Acabei de vir do Posto de Saúde. Marquei para amanhã a consulta, as 14:30, vou requerer novos exames e também o exame ultrassom morfológico. Esse é um dos exames mais importantes da gestação, pois apresenta 85% dos problemas físicos que o bebê pode ter, deformações e etc. Ele deve ser feito entre a 20ª e a 24ª semana de gravidez. Parece que o SUS não faz esse tipo de exame, mas com requisição médica fica mais barato nas clinicas. Ele custa por volta de 160 a 300 reais. Bem caro, né? Mas é preciso.
Fui também para marcar dentista. A antendente (um amor aquela mulher) disse que gestante deveria ter atendimento preferencial, pois são muitos os problemas que nós temos durante esse período. Mas não hpa vagas. Sexta feira sai o número de consultas que irão abrir para outra semana. E segunda feira tenho que chegar bem cedo para ver se consigo vaga. O Posto abre as sete, as seis e pouco devo estar lá pra conseguir a minha vaga! Torcemos.
O segundo trimestre tem me apresentado muito mais tranquilo que o primeiro. Minha disposição está normal, não como antes, pois eu tinha um super pique, mas bem normal. Durmo normal, tenho cansaço normal. Os enjoos diminuíram a quase 0 %. As vezes tenho azia, bem forte, sempre no fim da tarde. Acredito que como minha barriga está maior, a pressão que se faz na região do estômago também é maior. Tenho procurado não ficar sentada após o almoço. Ou fico em pé, ou fico meio deitada/sentada.
As dores nas costas estão começando, porém estou driblando bem com pequenas caminhadas ao dia, água quente na região do coccix e alongamentos. Ficar deitada (toda esticada) de barriga pra cima incomoda, a posição ideal é de lado, bem confortável. Ficar muito tempo sentada incomoda também. Mas nada demais, não, coisinhas que dão de driblar fácil, fácil. O ruim é que comecei a ter dores de cabeça. Antes tinha essas dores de ressaca ou cansaço intenso. Como eu me oponho a tomar remédio (o paracetamol é indicado para grávidas) fico deitada, procuro dormir, pois tenho medo da medicação. Muito!
Então resumindo as sensaçõs do segundo trimestre: problema nos dentes e gengiva, dores nas costas, azia e dores de cabeça!
Porém, sempre tem algo de delicioso nessa história toda. Já sinto meu bebê mexer, faz tempo, porém agora ele se mexe mais, com mais intensidade. O papai Peri pode senti-lo no domingo durante o jogo da Alemanha com a Inglaterra. São tremidas mais fortes e ele parece já se comunicar comigo (a louca de novo hahaha), mas quando ponho músicas, quando estou mais "excitada", ele responde com seus movimentos. Quando me bate tristeza ou desânimo por alguma coisa, é só por a mão na barriga que fico numa sensação de completa paz. Isso ajuda a superar as pequenas coisinhas físicas e as grandes psicológicas que tenho sentido na gravidez. O meu filho me dá muitas forças! Ele já me traz muita tranquilidade a mãe doida que ele arrumou.
Beijocas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário