Hoje fui a consulta para o terceiro trimestre no Posto de Saude de Barreiros. Cheguei, peguei a senha da sala de procedimentos, mediram minha pressão 11/7. Pesaram meu "corpinho" 67 kilos. Aguardei uns instantes e fui a consulta com a Dra. Edvânia. Não tenho muitas queixas a fazer, apenas sobre a "dor" na região do baixo ventre - que é o bebê se posicionando e dor nas costelas - que é o João Gabriel tomando espaço. Fui informada que a partir da 37ª semana irei ao Posto toda a semana para fazer o acompanhamento dos batimentos cardíacos do bebê, que pode ser pela médica ou pela enfermeira obstétrica do posto. Qualquer irregularidade (como sangramentos, dores muito fortes, contrações com ritmo) que tenha nesse momento, devo ir a maternidade. Farei os exames de sangue: sifilis, hepatite b, hemograma, glicose e também o de urina. Batimento cardiacos do bebê 140bpm. Tudo bem e tudo em ordem.
Tempo de gestação pela menstruação: 34 semanas e 4 dias
Tempo de gestação pelo Ultra - 34 semanas e 2 dias.
Após a consulta fui até a recepção solicitar o exame e perguntei a tecnica em enfermagem que atendia se demorava muito, pois como estou no ultimo trimestre de gravidez, não queria correr o risco de não ter o resultado do exame antes de parir. Ela fez uma solicitação especial para gestante. Só não será mais rápido, pois o Posto, antes sem profissionais, agora está com telefone cortado!
É isso meus amores, daqui há pouco vou lá encarar uma sessão cera na virilha arranca tudo que é pêlo meu, ô meu deus! E depois vou limpar o meu quarto, dia de chuva desanima, né? E a costela bombando...
Beijocas
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador Posto de Saúde São José. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Posto de Saúde São José. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 21 de setembro de 2010
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Mudando de Posto de Saude
Como fui demitida do meu emprego no bairro Santa Monica, não fazia mais sentido em continuar me consultando no Posto de Saúde do Corrego Grande.
Moro na cidade de São José e como tem um PS bem perto de minha casa resolvi continuar meu pré natal ali.
Me informei no PS de Barreiros, sobre o procedimento de mudança de posto, eu deveria apenas levar meu cartão do SUS e marcar consulta.
Por alegria, uma amiga minha de infância, hoje enfermeira e neste local, faria minha primeira consulta.
A consulta em São José, ao contrário de Florianópolis, é marcado no local, ou seja, não precisa solicitar consulta e esperar pelo telefonema. Marquei lá mesmo uma data que foi então no dia 26 de maio, as nove da manhã.
Quando cheguei ao posto, peguei a senha e fui pra uma sala, lá tiraram minha pressão, mediram e pesaram novamente. Altura é a mesma, peso 55,5 kg, pressão 100/17, tempo de gestação 17 semanas e cinco dias.
Após isso fui encaminhada ao consultório e começamos o procedimento, como se fosse a minha primeira consulta.
Levei todos os exames que havia feito, é muito importante a gestante guardar uma pasta com os exames que faz e separá-lo por trimestre, e deixar em local onde todos saibam onde está (peguei essas informações em um site, que não me lembro, desculpem). Caso aconteça algo com a gestante as pessoas que a acompanham podem apresentar os documentos e os médicos saberem quais serão os cuidados necessários.
Voltando, essa primeira consulta (no caso a minha segunda com cara de primeira) é uma entrevista minuciosa sobre antecedentes familiares (hipertensao, tuberculose, hepatite, gemelar, diabete, psicose); sobre os antecedentes pessoais (diabete, hipertensão, cirurgia, hepatite, infertiliade, tuberculose, DST'S, psicose). E vai além, investigando sobre hábitos alimentares, consumo de drogas, atividade sexual, nos últimos doze meses. Ganhei um novo cartão de gestante, onde as informações do cartão antigo foram passados pra esse novo. Porém, a enfermeira não passou para o cartão as informações dos exames que apresentei, isso só pode ser feito pelo médico.
Saí de lá após quase uma hora de consulta, o atendimento nesse Posto foi bem mais minucioso que no outro que havia me consultado. Outra diferença é que no Posto da cidade de São José as anotações ainda não manuais, ao contrário de Florianópolis onde tudo é digitalizado.
Outra distinção é que tive que fazer exames de HIV e HCV, eles me passaram o número do telefone do laboratório, que é no centro histórico de São José e eu mesma liguei pra marcar exame. Gestantes não precisam marcar exame, bastam se apresentar nesse local, do horário das 9 horas as onze da manhã com a requisição do Posto de Saúde (outras pessoas que queiram fazer o exame de HIV devem ligar para o local e marcar horário, isso é gratuito). O resultado desse exame vai diretamente ao Posto de Saúde onde estou sendo atendida.
Os exames que fiz e apresentei demonstraram bons resultados, passei bem pelo primeiro trimestre.
Fui ao Posto de Saude e marquei consulta para o dia 16 de junho, as oito horas da manhã, assim apresento novamente os exames e acredito que saio de lá com a requisição para os exames do segundo trimestre.
A impressão que tive, no atendimento nos dois postos em cidades diferentes é que em São José as coisas parecem ser um pouco mais agilizadas embora o sistema deles ainda não seja totalmente digitalizado.
As informações mais técnicas sobre como funciona o pré natal nos postos de saúde de duas cidades ou melhor de dois bairros de cidades diferentes tentei passar por aqui.
Tive uma grande dificuldade em encontrar informações pela internet sobre como funciona o pré natal pelo SUS. Não digo informações gerais e sim blogs, sites, foruns que falem sobre isso.
Estou achando o processo um pouco demorado, acredito que se fosse particular ou por um plano de saúde, de repente, as coisas fossem mais rápidas. Espero que a marcação para os exames do segundo trimestre nao demorem muito.
Sim, estou ansiosa para saber o sexo do bebê, mas principalmente para saber se ele está bem e se minha saúde está sendo suficiente para nutri-lo.
Depois vou falar de todas as sensações que tive, das gafes que cometi, duvidas, alimentação. Sim, mãe de primeira viagem já começa na gravidez.
Quem sabe o papai resolva se manifestar também, né? Acho interessante um homem grávido por suas impressões e sua vivência, para que futuros papais não se choquem com a realidade de conviver com uma gestante e compartilhem suas duvidas, medos, ansiedades.
Beijão da Gi.
Moro na cidade de São José e como tem um PS bem perto de minha casa resolvi continuar meu pré natal ali.
Me informei no PS de Barreiros, sobre o procedimento de mudança de posto, eu deveria apenas levar meu cartão do SUS e marcar consulta.
Por alegria, uma amiga minha de infância, hoje enfermeira e neste local, faria minha primeira consulta.
A consulta em São José, ao contrário de Florianópolis, é marcado no local, ou seja, não precisa solicitar consulta e esperar pelo telefonema. Marquei lá mesmo uma data que foi então no dia 26 de maio, as nove da manhã.
Quando cheguei ao posto, peguei a senha e fui pra uma sala, lá tiraram minha pressão, mediram e pesaram novamente. Altura é a mesma, peso 55,5 kg, pressão 100/17, tempo de gestação 17 semanas e cinco dias.
Após isso fui encaminhada ao consultório e começamos o procedimento, como se fosse a minha primeira consulta.
Levei todos os exames que havia feito, é muito importante a gestante guardar uma pasta com os exames que faz e separá-lo por trimestre, e deixar em local onde todos saibam onde está (peguei essas informações em um site, que não me lembro, desculpem). Caso aconteça algo com a gestante as pessoas que a acompanham podem apresentar os documentos e os médicos saberem quais serão os cuidados necessários.
Voltando, essa primeira consulta (no caso a minha segunda com cara de primeira) é uma entrevista minuciosa sobre antecedentes familiares (hipertensao, tuberculose, hepatite, gemelar, diabete, psicose); sobre os antecedentes pessoais (diabete, hipertensão, cirurgia, hepatite, infertiliade, tuberculose, DST'S, psicose). E vai além, investigando sobre hábitos alimentares, consumo de drogas, atividade sexual, nos últimos doze meses. Ganhei um novo cartão de gestante, onde as informações do cartão antigo foram passados pra esse novo. Porém, a enfermeira não passou para o cartão as informações dos exames que apresentei, isso só pode ser feito pelo médico.
Saí de lá após quase uma hora de consulta, o atendimento nesse Posto foi bem mais minucioso que no outro que havia me consultado. Outra diferença é que no Posto da cidade de São José as anotações ainda não manuais, ao contrário de Florianópolis onde tudo é digitalizado.
Outra distinção é que tive que fazer exames de HIV e HCV, eles me passaram o número do telefone do laboratório, que é no centro histórico de São José e eu mesma liguei pra marcar exame. Gestantes não precisam marcar exame, bastam se apresentar nesse local, do horário das 9 horas as onze da manhã com a requisição do Posto de Saúde (outras pessoas que queiram fazer o exame de HIV devem ligar para o local e marcar horário, isso é gratuito). O resultado desse exame vai diretamente ao Posto de Saúde onde estou sendo atendida.
Os exames que fiz e apresentei demonstraram bons resultados, passei bem pelo primeiro trimestre.
Fui ao Posto de Saude e marquei consulta para o dia 16 de junho, as oito horas da manhã, assim apresento novamente os exames e acredito que saio de lá com a requisição para os exames do segundo trimestre.
A impressão que tive, no atendimento nos dois postos em cidades diferentes é que em São José as coisas parecem ser um pouco mais agilizadas embora o sistema deles ainda não seja totalmente digitalizado.
As informações mais técnicas sobre como funciona o pré natal nos postos de saúde de duas cidades ou melhor de dois bairros de cidades diferentes tentei passar por aqui.
Tive uma grande dificuldade em encontrar informações pela internet sobre como funciona o pré natal pelo SUS. Não digo informações gerais e sim blogs, sites, foruns que falem sobre isso.
Estou achando o processo um pouco demorado, acredito que se fosse particular ou por um plano de saúde, de repente, as coisas fossem mais rápidas. Espero que a marcação para os exames do segundo trimestre nao demorem muito.
Sim, estou ansiosa para saber o sexo do bebê, mas principalmente para saber se ele está bem e se minha saúde está sendo suficiente para nutri-lo.
Depois vou falar de todas as sensações que tive, das gafes que cometi, duvidas, alimentação. Sim, mãe de primeira viagem já começa na gravidez.
Quem sabe o papai resolva se manifestar também, né? Acho interessante um homem grávido por suas impressões e sua vivência, para que futuros papais não se choquem com a realidade de conviver com uma gestante e compartilhem suas duvidas, medos, ansiedades.
Beijão da Gi.
Assinar:
Postagens (Atom)