segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Parto humanizado - dignidade num alto custo!

Sou totalmente a favor do parto humanizado e acredito que nós mulheres todas, de todos os tamanhos e comprimentos podemos parir um filho!
Acredito que o conhecimento ao meu corpo, saber controlar e entender as contrações sejam a melhor opção pra mim. Mantendo-me tranquila, relaxada, produzo os hormônios necessários para mim, para o meu filho, para a amamentação e etc.

Como disse, aqui do lado, em Florianópolis, temos um ótimo hospital, com uma ótima maternidade, que tem parto humanizado e uma UTI neonatal ótima. Mas e em locais que não tem? Como ficam?

Como sou super, hiper, mega encantada com a ideia do parto normal humanizado fui atrás de informações, logo no início da gravidez. Lia em foruns de comunidades sobre partos as mentiras que contam para convencer uma mulher a fazer cesareana. As denuncias que faziam contra os médicos que faziam da chegada da vida um espaço na sua agenda e uma engorda na sua conta bancária. Que isso não é forma digna de se trazer uma criança ao mundo.

E mais, lia sempre: você tem uma doula? Porque a doula é super importante no processo do trabalho de parto, ela está habilitada a te tranquilizar durante o TP e etc, etc, etc.

E fui atrás de doulas, médicos humanizados e etc. Primeira surpresa: não existem médicos humanizados em convênios médicos. Segunda surpresa: o valor do parto, no dia do parto é de três mil reais para mais. Terceira superesa: a doula custa em média de 400 a 800 reais.

Ô meu povo, quase chorei. E vi quantas mulheres realmente sofrem por não poderem oferecer a tal dignidade aos seus filhos nos seus nascimentos.

Um outro ponto que acho estranhíssimo na maioria dos sites, e foruns que vi e que divulgam o parto normal e humanizado é que não informam que os hospitais da rede pública só faz parto normal. A cirurgia, ou cesareana, é feita em último caso, se a mãe ou o bebê estiverem morrendo, que é a bandeira mor do movimento, fazer parto normal por ser melhor pra mãe e pra criança e cesareana em último caso. Acredito que do parto normal para o parto normal humanizado é um pulo e todas, todas as mulheres teriam acesso a essa maravilhosa experiência de trazer um ser ao mundo.
Há que se divulgar a ideia, mas há que primeiro parar de acusar as mulheres que optaram por uma cirurgia ao inves de um parto. Não são todos os hospitais da rede pública que apresentam boas condições para que a mulher tenha um parto tranquilo (parto normal não é igual a parto normal humanizado). Os convênios também não tem medico humanizado. O que uma mulher, na mesma situação financeira que a minha, porém sem ter as condições que eu tenho de uma boa maternidade, pode fazer?

Não sei, não sei mesmo. Eu optaria por aquilo que me deixasse mais segura. Optar por uma cesarea que traz riscos, ou optar por um hospital publico sem assistência adequada que me traz riscos?

Há que se informar, há que se brigar e popularizar o parto humanizado, há que se conscientizar, mas não massacrar mulheres por não terem condições de oferecerem tal dignidade a seus filhos, de a tornarem monstras e mães terríveis por não terem DINHEIRO pra isso.

Dignidade é ter acesso a todos os recursos de maneira gratuita também! Muitos medicos humanizados trabalham na rede pública e brigam por essa causa. Pelo que pesquisei e ouvi, o HU é um centro de referência, pois pessoas com essa ideia, implantaram esse sistema e essa consciência ali. Então, não acuso os médicos humanizados de mercantis, apenas, acuso o "movimento" de acusar. De causar em mulheres sem condições essa sensação de impotência, pois sabem que poderiam fazer melhor e não tem como!

Beijocas!

Um comentário:

  1. Estou passando por isso neste momento. Sempre sonhei com parto na água, mas aqui no Rio é praticamente impossível. Para ter um atendimeno humanizado em casa o custo gira em torno de 20 mil reais. Tive que peregrinar muito entre os médicos do meu plano para encontrar um que topasse fazer parto normal. Ainda assim, tive que me conformar com o parto normal hospitalar, já que não tenho condições financeiras de pagar o parto fora do plano. Pagar o plano já é um ato heróico nos dias de hoje. Pretendo conversar com meu médico na próxima consulta para tentar negociar o mínimo de humanização no parto normal hospitalar. Mas o sentimento de impotência é enorme e devastador. Toda vez que assisto um parto humanizado eu choro. Mas vou fazer tudo que puder para ser a melhor experiência possível. Parabéns pelo seu blog! Parabéns pela maternidade consciente!

    ResponderExcluir