Mostrando postagens com marcador direitos da gestante. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador direitos da gestante. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Direitos da gestante

Copiei mais ou menos desse link:http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:IVkekGaJFRIJ:www.nieg.ufv.br/docs/materialUsuarias.pdf+direitos+da+gestante+no+parto&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESh8-jp4eVbTTxkL1ayK1CGUtiZ8wN1mvegpsZaAa2uNeikitFCvOC5V26zFY9tCId5OOC0vQSh9OIQlM_eUoJMuDsHAm6p3suOeEkYY5QaTJ2IqGagveXI11NPrpjbpvZk2UBj9&sig=AHIEtbSHNTRDGvX74UHS1FOxdV-brS4f1g

Que link enorme rsrsrs. Tirei os direitos do trabalho e tals.

A gestante tem direito a atendimento preferencial em caixas de supermecados, bancos, acesso a porta da frente nos bus da vida e sentar na frente também.
Comentário: O ônibus sacode pra cacete é bom ir na frente que a inércia e menor. Para descer é mais confortável, principalmente se não vai descer no ponto final. Passar com barriga ou sem barriga por um monte de pessoas num bus lotado é complicado rsrsrs.

A gestante tem direito a acompanhamento pré natal gratuito assegurado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Toda mulher tem direito de fazer pelo menos seis consultas de pre natal durante a gravidez e também direito de levar um acompanhante.
O cartão de gestante deve ser levado em todas as consultas, ali estão todas as informações sobre a gravidez.

A gestante tem direito aos exames abaixo:
Exames de sangue: para descobrir diabetes, sifilis e anemia e para classificar o tipo de sangue.
Exames de urina: para descobrir infecções.
Preventivo de cancer de colo de utero
Teste anti HIV

Direito a vacina contra tétano - três doses

Direito a conhecer o hospital antecipadamente.

No parto

Direito a ser ouvida e ser tratada com atenção e respeito sempre sendo esclarecida sobre todas as suas dúvidas.
Direito a um parto normal e seguro
A escolha pelo parto (normal e cesareana) deve ser escolhida pela mulher e pela equipe médica - gente, é a gente que escolhe, não é o vizinho, não o pai da criança, não é a sogra é a mulher gestante!
Direito de ter acompanhante no parto e no pós parto.

Pós parto
Mãe e filho tem direito de ficarem juntinhos (ai que delícia) no mesmo quarto.
A mulher deve receber orientações sobre as consultas pós parto e de como cuidar do bebê.

Vou ver se acho coisas mais detalhadas, tá muito pobre esse negócio.

Beijocas!

Recomendações da Conferência Internacional para o Parto

Transcrevo abaixo as Recomendações da Conferência Internacional para o Parto, que recebemos em um dos encontros no curso de gestante do HU.

Recomendações da Conferência Internacional para o Parto
escritorios regionais da Europa e Américas
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Fortaleza, Brasil, 22 a 26 de abril de 1985

1- Toda comunidade deve ser informada sobre os procedimentos relativos à atenção na gravidez e parto, permitindo a cada mulher o tipo de cuidado que preferir.

2- Informações sobre procedimentos rotineiros de parto (indução, analgesia e anestesia epidural ou peridural, cesária, enema, tricotomia) de cada hospital ou clínica, pública ou privada, que realiza partos, devem ser oferecidos ao público que procura o estabelecimento.

3- Não há fundamento científico para realização rotineira de tricotomia nem enema prévio de parto.

4- O parto não deve ser induzido por conveniência. Nenhuma comunidade deverá ter taxa de indução maior que 5% das taxas de complicações obstétricas esperadas no parto.

5- A ruptura artificial da bolsa amniótica como procedimento rotineiro não tem justificativa científica.

6- As parturientes não devem ser colocadas em posição de litotomia durante o trabalho de parto e no parto. Durante as contrações, deve-se estimular a movimentação da mulher pela deambulação ou qualquer outro movimento que adote livremente. Cada mulher deve escolher livremente a posição de parto preferida bem como o local (instituição ou domicilio)

7- A administração de analgesicos e anestésicos no parto deve ser criteriosa para evitar efeitos colaterais indesejáveis.

8- A episiotomia sistemática não tem justificativa técnica ou científica.

9- Não há justificativa para mais de 10% de taxa cesaria em nenhuma comunidade. Devem ser estimulados partos naturais vaginais após uma cesária.

10 - Incentivar a amamentação imediatamente após o parto.

11- O recem-nascido sadio deve sempre ficar com a mãe. Não se justifica a separação rotineira do recém-nascido sadio da mãe para observação.

12- As entidades que atuam em cuidados pré-natais devem considerar, junto com organismos estataia correpondentes , a facilitação do parto natural domiciliar, promovendo políticas de habitação e proteção técnico científica.

13- A assessoria para parto natural domiciliar deve ser multidisciplinar integrando mulheres e mães e envolvendo a utilização de tecnologia adequada.

14 - As instituições que atendem partos devem observar os direitos da pessoa protegendo a liberdade dos cidadãos, eliminando rotinas invasivas, segregadas ou que impeçam a liberdade de escolha de procedimentos (presença do pai, acompanhante, doula no parto; indução, tricotomia, enema, berçário, anestesia etc.)

É isso aí gente, erros de digitação sob minha responsabilidade. Abaixo um glossário para entender alguns termos.

Enema: lavagem intestinal (um jato no fiofó, jêsus me acode!)
Tricotomia: raspagem dos pêlos pubianos antes do parto (era pra diminuir o risco de infecção caso tivesse episio).
Litotomia: posição em que a mulher fica deitada com as pernas abertas apoiadas ou não. A famosa posição do ginecologista.
Deambulação: movimentar-se, andar, sentar, etc, estou procurando aqui na net as posições pra ajudar as contrações, força na peruca que logo acho. rs
EEpisiotomia: Um corte feito na vagina, lá embaixo pra "ajudar" na passagem da criança.


Bom, essa conferência aconteceu ém 1985 e muitos procedimentos já deixaram de ser utilizados, como enema, tricotomia, episio, etc. Pelo menos na maternidade do HU!

Beijocas