Eu não sei em quem vou votar nessas eleições. Estou tão envolvida nesse processo de gestação que nem me preocupo com as eleições. Que mal exemplo, não é mesmo?
Mas ontem decidir mudar rsrs. Estou a procura de candidatos que me representem. Com essa coisa toda de ser mãe, a situação da mulher, da condição da mulher me tocou de uma maneira que antes não me tocava.
Sempre defendi a condição feminina e sempre vou defender, mas não tinha essa noção de mulher como mãe.
Ontem, ouvi na TV que o Serra está com uma proposta. Não lembro o nome agora, me desculpem. Mas ele defende que a mulher deve ter no minimo seis consultas de pre natal e atendimento no hospital público. Achei piada, isso já é garantido por lei, sinceramente não entendi a proposta.
Como sabem, tive e estou tendo todo o meu atendimento pré natal pelo SUS. O problema que encontrei não foi da falta de resguardo da lei e sim da falta de profissionais no Posto para que atendimento fosse excelente. Fui atendida por uma enfermeira que saiu, depois outra que saiu, depois um medico que saiu e enfim. Cada consulta era uma coisa diferente. Mas não posso me queixar de ter sido "mal atendida". Que o SUS não fez isso ou aquilo. O ultra morfologico eles não fazem, isso poderia ser incluso no pré natal. Enfim, não entendi a tal proposta do Serra.
Mas não é só de presidente que se vive. Estou atrás de candidatos e canditadas que realmente defendam a causa feminina. Que a gente não perca o emprego em contrato de experiência por conta da gravidez. Que o aborto seja legalizado, por favor, só assim podemos evitar o numero de mortes e também diminuir o numero de abortos (por incrivel que possa parecer, baseada em estatisticas e já pesquisei bastante na área, quando o aborto é legalizado, as mulheres passam por consulta medica e a maioria desiste de tirar o bebê). Que tenham creches em muitos lugares para que as mães e pais possam trabalhar sossegados sem ter que pegar onibus para deixar seus filhos na creche. Que as maternidades tenham uma equipe medica que respeite a mulher e seu parto. Que a gravidez não seja considerada uma maldição, pois a mulher fica com poucas condições de cuidar do seu filho. Que a gente continue com o salario maternidade. Que as leis contra agressão sejam cumpridas. Que humanizem os profissionais que nos atendem em delegacias, em hospitais, em creches, em escolas, em empresas. Que o mundo seja mais cor de rosa rsrsrsrs.
Enfim. Estou atrás desses. Sempre ouvi e disse muitas vezes: coitada, engravidou e vai passar trabalho. Claro, claro que passa trabalho, passa porque não tem uma estrutra que a ampare nesse momento e gravidez acaba por ser um fator amaldiçoado. Temos que lutar para que tenhamos estrutura para termos uma boa gestação e principalmente para que tenhamos onde colocar nossos filhos quando voltarmos ao mercado de trabalho e que o mercado de trabalho não veja a gestante como uma coisa medonha.
E as leis, né? Sim, os homens ainda se esquivam muito da responsabilidade do filho. Mas e os que não esquivam. Que tenham seus direitos. O que são cinco dias de licença paternidade? Dois dias na maternidade e três em casa, o que esse pai vai fazer? Como vai participar melhor desse principio de vida, dessa mudança. Como ajudar sua esposa ou a mãe do seu filho nos cuidados com o bebê, nos seus primeiros dias? E as mães? As vezes para se vingar do ex parceiro não os deixam ver os bebês e etc? Claro, tem as leis de emprego, que existem, mas enfim... tem furos, não?
Tanta coisa. A questão da saude é a que mais me toca. Fico atrás desses que lutam pela mulher e que lutam pela saude. Questões de cultura, segurança, educação, são importantissimas, claro, mas ficar doente e não poder ser atendido? Ter que fazer um exame e esperar meses por isso? Ter que fazer tratamento e não ter acesso? Complicado, né? Quem pode pagar ótimo. E o pior é que todos pagamos, todos os dias.
Vou me empirulitar aqui e ver se acho bons candidatos ao que eu acredito. É assim que melhoramos a nossa vida. E que mae eu seria se negligenciasse isso, né?
Tem gente que não gosta de política, eu acho isso muito estranho. Tudo em volta da nossa vida está relacionado a política. O seu emprego, o seu piso salarial, a rua que seu carro passa, o preço da comida que tu compras, os remédios, o preço da gasolina, o desequilibrio ambiental, tudo, tudo é política.
Escrevo de forma infantil um assunto tão sério. Mas pensem bem, se ainda não pensaram, no que vocês querem que melhore e vão atrás dos candidatos que fazem isso. Acessem o site do ficha limpa. Se não acreditam em candidato algum VOTE NULO. As pessoas não sabem o poder que esse voto tem. Anotem os candidatos que ganharam, acompanhem, reivindiquem, lutem por seus ideiais hahaha - que coisa clichê.
Enfim, de novo, as minhas prioridades são muito mais sérias nesse momento, não sérias, mas muito mais claras eu diria, melhor, mais conscientes.
Ah, falei mal desse negocio aí do Serra, como exemplo de que as vezes os candidatos oferecem propostas que já acontecem... é sempre bom ficar de olho
Beijooooooooooooooooooooooooooooooo
Nenhum comentário:
Postar um comentário