Mostrando postagens com marcador pós parto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pós parto. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Da teoria a pratica - Pós parto na maternidade

Assim que pari meu filho, me colocaram numa cama e me levaram para uma sala de recuperação. Minhas pernas tremiam muito. A enfermeira colocou um medidor de pressão em mim automatico, de tempos em tempos aquele troço apertava meu braço para medir a pressão. Mediu minha febre também. E fiquei lá, deitada, sozinha, cansada, sem saber o que fazer.
Depois veio um outro enfermeiro saber se eu tinha leite. Lembrei: deus do ceu, esqueci de por o JG no meu peito! Ele apertou meu peito e ficou feliz, pois tinha leite. Foi dolorido. Falei que minhas pernas tremiam muito e meu corpo estava tenso. Não lembro o que ele me disse, mas lembrei fechei meus olhos e fiquei inspirando e espirando, pra tentar relaxar.
Veio o pai do meu filho com o João Gabriel nos braços, deus! Que coisa linda que eu fiz. Ele estava com a roupinha do HU, tão lindo. Tentei por ele no meu peito, mas ficou meio desengonçado, mas ele ficou ali, acho que não mamou não.
Então vieram os enfermeiros e nos levaram para o quarto. Bem legal, eu cobri o meu filho com lençol para as luzes do caminho não afetarem ele, e fiquei olhando seu rostinho. Ele abriu os olhinhos... óóó, pareceu gostar de andar de maca pelos corredores.
Chegando no quarto me ajudaram a descer da cama e ajeitaram o JG. Vi a minha familia no corredor do lado de fora. Uma enfermeira me chamou para eu tomar banho. Ela ficou olhando, rsrs. Achei estranho. Mas precisa ficar alguem olhando caso tenhamos uma tonteira ou fraqueza. O chuveiro do HU é muito bom. Aquele jato quente e forte me reanimaram. Ela não me deixou lavar os cabelos. Me sequei e pus o maravilhoso absorvente gigante pós parto. Credo! Meu pijama, meu roupão e fui para o quarto.
João Gabriel dormia. Nisso veio meu lanche - ah, que fome - e minha familia entrou. Aquela choradeira. Acharam que eu estava super bem, nem parecia que tinha parido.
Depois me deram umas medicações.

E....

João Gabriel acordou muito chorando... tipo muito! Ele não queria mamar. As enfermeiras disseram que nao tinha problema o nenem não mamar nas primeiras 24 horas, eles estão com reservas que pegaram na barriga da mãe, então ficam de boa!

Eu não me lembro a ordem exata das coisas. Tudo é meio confuso. Por isso vou escrever por partes. A próxima será a minha impressão sobre o Alojamento Conjunto no HU.

Beijocas!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pós parto, curso de gestantes, bolsa de maternidade

Por algum motivo não havia postado sobre esse encontro. Foi o penúltimo encontro do curso de gestantes e/ou casais grávidos do HU/UFSC, do dia 16 de setembro.

Hoje o João Gabriel ganhou uma bolsa da minha madrinha, achei tão lindo. As coisas dele pra maternidade já estão prontas. Ai ai, que alegria que me dá saber que daqui a pouquinho vou poder beijá-lo muito. Vou sufocar a criança com tantos beijinhos.

Todas as roupas do J.G foram lavadas e passadas por mim, se virem meu filho amarrotado, finjam que ele está lindo, com a roupa mais bem passada do mundo. Pra quem não sabe, não sou muito boa em assuntos domésticos, mas pra criança, como sou a mãe, tenho que fazer. A roupa foi lavada assim: balde, muita água, um poquinho de amaciante de roupas para bebês, roupas da mesma cor nesse balde. Um pouquinho de molho, uma esfregadinha bem, bem de leve e muito, muito enxague. Secar a sombra. Pq não usei a máquina? Pq essas minusculas roupas tem cores diferentes que soltam tinta, seriam várias lavagens, demoraria mais tempo. As toalhas, fraldas, etc foram lavadas da mesma forma, mas essas secas ao sol. E tudo passado a ferro. Fiquei orgulhosa de mim fazendo essas coisas hahahahaha.

Porém hoje é quinta feira e é dia de curso de gestantes, conversamos sobre o pós parto. A psicologa e a enfermeira Fatima separaram a turma em quatro grupos e discutimos o que fazer. Enfim, foi uma conversa.

O meu grupo pegou o tema sobre a volta do trabalho, após os quatro meses de licença maternidade, principalmente em relação a amamentação. Eu vou colocar João Gabriel na creche e creio que não poderei amamentá-lo nesse periodo. Porém existem alternativas para que ele continue tomando o leite materno e a ordenha é uma delas. A gente ordenha nossos lindos peitos cheios de leite, congela e dá de usar pra amamentação do bebê (eu estou devendo o encontro sobre amamentação, né?).

Um outro ponto, e isso é bem útil para quem é casada e planeja ter filhos é que após o parto os hormonios do corpo da mulher entram numa baixa terrível. Além disso, a novidade e a adaptação com o bebê podem tornar o casamento insuportável. Não é a toa que muitos casamentos terminam ou começam a ruir nesse periodo. O pai tem que entender todo o processo que passa a esposa durante o período de gestação. Deve auxiliar e já começar a introduzir praticas no cotidiano para auxilixar a esposa nas tarefas do dia a dia. Assim quando o bebê chega em casa já existe uma estruturazinha pra dar conta do recado. Se o pai não sabe cozinhar, como resolver? Se ele nunca varreu o chão, é legal aprender. Se não, contratar alguém para ajudar nessas tarefas. Ajudar na troca de fraldas para que a mulher tome um banho decente. E entender que ela não estará bonita e arrumada como sempre foi, pois estará atendendo uma grande demanda, praticamente 24 horas em torno do filho. Informação e planejamento nesse sentido é muito mais importante que qualquer outra coisa. De novo, eu falo, na hora de planejar um filho, não pensem só no dinheiro que está sobrando, nas aulas de balé, ou na escola. É também entender e mergulhar no universo da maternidade e da paternidade e da relação familiar. ah, e sem sexo com penetração durante um mês.

Depois, discutimos sobre as visitas. rsrs. Eu tenho sorte de ter a família toda perto e de estar na casa dos meus pais. Não terei que fazer café pra receber visitas, nem bolo, pois minha mae e meu pai podem me ajudar nesse sentido, rsrs, tadinhos. Bom, como disse acima, a mulher no seu primeiro mês pós parto estará com uma baixa de hormonios terrível, estará sem tempo pra nada, aprendendo a amamentar, aprendendo a cuidar do filho, cuidando da casa. O recem nascido, geralmente, mama de duas em duas horas, tem que mudar de fralda umas 8 a 10 vezes por dia, e desvendar os chorinhos, dar banho, lavar a roupa do bebê, etc, etc, etc. O casal fica bem cansado. Como lidar com as visitas? Com a mãe e a sogra no mesmo lugar disputando espaço? Com todo mundo dando um milhão e meio de conselhos sobre isso e aquilo. E tu muitas vezes querendo que todo mundo se exploda porque quer dormir? E se a visita não vai embora? É, se tem pais que moram em outra cidade? E eles resolvem vir pra dar aquela ajuda, com um irmãozinho de cinco anos de idade, mais uma avó de 77 que não enxerga? Pra ficar tudo na sua casa? Olha... como eu disse, ainda bem que não terei esses problemas. rsrsrs, todos moram perto e tenho meus pais pra ajudarem a fazer sala, receber as pessoas e contarem como foi tudo. rsrsrsrs. Porque lidar com tudo isso, além do normal, deve ser dose. rsrsrs.

Bom, depois conversamos sobre o que acontece com a gente, né? A gente tá lá com o bebê nos braços e fica uns dias sangrando. Sangue vivo. Sim, importante comprar um bom pacote de absorventes pós parto, o sangramento dura até uns 10, 15 dias após o parto e vai clareando aos poucos. É importante higienizar a vagina umas tres vezes ao dia e lavar sempre após evacuar. Que delícia! E a mulher enquanto amamenta não costuma menstruar, mas CUIDADO, ovulamos nesse período, pra evitar outro bebê, veja uma boa forma de se precaver, hein?

Quanto ao uso de cintas, não são recomendadas. A não ser aquelas mais molinhas, o bom mesmo é uma calcinha mais alta, tecido fino, pra segurar a barriga. Sim, depois que o filho lindo sai da nossa barriga a probrecita fica flácida, mole e grande. Vixe... mas tudo vai voltando ao normal.

Depois passo os exercícios pós parto para o perineo pra quem fizer parto normal, pra que ele se recupere bem.

Gente, tá chegandooooooooooooooooooooo hahahahaha.

As dores na costela aumentam muito, é ruim ficar sentada, sabe? Meu rosto começou a inchar, ficar mais redondinho. E não enxergo mais nada ali embaixo e não há jeito algum de depilar, vou marcar amanhã depilação. Não dá mesmo, pois qualquer coisa que eu tente contrai demais a barriga e machuca. Vou lá pra cera assassina hahahaha, pelo menos fico limpa, pois não aguento mais essa situação. Fazer as unhas dos pés é impossível, dá de cortar, esfoliar, mas lixar, empurrar cuticulas, sem chances!

De resto tudo bem. Durmo bem! Naturalmente durmo exatas oito horas. Minha fome diminuiu bastante, o estômago tá menor. Vou ver isso na consulta de semana que vem pra saber se isso é normal mesmo. A alimentação tem continuado a mesma, arroz, feijão, carne, muita coisa verde, laranja, leite, pão, queijo, muita fruta e uma besteirinha que não sou de ferro, né? Doces, hmmmmmm.... hmmmm.... hmmmmm... Ai que delícia! Mas engordei meus 14 kilos. Que legal, hahahahaha

Beijocas, beijocas

Começo sem mais nem menos e termino sem mais nem menos, minhas costelas doem! rsrs