sábado, 2 de outubro de 2010

Trabalho de parto ilustrado!

Gente, como sou anta. Aqui no blog tem duas opções de escrita uma "editar html" e outra "escrever", na opção escrever tem as opções de fotos, videos, CORRETOR ORTOGRAFICO e etc e eu só descobri por acaso hoje! Anta!!! hahaha

Bom, vou aproveitar e postar imagens e figuras sobre o trabalho de parto, as posições para fazer e tals. Pensei em reeditar os posts antigos, mas fiquei com preguiça desse.

A figura acima "caminhando para o parto normal" mostra as posições que a mulher pode optar na hora do trabalho de parto. Observem que a lombar é uma região que está sendo sempre privilegiada no relaxamento, pois as contrações partem dali. Observem também que a mulher está sempre agindo a favor da gravidade, ficando sentada, de cócoras (lembrem-se de não ficar de cócoras direto, para não ter enema, apenas na hora da contração, caso opte por essa posição durante o TP) ou em pé, caminhando, rebolando, dançando.

Essa foto protagonizada por mim e pelo Peri no curso de gestantes, é uma sugestão de aliviar a sensação de dor da contração. Massagem nos pés. Observe que a mulher está sempre muito relaxada e o acompanhante também deve estar confortável. A parturiente (gestante prestes a parir) pode sentar numa cadeira ou sofá, ficando em uma posição mais alta e o acompanhante fica mais embaixo. A massagem deve ser leve e demorada, assim que as contrações iniciarem, pressionando mais fortemente nos calcanhares e no tornozelo, são pontos que estimulam a contração (deve ser evitado tocar nesses pontos durante a gestação), conforme mostra figura abaixo.

Dá de ver essa figura acima? Bom, é bem nos calcanhares que ficam as regiões: pélvica, coccix, utero, coluna, então caprichar nessa região vai ajudar muito no relaxamento do corpo, na dilatação e contração. Se verem bem na figura acima existe um ponto de cor verde. Tocando seu pé nessa região sentirão uma bolinha durinha, essa é a região do plexo solar que quando pressionada ajuda a diminuir o inchaço (e ajuda mesmo, ótima opção durante a gestação e pra quem incha, rs)!


Depois dos seus pés longamente massageados e com certeza seu corpo mais relaxado é a vez da massagem nos ombros. Nada de pressionar, de tensionar. O acompanhante deve deslizar as mãos com a ajuda de óleo, óleo de massagem, ou outro (e se tiver adicione  essência de lavanda que é calmante). Essa posição que estou sentada é ótima para parturiense, o coccix ( a bunda), fica bem atrás e a coluna alinhada a posição na cadeira, mas pode ser outra posição que os dois se sintam mais confortáveis. E vai deslizando as mãos em movimentos cruzados, nos ombros, descendo até a metade das costas. E vá deslizando bem gostoso, bem suave, pode usar a parte debaixo das mãos também, criando movimentos relaxantes (reparem na foto que estou babando)
Depois, quando o trabalho de parto começa a ficar tenso é hora de massagear o coccix. A massagem deve seguir o protocolo dos ombros, essa região fica bem dolorida. Nessa fase mais drástica a mulher deve ser massageada, andar, fazer os movimentos acima sugeridos, enfim, movimentar-se e estar relaxada e tranquila para que sua sensação de dor seja menor, ou inexistente, sua concentração seja apenas no bebê que está chegando. O acompanhante deve observar se o maxilar da mulher está relaxado (área ligada a pelve) e os ombros soltos.

Outras dicas para o trabalho de parto.



A figura acima mostra ficar de cocóras durante o intervalo da contração, o que aprendi é o contrário. Enfim, e agora? rs
Fontes de figuras:
Arquivo pessoal
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-tpm/combatendo-a-tpm-1.php
http://bebeblogger.com.br/noticias/exercicios-na-hora-do-parto-reduzem-chance-de-cesarea-e-dor/

Espero que com as ilustrações fique mais claro, rsrs. Agora o blog vai ficar bem fofo!

Outras fotos reeditarei em antigos posts, se ficar complicado me avisem, ok?

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário