sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ultimo Encontro Curso de Gestantes e Casais Grávidos HU - Tema Cuidados com o bebê

Ontem foi o último encontro do Curso de Gestantes e Casais Grávidos do HU. Fomos eu e meu irmão e papai Peri. Os primeiros minutos a Bel nos ensinou como utilizar de forma correta a bola, como cheguei um pouco atrasada, terei que perguntar como é, rsrs. Mas sei que não de deve pular e sim ficar rebolando em cima da bola, com os pés bem fixos no chão.

O tema foi: cuidados com o bebê. E quem "ministrou" foi a psicologa Zaira e a enfermeira Fatima.

Dos cuidados básicos:

- Não usar lenço umedecido. O bebê faz no minimo de seis trocas por dia, e o lenço umedecido contem coisas que podem dar alergia ao bebê, ou outra coisa. Eu tenho e vou usar, sim, pelo menos quando sair de casa.

O coco do bebê nos primeiros dias é verde e gruda bastante na pele.

- Sempre limpar o bumbum do nenê com água morna e gaze ou algodão. Disseram que o algodão gruda, mas eu vou usar mesmo assim, acho a gaze meio áspera pra limpar o bebê. Só isso. A cada troca de fralda limpar bem a região com água e algodão, secar bem, pode ser com a toalha fralda ou outra coisa, limpar o umbigo, por a fralda e deu.

- Limpar o umbigo: essa parte me dá coisas. Mas lá está o cordão ainda pendurado na barriga do bebê. Ele deve ser muito limpo e higienizado e sempre, sempre estar seco. Então, a cada troca de fralda com a juda de um cotonete ou gaze, passar alcool 70% e secar bem. Apenas isso. Só alcool 70%, mais nada. Não usar faixas, moedas, café, nada. NADA! Passa o alcool, seca com muita delicadeza e põe a fralda, não tem problema da fralda ficar por cima, pois são bem respiráveis.

- Antes do banho limpar o bumbum do nenê e seu pênis ou vagina, no procedimento de sempre. Colocar a banheira com água morna, colocar um cueiro, toalga fralda, do lado, fralda descartável (se de pano colocar também), o alcool 70%. Primeiro pega o bebe, enrola na toalha fralada (ou cueiro) e limpa o rostinho, os olhinhos, a boquinha e a cabecinha com movimentos circulares. Depois, tira a fralda do nenê, o cueiro ou toalha fralda e vai colocando o bebê aos poucos dentro da água. Depois vai passando a mão no corpinho do bebê para retirar as sujeirinhas. Se não conseguir virar, não tem problema. O jeito de segurar que é o foda, né? Depois tira o bebê da banheira, coloca na toalha fralda, seca bem delicadamente, mas bem seco, higieniza o umbigo e pronto! Bebê limpo!

Sentiu falta de sabonete, xampu e etc? Até um mês de idade não são necessários nenhum desses produtos, se lava só com água mesmo. Depois é usado apenas sabonete neutro, na cabeça e tudo. Sem frescura, meu povo! Sentiu falta da pomada na troca de fraldas? Pomada só é usada quando o bebê estiver com assadura. Bebê seco e sempre limpo não tem assadura. Econômico, né?

Dos cuidados com a higiene do bebê é isso: água morna e alcool 70% até o umbigo cair (demora de 7 a 15 dias). Algodão, gaze, fralda e pronto.
Cuidar com a neura da limpeza. O ambiente que o bebê ficar deve sempre estar asseado, mas não precisa ser neurótico. Quando ele começar a querer ir pro chão, se arrastar e etc, deixe! Pois o contato com bacterias são importantes para o desenvolvimento imunológico da criança. Assim, limpem o lugar e deixem seu filho em cima disso hahaha. Nada de por alcool na água do banho do bebê para desinfetar, não é necessário. Se a água da sua casa for tratada, pode ser utilizada a do chuveiro, se não, deve-se ferver antes do banho e da troca de fraldas.

Na maternidade a mãe receberá um cartão da criança, com todas as vacinas e exames que o bebê deverá fazer o tempo/idade exata pra isso. Eu como não levei meu caderno ontem, não sei quais eles fazem no hospital...Enfim, quando nascer eu falo rsrsrs, vou falar bastante dessas coisas depois, né?

Muitas das informações passadas eu já sabia e fiquei feliz em estar bem informada, pois foi a partir das informações que eu montei o enxoval do João Gabriel. E olha, muita coisa foi cortada fora, por realmente ser bobagem. Imaginem, só no banho é pura água e depois sabonete neutro. Troca de fraldas é algodão(ou gaze) e água, apesar de eu optar por usar os lenços qdo estiver na rua, a mãe pode carregar uma garrafinha térmica com os algodões e higienizar o bebê. Por isso que comprei algodão de quilo, coisas de quilo, grandes, exageradas mesmo, pois sei que vou usar bastante.

Quanto ao dormir do bebê

Eu acho a ideia de cama compartilhada um perigo. Durmo bem pra cacete e meu sono é pesadíssimo, posso dormir em esmagar meu bebê. O ideal é que o berço fique colado ou bem perto da cama, para dar segurança ao bebê. Pode ser uma outra coisa também, carrinho, bebê conforto, portanto que seja macio e que não prejudique a coluna da criança. Pode ser até a banheira com um colchãozinho, em cima da cama dos pais, colado na parede. Não interessa, portanto que seja perto. Travesseiros só depois de 3 meses, pois abaixo do pescoço tem uma parte molinha, como na cabeça, sabe? E essa parte precisa endurecer antes de usar qualquer coisa na cabeça. No curso falaram que se o bebê não arrotar e regurgitar depois da mamada não é pra por de barriga pra cima e sim de lado. E agora? O ideal é que a criança fique de barriga pra cima e com a cabeça de lado, assim não tem morte subita, nem morte pelo vômito (aspiração). Coisa séria, isso, hein? As almofadas e travesseiros podem servir pra fazer uma contenção ao bebê.

Verãozão? Calorzão? Ah, nada de colocar roupas e roupas no bebê não. Se tiver bem quente, pode deixar ele de fraldinha sim, nao importa o tempo que esteja. Cautela com os horarios disso. No verão, mesmo no calorzão, tem uma hora que dá uma esfriadinha e tem locais com corrente de ar. Com corrente de ar coloque sempre um blusinha, body que proteja o peito, os braços podem ficar de fora. Se esfriar vá colocando roupas conforme o frio. Vento sul? Proteja o bebê com uma manta fina, um cueiro, ou ate mesmo uma toalha fralda. Sentiu ele vermelho, quente, irritado, dê um bainho nele, deixe ele mais livre, mais fresco. :D

Que eu me lembro foram essas as coisas ditas ontem. Adorei, tiramos algumas dúvidas e recebemos materiais que logo posto aqui.

Depois da discussão do tema, fizemos o lanche e depois o amigo secreto e depois muitas fotos. Eu peguei a Eickel e a Fernanda me pegou. Ganhei um conuntinho fofo, branco, um body com uma calça de malhinha. Vou lavar, rs.

Ainda tenho que comprar o mosquiteiro do bebê. Vou lá agora comprar um pote grande para guardar o algodão (comprem de rolo), vou ver se alguém tem a pistola da cola quente pra me emprestar. Gente, imaginem, um pote grande de vidro, com a tampa forrada em tecido está a 25 reais no comércio pra comprar! Eu com esse valor faço 4 potes grandes ou até mais. Fala sério, né? Vou forrar com manta acrilica e depois tecido de algodão azul, ou creme (que é a cor do berço rsrs). Fica pronto em instantes.
Um pote grande custa uns 3,50. O metro da manta acricila, o metro do tecido de algodão 7,00 reais, sendo que não uso um metro pra forrar uma tampa! Affe! Cada coisa que vejo hahahaha.

Claro, esqueci das colicas e massagens... mas depois falo sobre isso, rsrs..

Vou sentir muita falta dos encontros. Somos o grupo 57. No dia 12 abril do nao que vem teremos um reencontro. Todas bem lindas com seus bebês, hmmm, que amor. Além disso temos um grupo de e-mail que está sempre funcionando. Mas o curso é ótimo. Nos informa muito sobre as questões da gestação, do bebê e etc. Proporciona novas amizades, conforto emocional. E as orientadoras são extremamente capacitadas e muito gentis e pacientes com nossas duvidas e confusões. Adorei e indico a todo mundo que se informe e faça.


Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário