Copiei mais ou menos desse link:http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:IVkekGaJFRIJ:www.nieg.ufv.br/docs/materialUsuarias.pdf+direitos+da+gestante+no+parto&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESh8-jp4eVbTTxkL1ayK1CGUtiZ8wN1mvegpsZaAa2uNeikitFCvOC5V26zFY9tCId5OOC0vQSh9OIQlM_eUoJMuDsHAm6p3suOeEkYY5QaTJ2IqGagveXI11NPrpjbpvZk2UBj9&sig=AHIEtbSHNTRDGvX74UHS1FOxdV-brS4f1g
Que link enorme rsrsrs. Tirei os direitos do trabalho e tals.
A gestante tem direito a atendimento preferencial em caixas de supermecados, bancos, acesso a porta da frente nos bus da vida e sentar na frente também.
Comentário: O ônibus sacode pra cacete é bom ir na frente que a inércia e menor. Para descer é mais confortável, principalmente se não vai descer no ponto final. Passar com barriga ou sem barriga por um monte de pessoas num bus lotado é complicado rsrsrs.
A gestante tem direito a acompanhamento pré natal gratuito assegurado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Toda mulher tem direito de fazer pelo menos seis consultas de pre natal durante a gravidez e também direito de levar um acompanhante.
O cartão de gestante deve ser levado em todas as consultas, ali estão todas as informações sobre a gravidez.
A gestante tem direito aos exames abaixo:
Exames de sangue: para descobrir diabetes, sifilis e anemia e para classificar o tipo de sangue.
Exames de urina: para descobrir infecções.
Preventivo de cancer de colo de utero
Teste anti HIV
Direito a vacina contra tétano - três doses
Direito a conhecer o hospital antecipadamente.
No parto
Direito a ser ouvida e ser tratada com atenção e respeito sempre sendo esclarecida sobre todas as suas dúvidas.
Direito a um parto normal e seguro
A escolha pelo parto (normal e cesareana) deve ser escolhida pela mulher e pela equipe médica - gente, é a gente que escolhe, não é o vizinho, não o pai da criança, não é a sogra é a mulher gestante!
Direito de ter acompanhante no parto e no pós parto.
Pós parto
Mãe e filho tem direito de ficarem juntinhos (ai que delícia) no mesmo quarto.
A mulher deve receber orientações sobre as consultas pós parto e de como cuidar do bebê.
Vou ver se acho coisas mais detalhadas, tá muito pobre esse negócio.
Beijocas!
Ai que confusão! Blog criado como registro da minha primeira gravidez, afinal, que historiadora seria se não registrasse, documentasse, o processo e o nascimento do personagem principal da minha vida.
Mostrando postagens com marcador direitos da gestante. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador direitos da gestante. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Recomendações da Conferência Internacional para o Parto
Transcrevo abaixo as Recomendações da Conferência Internacional para o Parto, que recebemos em um dos encontros no curso de gestante do HU.
Recomendações da Conferência Internacional para o Parto
escritorios regionais da Europa e Américas
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Fortaleza, Brasil, 22 a 26 de abril de 1985
1- Toda comunidade deve ser informada sobre os procedimentos relativos à atenção na gravidez e parto, permitindo a cada mulher o tipo de cuidado que preferir.
2- Informações sobre procedimentos rotineiros de parto (indução, analgesia e anestesia epidural ou peridural, cesária, enema, tricotomia) de cada hospital ou clínica, pública ou privada, que realiza partos, devem ser oferecidos ao público que procura o estabelecimento.
3- Não há fundamento científico para realização rotineira de tricotomia nem enema prévio de parto.
4- O parto não deve ser induzido por conveniência. Nenhuma comunidade deverá ter taxa de indução maior que 5% das taxas de complicações obstétricas esperadas no parto.
5- A ruptura artificial da bolsa amniótica como procedimento rotineiro não tem justificativa científica.
6- As parturientes não devem ser colocadas em posição de litotomia durante o trabalho de parto e no parto. Durante as contrações, deve-se estimular a movimentação da mulher pela deambulação ou qualquer outro movimento que adote livremente. Cada mulher deve escolher livremente a posição de parto preferida bem como o local (instituição ou domicilio)
7- A administração de analgesicos e anestésicos no parto deve ser criteriosa para evitar efeitos colaterais indesejáveis.
8- A episiotomia sistemática não tem justificativa técnica ou científica.
9- Não há justificativa para mais de 10% de taxa cesaria em nenhuma comunidade. Devem ser estimulados partos naturais vaginais após uma cesária.
10 - Incentivar a amamentação imediatamente após o parto.
11- O recem-nascido sadio deve sempre ficar com a mãe. Não se justifica a separação rotineira do recém-nascido sadio da mãe para observação.
12- As entidades que atuam em cuidados pré-natais devem considerar, junto com organismos estataia correpondentes , a facilitação do parto natural domiciliar, promovendo políticas de habitação e proteção técnico científica.
13- A assessoria para parto natural domiciliar deve ser multidisciplinar integrando mulheres e mães e envolvendo a utilização de tecnologia adequada.
14 - As instituições que atendem partos devem observar os direitos da pessoa protegendo a liberdade dos cidadãos, eliminando rotinas invasivas, segregadas ou que impeçam a liberdade de escolha de procedimentos (presença do pai, acompanhante, doula no parto; indução, tricotomia, enema, berçário, anestesia etc.)
É isso aí gente, erros de digitação sob minha responsabilidade. Abaixo um glossário para entender alguns termos.
Enema: lavagem intestinal (um jato no fiofó, jêsus me acode!)
Tricotomia: raspagem dos pêlos pubianos antes do parto (era pra diminuir o risco de infecção caso tivesse episio).
Litotomia: posição em que a mulher fica deitada com as pernas abertas apoiadas ou não. A famosa posição do ginecologista.
Deambulação: movimentar-se, andar, sentar, etc, estou procurando aqui na net as posições pra ajudar as contrações, força na peruca que logo acho. rs
EEpisiotomia: Um corte feito na vagina, lá embaixo pra "ajudar" na passagem da criança.
Bom, essa conferência aconteceu ém 1985 e muitos procedimentos já deixaram de ser utilizados, como enema, tricotomia, episio, etc. Pelo menos na maternidade do HU!
Beijocas
Recomendações da Conferência Internacional para o Parto
escritorios regionais da Europa e Américas
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Fortaleza, Brasil, 22 a 26 de abril de 1985
1- Toda comunidade deve ser informada sobre os procedimentos relativos à atenção na gravidez e parto, permitindo a cada mulher o tipo de cuidado que preferir.
2- Informações sobre procedimentos rotineiros de parto (indução, analgesia e anestesia epidural ou peridural, cesária, enema, tricotomia) de cada hospital ou clínica, pública ou privada, que realiza partos, devem ser oferecidos ao público que procura o estabelecimento.
3- Não há fundamento científico para realização rotineira de tricotomia nem enema prévio de parto.
4- O parto não deve ser induzido por conveniência. Nenhuma comunidade deverá ter taxa de indução maior que 5% das taxas de complicações obstétricas esperadas no parto.
5- A ruptura artificial da bolsa amniótica como procedimento rotineiro não tem justificativa científica.
6- As parturientes não devem ser colocadas em posição de litotomia durante o trabalho de parto e no parto. Durante as contrações, deve-se estimular a movimentação da mulher pela deambulação ou qualquer outro movimento que adote livremente. Cada mulher deve escolher livremente a posição de parto preferida bem como o local (instituição ou domicilio)
7- A administração de analgesicos e anestésicos no parto deve ser criteriosa para evitar efeitos colaterais indesejáveis.
8- A episiotomia sistemática não tem justificativa técnica ou científica.
9- Não há justificativa para mais de 10% de taxa cesaria em nenhuma comunidade. Devem ser estimulados partos naturais vaginais após uma cesária.
10 - Incentivar a amamentação imediatamente após o parto.
11- O recem-nascido sadio deve sempre ficar com a mãe. Não se justifica a separação rotineira do recém-nascido sadio da mãe para observação.
12- As entidades que atuam em cuidados pré-natais devem considerar, junto com organismos estataia correpondentes , a facilitação do parto natural domiciliar, promovendo políticas de habitação e proteção técnico científica.
13- A assessoria para parto natural domiciliar deve ser multidisciplinar integrando mulheres e mães e envolvendo a utilização de tecnologia adequada.
14 - As instituições que atendem partos devem observar os direitos da pessoa protegendo a liberdade dos cidadãos, eliminando rotinas invasivas, segregadas ou que impeçam a liberdade de escolha de procedimentos (presença do pai, acompanhante, doula no parto; indução, tricotomia, enema, berçário, anestesia etc.)
É isso aí gente, erros de digitação sob minha responsabilidade. Abaixo um glossário para entender alguns termos.
Enema: lavagem intestinal (um jato no fiofó, jêsus me acode!)
Tricotomia: raspagem dos pêlos pubianos antes do parto (era pra diminuir o risco de infecção caso tivesse episio).
Litotomia: posição em que a mulher fica deitada com as pernas abertas apoiadas ou não. A famosa posição do ginecologista.
Deambulação: movimentar-se, andar, sentar, etc, estou procurando aqui na net as posições pra ajudar as contrações, força na peruca que logo acho. rs
EEpisiotomia: Um corte feito na vagina, lá embaixo pra "ajudar" na passagem da criança.
Bom, essa conferência aconteceu ém 1985 e muitos procedimentos já deixaram de ser utilizados, como enema, tricotomia, episio, etc. Pelo menos na maternidade do HU!
Beijocas
Assinar:
Postagens (Atom)