsão depois volta pro lugar. O que dilata é a bacia, sim, o osso mesmo, vai dilatanto pro bebê passar. E depois volta tudo pro lugar, é pra isso que temos o tal do resguardo. Sim, mesmo no parto normal. É importante se cuidar pra que o utero, a bacia, tudo volte para seu lugar corretamente, se a pessoa nao se cuida nesse periodo, tendo PN ou PC vai ter problemas depois, cuidem-se!!!!
Comentário: Gravidez de menino deforma a mulher
Olha, até o momento não fiquei nada, nada deformada. Minha pele está ótima, meus cabelos também. Só se o ultra errou o sexo do bebê (ô meu deus hahahaha) ou se a deformação está para vir.
Comentário: Tua barriga tá muito baixa, logo nasce.
É claro, né? Estou no setimo mes, é claro que meu bebê logo nasce. Ele está encaixando e cada barriga é uma barriga, tem as mais altas, as mais redondas e etc.
Comentário: Coitada, tsc, coitada, mais uma sofredora no mundo!
Vão se f***** rogar praga pra mãe que pariu esses seres, oras!
Comentário: Parto normal? Tu não vai conseguir, tu acha que vai passar um bebê por aí?
Oras, umas das minhas avós teve sete filhos, dois morreram (gêmeos) e não foi no parto, se ela pariu sete, em casa, sem toda a tecnologia que temos hoje, pq eu não posso conseguir? Valha me deus. A mulher se tornou um ser alienigena, incapaz de gerar uma vida por entre suas pernas. Inacreditável.
Eu já escrevi sobre isso? Sim, sim, escrevi sim. Alias, sonhei com isso. Sonhei que escrevia um post como esse e que perdia meu bebê logo depois. Sonhei isso e no sonho escrevia isso. Espero que não aconteça.
Enfim, se for decidir ter um bebê, não pense na dor do parto e em bobagens como ficar larga para que te impeça de ter um parto normal.
Já considerei bastante a cesariana, principalmente em marcar uma. Estariam todos presentes, meu pai, mae, irmao e quem sabe o papai. Não teria essa de sempre estar acompanhada, ou com todos os celulares dos meus familiares ligados e sempre com creditos para se caso acontecer alguma coisa. Saberia exatamente o dia que iria parir, nao iria "atrapalhar" os concursos que vou fazer e etc. Além de ter a certeza de que no dia estarei com a depilação em dia (olha, coisa dificil agora viu? Nem consigo cortar a unha fdos pés, quanto mais ali....), com as coisas arrumadas, bem tranquila, saindo de dentro da minha casa. Não teria as surpresas de estar em algum lugar longiquo, ou no meio da rua. Mas penso também que meu bebê, de repente, queira vir antes do dia da marcação da cesaria, então como fico?
Não condeno a cesaria completamente, condeno quem condena o parto, o parto natural, o parto cesariana. Não acho que a mulher que opte pela cesariana é menos mulher ou pior mãe, mas acredito que se ela fosse melhor informada, que desmistificassem o parto normal, quem sabe ela faria essa opção. É sempre importante se informar, de todos os jeitos, de todas as formas, em todos os sentidos. Não ouvir o que pessoas desinformadas, mesmo que já tenham passado pela experiencia do parto. Veja se a pessoa está informada, veja o motivo pelo qual aconteceram aquelas coisas que ela relata. A gente se surpreende como a pessoa não sabe de fato porque aquilo aconteceu. Por exemplo a mulher que fez cesariana, pois nao tinha dilatação. Ela esperou apenas seis horas de trabalho de parto pra isso, procurou um medico e uma clinica habituada a partos de cesariana, mas nao tinha muita consciencia disso. O bebê dela não estava em sofrimento, os batimentos estavam bons, só que ela estava sem dilatação. Claro, tinha que esperar dilatar, as vezes demora umas vinte horas pra mais. Se o bebê está ok, pode esperar. Ele está preparado pra isso. É ruim ouvir isso, a mulher nem sabe pq fez cesariana e ainda desnecessariamente e se convence desse argumento: ah, não dilatei, não tinha passagem. E na verdade não quiseram esperar....
Ou fez cesariana por causa do cordão enrolado, ou porque o bebê era muito grande, mas a maioria que ouço dessa de cesariana é a tal dilatação. Que pena!
Beijocas
Abraços!
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Terceiro Encontro de Gestantes e Casais Gravidos - UFSC
Hoje, quinta feira, fui do novo ao nucleo de treinamento,atrás do HU da UFSC, para mais um encontro.
O roteiro dizia que o curso hoje trataria sobre amamentação, mas teve uma troca e tivemos sobre parto.
Ah, que assunto pra render pano pra manga, né? Muito bom, tirei muitas duvidas e estou mais tranquila, principalmente em relação ao trabalho de parto.
Existem muitos mitos em relação ao parto normal e ao parto cesaria, e esses dois encontros (semana que vem tem outro sobre esse assunto) irão servir pra também informar corretamente sobre as vantagens e desvantagens dos dois partos, e também ao trabalho de parto.
Vou começar pelo trabalho de parto. Trabalho de parto sempre é caracterizado pelas contrações. Que maravilha, né? Mas o que é uma contração de trabalho de parto? A duvida existe, pois agora na 29ª semana, já tenho contrações, qual a diferença dessas pras do trabalho de parto?
As contrações que sinto, são na parte da frente da barriga. Ela fica super dura e sinto uns estiramentos na parte mais baixa da barriga. Totalmente normal, pois são bem espaçadas, em horarios diferentes e com durações bem diferentes. Essas contrações são sinais de que o corpo está treinando para o dia D. As contrações do trabalho de parto começam das costas e vão para barriga. Então, nada de se preocupar.
As contrações são sempre vistas com muito terror pelas mulheres, pois são sempre associadas a dor. A dor varia de pessoa pra pessoa e está muito ligada ao estado emocional da gestante nesse momento, ao seu preparo psicológico. Quanto mais nervosa, tensa, sozinha, mais dores ela irá sentir. Se a gestante estiver concentrada, fazendo exercícios, sendo bem acompanhada pelo marido, pai do bebe, amiga, doula, seja lá quem for, o corpo liberará os analgesicos que necessita para aliviar a tal dor. Um ambiente calmo, massagens, posições confortáveis, banhos mornos, uma pessoa pra auxiliar a desestressar e relaxar nesse momento são essenciais para que os hormonios ajam de maneira eficiente no organismo.
A calma nesse momento auxilia a ocitocina (um hormonio importantíssimo, que causa as contrações, diminui o fluxo sanguineo no pós parto e ajuda na recuperação do utero e também na produção do leite pos parto) a agir no corpo e na dilatação da região pelvica. Um corpo tenso que não relaxa, não dilata como deveria. Conversar bastante com as pessoas que irão ficar proximas a gestante durante o trabalho de parto para que se envolvam nesse clima de paz e tranquilidade é de suma importância para um trabalho de parto menos dolorido, menos demorado, com contração e dilatação corretas.
Quais são os exercícios indicados e as tecnicas para relaxamento? O que aprendemos hoje foi: primeiro de tudo - respiração abdominal. Caminhar. Balançar o corpo. Sentar com o bumbum bem atrás e apoiar a cabeça nos braços. Abraçar o acompanhante, relaxando bem as costas, os ombros. Ficar de joelhos com a cabeça apoiada (sempre com o quadril mais pra trás). Um cuidado que deve se tomar é em relação a posição de cocoras. A gestante em trabalho de parto não deve permanecer nessa posição em tempo permanente. Ela pode sim no caminhar, ao sentir a contração, ficar na posição de cocoras. Se a gestante permanecer nessa posição DURANTE O TRABALHO DE PARTO pode causar um enema e dificultar a passagem do bebê, tendo que recorrer a cesariana (cocoras só no parto propriamente dito). A gente recebeu as posições todas para fazer durante o trabalho de parto. No curso treinamos algumas, no encontro que vem aprenderemos outras tecnicas.
O papel do acompanhante nesse momento é observar a postura da gestante. Se está com os ombros muito tensos, ajudá-la a relaxar, com massagens, por exemplo. Se o local está muito iluminado, escurece-lo. Auxiliar nos exercicios de relaxamento. Esse momento a gestante estará em outro mundo não conseguirá pensar em muita coisa, então o acompanhante entra pra auxilixar e participar desse trabalho de parto. Ele ou ela, devem estar muito cientes do seu papel nesse momento, a escolha de quem vai auxiliar é importante para que seu parto seja (repito de novo) beeem menos dolorido, mais rapido e eficaz.
Outro papel do acompanhante é ajudar na contagem das contrações. Ele ou ela deve colocar a mão onde termina o bebê e ir cronometrando o tempo de contração.
A melhor posição para a mulher no TP (trabalho de parto) é sempre a vertical. Mas a gestante deve ouvir o seu corpo, se estiver com vontade de deitar, prefira o lado esquerdo. se tiver com vontade de sentar, senta. De andar, anda. Tem que ouvir o corpo, aprender a se sintonizar com ele e respeitar o que ele quer. As tecnicas ajudam a sentar mais confortavelmente e auxiliando os hormonios a agirem no corpo.
Ambiente propício, quem sabe uma musiquinha, paz tranquilidade, quando ir pra maternidade? Quando as contrações forem tres em dez minutos. Aí vai bem calma e linda pra maternidade. É importante ver a distância da sua casa até o local onde irá parir, para ver o tempo que demora, horários de rush, essa ida ao local deve ser feita de forma tranquila também, não há motivos para desespero, afinal é o bebezinho, seu filho, do seu ventre, que está na sua barriga que está prestes a vir ao mundo. Ele merece, você merece, toda a sua familia merecem calma, alegria e tranquilidade nesse momento.
Agora entro com os mitos.
A mulher está lá há horas com aquelas contrações (que para muitas é terrivel), chega no hospital e nao tem dilatação. Calma, povo, calma. A dilatação pode acontecer até mais de 20 horas após o inicio das contrações. Que coisa, né? Normalmente quando as temos 3 contrações a cada 10 minutos, significa que vai demorar umas seis horas pela frente pra ter dilatação suficiente. Espere seu corpo dilatar. Você estará no hospital nesse momento, vão ouvir o coração do seu filho. Somente se os batimentos cardiacos dele nao estiverem normais é que tem algum tipo de problema. Acompanhamento dos batimento cardiacos é importantíssimo para um nascimento saudavel e para uma intervenção cirurgica. Converse muito bem com o médico que irá atendê-la. Falta de dilatação, muitas vezes é desculpa de medico que quer enfiar a gente na faca. Se nao tem nada de errado, espere dilatar. O bebê está preparado pra isso.
Muitas vezes a cesária é feita porque o bebê é muito grande. Nossas vós pariram filhos grandes e todas estão aí, né? São muito pouco, mas muito pouco os casos de bebês muiiiito grandes (que são detectados pelo ultrassom) e uma passagem muito apertada para se optar pela cesariana, mas isso só pode ser avaliado durante o trabalho de parto com o exame de toque. O exame de toque, junto com o ultrassom é que irá definir se essa passagem é suficiente ou não para o bebê e na maioria dos casos é sim!
30% dos bebes nascem enroladinhos no cordão umbilical. Esse circulo pode ser visto ou não no ultrassom. Não existe qualquer contra indicação em se fazer parto normal nesse caso. O que pode acontecer é do cordão estar muito apertado, dificultando a respiração do bebê, dependendo do caso, pode ser, que seja necessario cesariana. Como se descobre isso? Atraves dos batimentos cardiacos do seu filho, se estiver baixando, e a dilatação ainda nao for completa, aí sim, opta-se pela cesariana, pra nao ter risco algum.
Tampão!
Sabiam que temos um tampão no utero? Sim! Ele pode sair dali até 15 dias antes do parto. É um treco gelatinoso que sai da nosso utero. As vezes a mulher nem sente.
De informações gerais tivemos essas. As opiniões aqui emitidas são minhas associadas ao que aprendi no curso.
