Assim que divulgamos a notícia da gravidez, uma chuva de parabenizações e coisas ótimas surgem. Muita alegria e festa em volta do futuro rebento.
Mas...
Outra chuva de perguntas e palpites começam a surgir e acho que foi aí que eu comecei a sentir o peso da responsabilidade de ser ter um filho. As fantasias com a barriga, com o bebê nos braços, nesse momento começam a dar espaço a outras preocupações que vão além do aspecto econômico que já fale e em marcar consultas médicas.
VOCÊ NÃO PODE FAZER!
Vem várias pessoas com seus palpites e eu já comecei a me sentir a mãe mais irresponsável da face da terra. A frase TENS UMA VIDA AÍ DENTRO DA TUA BARRIGA, SE CUIDA. Nesse principio era pesadelo. Ter essa responsabilidade de além de ser tu ser mais alguém é .. Eu me sentia como se fosse uma terrorista suicida prestes a detonar com a minha vida e de pessoas inocentes.
Bom, mas respirei fundo e enquanto aguardava consulta médica fui ao maravilhoso deus Google e mandei ver nas pesquisas. Pesquisei primeiro sobre a alimentação. Com toda aquela onda de enjôos me apavorava não estar comendo e não estar levando nutrientes suficientes ao meu bebê para ele se desenvolver. Aprendi coisas bem interessantes que não sabia.
É necessário que a gestante consuma mais nutrientes que o normal, para ajudar no desenvolvimento do bebê (tá, isso não é novidade). Por exemplo, tenho que consumir em média um litro e meio de leite por dia: pode ser o proprio leita, queijo, iogurte, enfim, seus derivados, ou alimentos ricos em cálcio. Se eu não consumir isso, o bebê acaba retirando do meu corpo, e eu e ele podemos acabar com problemas nos dentes e ossos por falta desse mineral (cálcio é mineral? Hahahaha). Porém o que eu não sabia é que o consumo de ferro inibe a absorção de cálcio no organismo. Então, nada de consumir produtos ricos em cálcio perto de refeições onde consumirá produtos ricos em ferro. O que eu não entendo são produtos que venham enriquecidos desses dois produtos ao mesmo tempo.
Essa informação foi confirmada por uma amiga minha que faz faculdade de nutrição. E achei e acho muito importante a gestante entrar em contato com esses profissionais para ter uma boa saúde. Não é só uma questão de consumir alimentos saudáveis, mas sim, em momentos saudáveis. As combinações erradas podem ao invés de levar vitaminas, nutrientes e minerais ao seu corpo, acabar inibindo a ação de alguns deles.
Existem bons sites para pesquisa e a maioria das minhas duvidas foram criadas e “solucionadas” ali. Na consulta ao médico é importante confirmar todas as informações que a gente vê, ouve e lê.
Foram a partir dessas pesquisas que agora tenho bastante tranqüilidade com a minha alimentação. Sei que na maioria das vezes consumo alimentos saudáveis ao desenvolvimento do meu bebê e de mim também.
Preocupação 1: o que posso ou não comer, sanada!
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador primeiro trismestre. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador primeiro trismestre. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 15 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
Enjoos e seios - as sensações do primeiro trimestre parte 1
Antes da confirmação do exame de gravidez, por algum instinto eu sabia que estava grávida. Mas foi engraçado, pois em outras épocas se eu desconfiasse de alguma gestação, já corria para fazer exames. Dessa vez não.
Acredito que a gente esqueça que é bicho, e que nosso corpo foi criado para procriar (peguei briga com as feministas? hmmm, vou arrumar muita briga com elas!). E ele estava como está pronto. Vinte e oito anos de vida, corpo exige que a natureza se cumpra. Veja quantos amigos e amigas da nossa idade estão engravidando? É o pulso da natureza impondo sua vontade. Por mais cuidados que se tenha, ela dá uma rasteira em quem quer que bobeie. Não se brinca com o estado natural das coisas!!!!
Estava com umas amigas, nome do grupo Alcalinas, e dizia nesse encontro que se engravidasse ficaria muito feliz.
Outra semana passei mal no ônibus, pressão baixou e estava com uma colega e disse que achava que estava grávida. Institivamente e não racionalmente. Nenhum desespero!
Quando veio a confirmação do exame fiquei receosa. No carnaval estava grávida, será? Meu Deus! E as cervejas? E os cigarros? Tomei remédio!!! Caralho, o que eu fui fazer!!!! Tinha acabado de conseguir um emprego, estava em experiência de três meses, e agora? O jeito foi ir mentido até quando deu e aguardar os resultados dos exames para saber se minhas noitadas não fizeram mal ao meu fututo rebento.
E que tristeza essa mentira. Meus três primeiros meses foram super clichês.
Não precisava mais usar despertador, o enjoo me acordava todos os dias. Acordava, vomitava, comia, vomitava, comia de novo, vomitava, escovava os dentes, vomitava. Pegava ônibus pro trabalho, chegava verde! E cumpria minha função no trabalho disfarçando o enjoo, disfarçando a ansia que o cheiro do café me dava.
Minha sala era longe da cozinha e o cheiro do café que eu nunca havia sentido chegava até ali. Ia correndo ao banheiro para vomitar sem fazer barulho, me recompor sem ficar com aquela cara de "estou morrendo".
Aliás, disfarçar as idas ao banheiro era dose! Além dos enjoos nenhum liquido aguentava na minha bexiga, era uma mijadeira só. Bom, não sei se disfarcei bem, ou se não notaram, nunca ninguém falou nada das minhas idas contantes ao bacio da empresa!
Com o tempo vai se acostumando a essa sensação constante de mal estar. Vai virando rotina. Se tu tens medo dessas sensações, relaxe!!! Há que sempre se ter uma atitude positiva frente as dificuldades. Era só pensar que aquilo tudo significava que meu filho estava vivo dentro de mim e pronto! Passava mal sorrindo, e a cada hora de cabeça minha enfiada na patente, botava a mão na barriga e dizia "é isso aí bebê, vamos ficar bem vivo dentro dessa minha barriga"! Li em um artigo que quanto mais a mãe passa mal, melhor está o bebê. Nunca quis confirmar essa informação. Acreditei como acredito! E por favor, não e faça pensar o contrário.
Agora se tem uma coisa muito boa que acontecem são os peitos. Eles aumentam! As despeitadas devem me entender. Sabe quando a gente vai menstruar e os seios ficam rijos, redondos e grandes? Então... então... eles vão ficando enorrrmes. Calma, honney, pense positivo! O que é a dor perto de um decote lindo recheado de peitos de verdade, sem ajuda de sutiã "junta, levanta, projeta"? Estou me realizando! Ah, e as peitudas não venham me dizer que meu peito nem tá tão grande assim, respeite minha condição!
Mas a medida que o peito ia (e vai crescendo) fui percebendo que as veias dos seios também iam aumentando. Vão ficando mais grossas e mais visíveis. Não, nega, não é uma veia de varizes, não! Não é aquela veia saltada pra fora, é que minha pele é clara e dá de ver bem! Calma! Pense no decote recheado. E se tem maridão então, hein? Vai ter uma mulher super peituda nos próximos meses. Rá!
Se queres algo na vida aceite as dificuldades sorrindo! - Momento auto ajuda.
Beijão da Gi!
Acredito que a gente esqueça que é bicho, e que nosso corpo foi criado para procriar (peguei briga com as feministas? hmmm, vou arrumar muita briga com elas!). E ele estava como está pronto. Vinte e oito anos de vida, corpo exige que a natureza se cumpra. Veja quantos amigos e amigas da nossa idade estão engravidando? É o pulso da natureza impondo sua vontade. Por mais cuidados que se tenha, ela dá uma rasteira em quem quer que bobeie. Não se brinca com o estado natural das coisas!!!!
Estava com umas amigas, nome do grupo Alcalinas, e dizia nesse encontro que se engravidasse ficaria muito feliz.
Outra semana passei mal no ônibus, pressão baixou e estava com uma colega e disse que achava que estava grávida. Institivamente e não racionalmente. Nenhum desespero!
Quando veio a confirmação do exame fiquei receosa. No carnaval estava grávida, será? Meu Deus! E as cervejas? E os cigarros? Tomei remédio!!! Caralho, o que eu fui fazer!!!! Tinha acabado de conseguir um emprego, estava em experiência de três meses, e agora? O jeito foi ir mentido até quando deu e aguardar os resultados dos exames para saber se minhas noitadas não fizeram mal ao meu fututo rebento.
E que tristeza essa mentira. Meus três primeiros meses foram super clichês.
Não precisava mais usar despertador, o enjoo me acordava todos os dias. Acordava, vomitava, comia, vomitava, comia de novo, vomitava, escovava os dentes, vomitava. Pegava ônibus pro trabalho, chegava verde! E cumpria minha função no trabalho disfarçando o enjoo, disfarçando a ansia que o cheiro do café me dava.
Minha sala era longe da cozinha e o cheiro do café que eu nunca havia sentido chegava até ali. Ia correndo ao banheiro para vomitar sem fazer barulho, me recompor sem ficar com aquela cara de "estou morrendo".
Aliás, disfarçar as idas ao banheiro era dose! Além dos enjoos nenhum liquido aguentava na minha bexiga, era uma mijadeira só. Bom, não sei se disfarcei bem, ou se não notaram, nunca ninguém falou nada das minhas idas contantes ao bacio da empresa!
Com o tempo vai se acostumando a essa sensação constante de mal estar. Vai virando rotina. Se tu tens medo dessas sensações, relaxe!!! Há que sempre se ter uma atitude positiva frente as dificuldades. Era só pensar que aquilo tudo significava que meu filho estava vivo dentro de mim e pronto! Passava mal sorrindo, e a cada hora de cabeça minha enfiada na patente, botava a mão na barriga e dizia "é isso aí bebê, vamos ficar bem vivo dentro dessa minha barriga"! Li em um artigo que quanto mais a mãe passa mal, melhor está o bebê. Nunca quis confirmar essa informação. Acreditei como acredito! E por favor, não e faça pensar o contrário.
Agora se tem uma coisa muito boa que acontecem são os peitos. Eles aumentam! As despeitadas devem me entender. Sabe quando a gente vai menstruar e os seios ficam rijos, redondos e grandes? Então... então... eles vão ficando enorrrmes. Calma, honney, pense positivo! O que é a dor perto de um decote lindo recheado de peitos de verdade, sem ajuda de sutiã "junta, levanta, projeta"? Estou me realizando! Ah, e as peitudas não venham me dizer que meu peito nem tá tão grande assim, respeite minha condição!
Mas a medida que o peito ia (e vai crescendo) fui percebendo que as veias dos seios também iam aumentando. Vão ficando mais grossas e mais visíveis. Não, nega, não é uma veia de varizes, não! Não é aquela veia saltada pra fora, é que minha pele é clara e dá de ver bem! Calma! Pense no decote recheado. E se tem maridão então, hein? Vai ter uma mulher super peituda nos próximos meses. Rá!
Se queres algo na vida aceite as dificuldades sorrindo! - Momento auto ajuda.
Beijão da Gi!
Marcadores:
alcalinas,
ansia de vomito,
dores nos seios,
enjoos,
primeiro trismestre,
seios aumentando,
vomitos
Assinar:
Postagens (Atom)