quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Desmisitificando partos de novo

Minha opção é pelo parto normal, sem anestesisa, sem analgésico, sem nada. E tenho me preparado para isso. Acredito ser o melhor para mim e para meu filho. Apesar da tão temida dor, os hormônios que os provocam também irão ajudar meu organismo a se recuperar e considero que meu filho deva nascer na hora que ele quiser.

Pensei bastante sobre o assunto e ainda penso. E sempre pergunto muito de tudo pras pessoas quando elas comentam casos de cesaria ou de parto natural. É estranho ouvir certas coisas e perceber o quanto as pessoas são desinformadas. Não só em relação ao parto, mas a gravidez em si. Vamos lá a tudo que eu lembrar no momento.

Comentário: Se eu fosse tu não ia pra tal maternidade. Tu acredita que minha amiga foi pra lá com as dores do parto e mandaram ela ficar caminhando? A guria morrendo de dor e mandam ela caminhar. E a criança quase nasceu morta, tava com o cordão no pescoço e sem ar.

Gente, muita calma nessa hora. Caminhar é uma das maneiras para controlar a sensação de dor causada pelas contrações. Quase metade dos bebês nascem com o cordão enrolado, a maioria das vezes o cordão é bem elástico, não tem problema. E estava sem ar? Como assim sem ar? Que ar?

Comentário: Parto normal deixa a vagina larga. Nunca mais vai ter prazer sexual.

Gente, o que dilata não é a vagina. A vagina é como o diafragma, elástica pra cacete, o bebê só passa por ali na expulsão depois volta pro lugar. O que dilata é a bacia, sim, o osso mesmo, vai dilatanto pro bebê passar. E depois volta tudo pro lugar, é pra isso que temos o tal do resguardo. Sim, mesmo no parto normal. É importante se cuidar pra que o utero, a bacia, tudo volte para seu lugar corretamente, se a pessoa nao se cuida nesse periodo, tendo PN ou PC vai ter problemas depois, cuidem-se!!!!

Comentário: Gravidez de menino deforma a mulher

Olha, até o momento não fiquei nada, nada deformada. Minha pele está ótima, meus cabelos também. Só se o ultra errou o sexo do bebê (ô meu deus hahahaha) ou se a deformação está para vir.

Comentário: Tua barriga tá muito baixa, logo nasce.

É claro, né? Estou no setimo mes, é claro que meu bebê logo nasce. Ele está encaixando e cada barriga é uma barriga, tem as mais altas, as mais redondas e etc.

Comentário: Coitada, tsc, coitada, mais uma sofredora no mundo!

Vão se f***** rogar praga pra mãe que pariu esses seres, oras!

Comentário: Parto normal? Tu não vai conseguir, tu acha que vai passar um bebê por aí?

Oras, umas das minhas avós teve sete filhos, dois morreram (gêmeos) e não foi no parto, se ela pariu sete, em casa, sem toda a tecnologia que temos hoje, pq eu não posso conseguir? Valha me deus. A mulher se tornou um ser alienigena, incapaz de gerar uma vida por entre suas pernas. Inacreditável.

Eu já escrevi sobre isso? Sim, sim, escrevi sim. Alias, sonhei com isso. Sonhei que escrevia um post como esse e que perdia meu bebê logo depois. Sonhei isso e no sonho escrevia isso. Espero que não aconteça.

Enfim, se for decidir ter um bebê, não pense na dor do parto e em bobagens como ficar larga para que te impeça de ter um parto normal.

Já considerei bastante a cesariana, principalmente em marcar uma. Estariam todos presentes, meu pai, mae, irmao e quem sabe o papai. Não teria essa de sempre estar acompanhada, ou com todos os celulares dos meus familiares ligados e sempre com creditos para se caso acontecer alguma coisa. Saberia exatamente o dia que iria parir, nao iria "atrapalhar" os concursos que vou fazer e etc. Além de ter a certeza de que no dia estarei com a depilação em dia (olha, coisa dificil agora viu? Nem consigo cortar a unha fdos pés, quanto mais ali....), com as coisas arrumadas, bem tranquila, saindo de dentro da minha casa. Não teria as surpresas de estar em algum lugar longiquo, ou no meio da rua. Mas penso também que meu bebê, de repente, queira vir antes do dia da marcação da cesaria, então como fico?

Não condeno a cesaria completamente, condeno quem condena o parto, o parto natural, o parto cesariana. Não acho que a mulher que opte pela cesariana é menos mulher ou pior mãe, mas acredito que se ela fosse melhor informada, que desmistificassem o parto normal, quem sabe ela faria essa opção. É sempre importante se informar, de todos os jeitos, de todas as formas, em todos os sentidos. Não ouvir o que pessoas desinformadas, mesmo que já tenham passado pela experiencia do parto. Veja se a pessoa está informada, veja o motivo pelo qual aconteceram aquelas coisas que ela relata. A gente se surpreende como a pessoa não sabe de fato porque aquilo aconteceu. Por exemplo a mulher que fez cesariana, pois nao tinha dilatação. Ela esperou apenas seis horas de trabalho de parto pra isso, procurou um medico e uma clinica habituada a partos de cesariana, mas nao tinha muita consciencia disso. O bebê dela não estava em sofrimento, os batimentos estavam bons, só que ela estava sem dilatação. Claro, tinha que esperar dilatar, as vezes demora umas vinte horas pra mais. Se o bebê está ok, pode esperar. Ele está preparado pra isso. É ruim ouvir isso, a mulher nem sabe pq fez cesariana e ainda desnecessariamente e se convence desse argumento: ah, não dilatei, não tinha passagem. E na verdade não quiseram esperar....

Ou fez cesariana por causa do cordão enrolado, ou porque o bebê era muito grande, mas a maioria que ouço dessa de cesariana é a tal dilatação. Que pena!

Beijocas



Abraços!

2 comentários:

  1. Oie!
    Menina que gente louca!
    Mais um sofredor no mundo?? Falar isso pra uma grávida? Tenha a Santa paciência!

    Bom, eu não parei pra pensar muito, mas acredito que quando chegar a minha vez, optarei pela cesariana, principalmente pelos motivos que vc citou. Poder programar e não ser pega de surpresa.
    Também acho que hoje, com tantas evoluções da medicina, a recuperação é quase a mesma. Sei disso por acompanhar duas grávidas que optaram pela cesárea. E sinceramente, não acho que precise sentir dor nessa hora. É uma opção minha e respeito todas as outras opiniões, cada um com os seus motivos e as suas escolhas.

    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mai

    Se teu medo é a dor no trabalho de parto, esqueci de informar, pois esse nao era bem o foco rsrsrs. A dor no trabalho de parto não precisa ser tão sentida assim, tu podes recorrer a analgesia ou até mesmo anestesia, que tiram a completamente a dor da mulher.
    No mais, o parto normal é bem mais seguro e apresenta bem menos riscos que a cesarea como: infecções, hemorragias, lesão de orgãos, dores e etc. Além do parto normal apresentar todas as vantagens que já citei.

    A minha opção pelo parto sem nenhuma intervenção é que acredito ser o melhor, mas dá de usar as intervenções sim, caso seu medo seja a dor, e sem os riscos da cirurgia da cesareana. Quando engravidares veja bem essas alternativas de opção a dor, para não ser cortada, né? Sei lá rsrsrs. É sempre bom estar bem informada!

    No mais, dizem que o parto normal é a melhor opção, pois respeita a hora da criança vir, da hora que ela está pronta pra isso. Porem, dá de esperar entrar em trabalho de parto e fazer a cesareana, que seria o mais indicado, mas perderia a vantagem da "previsibilidade". Porem, mesmo marcando cesarea a bonita da criança pode querer vir antes.

    Enfim, são muitas as possibilidades, por isso, repito de novo, tem que ser sempre bem investigado e não sair engolindo o que qualquer um fala por aí.

    No Brasil temos essa cultura de cesareana. Nos países europeus não existe opção de parto, parto é só natural, a cesareana só vem quando realmente a mae ou o bebê não estão bem e é necessario uma intervenção rapida.

    A medicina realmente evoluiu, evoluiu tanto que o parto normal continua sendo a opção mais segura pra mulher e melhor ainda para o bebê. Existem vários tipos de tratamentos, terapias, relaxamentos, treinamentos para o parto normal e é uma delícia de se fazer.

    Dá de perceber que eu não tenho opinião certa, né? hahahahaha. Mas é que eu acho que a gente tem que saber onde está se metendo.

    Ah, a minha opção por parto normal, sem intervenções - que eu seja abençoada e consiga - é porque quero sentir o João Gabriel vindo ao mundo. Cada contraçãozinha dele pra mim é como um aviso, sabe? Um aviso de "mamãe, estou chegando, olha eu chegando", ai que delícia. hahahahahahaha, doida, né? Só de pensar já me emociono, pois espero muito ele vir bem saudavel pra mim e pra todos. Espero que seja uma delícia mesmo (hahahaha, já pensou se não?), mas vou colocar em detalhes tudo que consegui lembrar do meu parto aqui pra vocês!

    Beijocas amadinha!

    ResponderExcluir