Quem hoje nos orientou foi a enfermeira obstetricia Vitoria. Ela levou pra gente a parte ossea da bacia, um boneco envolto da placenta e do utero. Assim, visualizamos bem como o parto acontece.
Ah, ia me esquecendo e também quero frisar. Mulherada vamos perdendo o medo das dores do parto. A contração naquele momento pode ser um pouco incomoda, mas existem muitas tecnicas pra minimizar isso, ou até transformar essa dor em coisa boa. Veja a contração com bons olhos, é ela que ajuda o bebê nascer, é ela - pelo hormonio da ocitocina - que vai ajudar o seu utero a se recuperar depois do parto e que vai lhe dar mamas cheias de leite para o seu filho se alimentar.
Quanto mais intervenções artificiais tivermos na hora do parto, mais intervenções teremos para as outras coisas acontecerem. Que a vida nos reserve um bom parto, sem necessidade de nenhuma intervenção cirurgica ou coisas do tipo.
Um medo que tinha pavor de pesadelo era a episio. A episio (o nome é maior, mas nao lembro) é um corte feito na vagina com a justificativa de ajudar o bebê a passar melhor. O que tem que alargar na hora do parto é a bacia, a vagina é elástica, é como um diafragma, a passagem do bebê ali é super rápida. Se ele for meio grandinho vai haver a laceração (tipo, vai rasgar), mas isso é muito raro de acontecer e não dói como todo mundo diz, nao. A episio está proibida de ser feita (eeee), o medico, ou enfermeiro que praticar terá que se justificar do motivo do procedimento. Assim como a raspagem e lavagem intestinal. Depois do parto não é necessario nenhum tipo de limpeza no utero, a ocitocina irá expelir a placenta, e irá produzir pequenas cólicas para que seu utero volte a se contrair, diminuir os vasos sanguineos, o sangramento e alcançar o tamanho original.
Uma coisa que soube é que o bebe hoje em dia não precisa chorar mais ao nascer. Se ele está bem, com a corzinha boa e tals, ele nao precisa chorar, não. E se precisar, os medicos nao dao mais aquele tapão na bunda hahahaha, fazem tipo uma massagem nas costas do bebê pra ver se ele reaje.
Enfim, hoje foi isso. No encontro que vem aprenderemos mais coisas e escrevo aqui! Se me lembrar de algo durante a semana vou colocando.
O roteiro dizia que o curso hoje trataria sobre amamentação, mas teve uma troca e tivemos sobre parto.
Ah, que assunto pra render pano pra manga, né? Muito bom, tirei muitas duvidas e estou mais tranquila, principalmente em relação ao trabalho de parto.
Existem muitos mitos em relação ao parto normal e ao parto cesaria, e esses dois encontros (semana que vem tem outro sobre esse assunto) irão servir pra também informar corretamente sobre as vantagens e desvantagens dos dois partos, e também ao trabalho de parto.
Vou começar pelo trabalho de parto. Trabalho de parto sempre é caracterizado pelas contrações. Que maravilha, né? Mas o que é uma contração de trabalho de parto? A duvida existe, pois agora na 29ª semana, já tenho contrações, qual a diferença dessas pras do trabalho de parto?
As contrações que sinto, são na parte da frente da barriga. Ela fica super dura e sinto uns estiramentos na parte mais baixa da barriga. Totalmente normal, pois são bem espaçadas, em horarios diferentes e com durações bem diferentes. Essas contrações são sinais de que o corpo está treinando para o dia D. As contrações do trabalho de parto começam das costas e vão para barriga. Então, nada de se preocupar.
As contrações são sempre vistas com muito terror pelas mulheres, pois são sempre associadas a dor. A dor varia de pessoa pra pessoa e está muito ligada ao estado emocional da gestante nesse momento, ao seu preparo psicológico. Quanto mais nervosa, tensa, sozinha, mais dores ela irá sentir. Se a gestante estiver concentrada, fazendo exercícios, sendo bem acompanhada pelo marido, pai do bebe, amiga, doula, seja lá quem for, o corpo liberará os analgesicos que necessita para aliviar a tal dor. Um ambiente calmo, massagens, posições confortáveis, banhos mornos, uma pessoa pra auxiliar a desestressar e relaxar nesse momento são essenciais para que os hormonios ajam de maneira eficiente no organismo.
A calma nesse momento auxilia a ocitocina (um hormonio importantíssimo, que causa as contrações, diminui o fluxo sanguineo no pós parto e ajuda na recuperação do utero e também na produção do leite pos parto) a agir no corpo e na dilatação da região pelvica. Um corpo tenso que não relaxa, não dilata como deveria. Conversar bastante com as pessoas que irão ficar proximas a gestante durante o trabalho de parto para que se envolvam nesse clima de paz e tranquilidade é de suma importância para um trabalho de parto menos dolorido, menos demorado, com contração e dilatação corretas.
Quais são os exercícios indicados e as tecnicas para relaxamento? O que aprendemos hoje foi: primeiro de tudo - respiração abdominal. Caminhar. Balançar o corpo. Sentar com o bumbum bem atrás e apoiar a cabeça nos braços. Abraçar o acompanhante, relaxando bem as costas, os ombros. Ficar de joelhos com a cabeça apoiada (sempre com o quadril mais pra trás). Um cuidado que deve se tomar é em relação a posição de cocoras. A gestante em trabalho de parto não deve permanecer nessa posição em tempo permanente. Ela pode sim no caminhar, ao sentir a contração, ficar na posição de cocoras. Se a gestante permanecer nessa posição DURANTE O TRABALHO DE PARTO pode causar um enema e dificultar a passagem do bebê, tendo que recorrer a cesariana (cocoras só no parto propriamente dito). A gente recebeu as posições todas para fazer durante o trabalho de parto. No curso treinamos algumas, no encontro que vem aprenderemos outras tecnicas.
O papel do acompanhante nesse momento é observar a postura da gestante. Se está com os ombros muito tensos, ajudá-la a relaxar, com massagens, por exemplo. Se o local está muito iluminado, escurece-lo. Auxiliar nos exercicios de relaxamento. Esse momento a gestante estará em outro mundo não conseguirá pensar em muita coisa, então o acompanhante entra pra auxilixar e participar desse trabalho de parto. Ele ou ela, devem estar muito cientes do seu papel nesse momento, a escolha de quem vai auxiliar é importante para que seu parto seja (repito de novo) beeem menos dolorido, mais rapido e eficaz.
Outro papel do acompanhante é ajudar na contagem das contrações. Ele ou ela deve colocar a mão onde termina o bebê e ir cronometrando o tempo de contração.
A melhor posição para a mulher no TP (trabalho de parto) é sempre a vertical. Mas a gestante deve ouvir o seu corpo, se estiver com vontade de deitar, prefira o lado esquerdo. se tiver com vontade de sentar, senta. De andar, anda. Tem que ouvir o corpo, aprender a se sintonizar com ele e respeitar o que ele quer. As tecnicas ajudam a sentar mais confortavelmente e auxiliando os hormonios a agirem no corpo.
Ambiente propício, quem sabe uma musiquinha, paz tranquilidade, quando ir pra maternidade? Quando as contrações forem tres em dez minutos. Aí vai bem calma e linda pra maternidade. É importante ver a distância da sua casa até o local onde irá parir, para ver o tempo que demora, horários de rush, essa ida ao local deve ser feita de forma tranquila também, não há motivos para desespero, afinal é o bebezinho, seu filho, do seu ventre, que está na sua barriga que está prestes a vir ao mundo. Ele merece, você merece, toda a sua familia merecem calma, alegria e tranquilidade nesse momento.
Agora entro com os mitos.
A mulher está lá há horas com aquelas contrações (que para muitas é terrivel), chega no hospital e nao tem dilatação. Calma, povo, calma. A dilatação pode acontecer até mais de 20 horas após o inicio das contrações. Que coisa, né? Normalmente quando as temos 3 contrações a cada 10 minutos, significa que vai demorar umas seis horas pela frente pra ter dilatação suficiente. Espere seu corpo dilatar. Você estará no hospital nesse momento, vão ouvir o coração do seu filho. Somente se os batimentos cardiacos dele nao estiverem normais é que tem algum tipo de problema. Acompanhamento dos batimento cardiacos é importantíssimo para um nascimento saudavel e para uma intervenção cirurgica. Converse muito bem com o médico que irá atendê-la. Falta de dilatação, muitas vezes é desculpa de medico que quer enfiar a gente na faca. Se nao tem nada de errado, espere dilatar. O bebê está preparado pra isso.
Muitas vezes a cesária é feita porque o bebê é muito grande. Nossas vós pariram filhos grandes e todas estão aí, né? São muito pouco, mas muito pouco os casos de bebês muiiiito grandes (que são detectados pelo ultrassom) e uma passagem muito apertada para se optar pela cesariana, mas isso só pode ser avaliado durante o trabalho de parto com o exame de toque. O exame de toque, junto com o ultrassom é que irá definir se essa passagem é suficiente ou não para o bebê e na maioria dos casos é sim!
30% dos bebes nascem enroladinhos no cordão umbilical. Esse circulo pode ser visto ou não no ultrassom. Não existe qualquer contra indicação em se fazer parto normal nesse caso. O que pode acontecer é do cordão estar muito apertado, dificultando a respiração do bebê, dependendo do caso, pode ser, que seja necessario cesariana. Como se descobre isso? Atraves dos batimentos cardiacos do seu filho, se estiver baixando, e a dilatação ainda nao for completa, aí sim, opta-se pela cesariana, pra nao ter risco algum.
Tampão!
Sabiam que temos um tampão no utero? Sim! Ele pode sair dali até 15 dias antes do parto. É um treco gelatinoso que sai da nosso utero. As vezes a mulher nem sente.
De informações gerais tivemos essas. As opiniões aqui emitidas são minhas associadas ao que aprendi no curso.
Quem hoje nos orientou foi a enfermeira obstetricia Vitoria. Ela levou pra gente a parte ossea da bacia, um boneco envolto da placenta e do utero. Assim, visualizamos bem como o parto acontece.
Ah, ia me esquecendo e também quero frisar. Mulherada vamos perdendo o medo das dores do parto. A contração naquele momento pode ser um pouco incomoda, mas existem muitas tecnicas pra minimizar isso, ou até transformar essa dor em coisa boa. Veja a contração com bons olhos, é ela que ajuda o bebê nascer, é ela - pelo hormonio da ocitocina - que vai ajudar o seu utero a se recuperar depois do parto e que vai lhe dar mamas cheias de leite para o seu filho se alimentar.
Quanto mais intervenções artificiais tivermos na hora do parto, mais intervenções teremos para as outras coisas acontecerem. Que a vida nos reserve um bom parto, sem necessidade de nenhuma intervenção cirurgica ou coisas do tipo.
Um medo que tinha pavor de pesadelo era a episio. A episio (o nome é maior, mas nao lembro) é um corte feito na vagina com a justificativa de ajudar o bebê a passar melhor. O que tem que alargar na hora do parto é a bacia, a vagina é elástica, é como um diafragma, a passagem do bebê ali é super rápida. Se ele for meio grandinho vai haver a laceração (tipo, vai rasgar), mas isso é muito raro de acontecer e não dói como todo mundo diz, nao. A episio está proibida de ser feita (eeee), o medico, ou enfermeiro que praticar terá que se justificar do motivo do procedimento. Assim como a raspagem e lavagem intestinal. Depois do parto não é necessario nenhum tipo de limpeza no utero, a ocitocina irá expelir a placenta, e irá produzir pequenas cólicas para que seu utero volte a se contrair, diminuir os vasos sanguineos, o sangramento e alcançar o tamanho original.
Uma coisa que soube é que o bebe hoje em dia não precisa chorar mais ao nascer. Se ele está bem, com a corzinha boa e tals, ele nao precisa chorar, não. E se precisar, os medicos nao dao mais aquele tapão na bunda hahahaha, fazem tipo uma massagem nas costas do bebê pra ver se ele reaje.
Enfim, hoje foi isso. No encontro que vem aprenderemos mais coisas e escrevo aqui! Se me lembrar de algo durante a semana vou colocando.
Assinar:
Postagens (Atom)