Dia 12 de agosto, na quinta feira, o curso iniciou as 14 horas com exercícios para auxiliar no parto. São vários além disso apredemos a respirar melhor. Inspiração natural e expiração mais longa. Muito bom. Alguns tive dificuldade em fazer, mas nada que a pratica não ajude. Devemos fazer esses exercicios todos dos dias.
O que são exercicios que ajudam no parto? Bom, primeiro, além de respirar melhor, os exercícios ajudam a "aumentar" a pelvis, facilitando o parto. Os exercícios são uteis também no trabalho de parto, mas ainda aprenderemos outros para fazer na hora H, pois o trabalho de parto costuma passar por várias etapas desde a dorzinha começa de leve e vai aumentando, e aumentado até que o bebê nasce, e para cada intensidade uma respiração, alguns exercícios diferenciados, pelo menos foi o que entendi.
Depois fizemos um lanche, as 15:30.
As 16 horas começamos a trabalhar o tema gravidez. A duvida era: tá, mas o que da gravidez, né? As discussões variaram entre a alimentação, duvidas, medos, sexualidade, doenças da gestação.
Muito bom ouvir pessoas em relação aos medos da gravidez.
Todos acham que ficar gravida é a melhor coisa da face da terra, que tirando os problemas físicos e uns chorinhos aqui e outro ali, somos toda amor, serenidade e sorriso. Mero engano. Sofremos muito, muito mesmo. Um sofrimento quase depressivo. Tem dias que em acordamos em pura magia e encanto, super dispostas e alegres. Tem outros que acordamos e só, sem querer levantar da cama, angustiadas, arrependidas, com medo do que não sabemos. Será que seremos capazes? Será que eu serei a mesma? O que será da minha vida? Será que vou conseguir? Será? O que será? E a culpa... a culpa absurda por sermos pessimas mães e estarmos colocando coisas tão bobas frente a coisa linda que é o nascimento de um filho. Culpa de, de repente, não estarmos amando sufucientemente a pessoinha que está na nossa barriga. Perguntando-nos porque, meu deus, isso foi acontecer? Sendo que para muitas isso era a coisa mais desejada e planejada da face da terra. E mãe que não ama seu filho, não é mãe!!!!!
Bom, essas duvidas e medos expostos me senti bem. Achava que pela situação toda que vivi e que vivo me fazia por em duvidas o fato de ter o meu filho. Mas vi que essas duvidas são muito normais, já que além de estarmos gestando um filho, também estamos gestando uma mãe. Gerar duas pessoas, não é nada fácil. E isso vai desde as mulheres que descobriram sua gestação aos quatro meses, por exemplo, as que planejaram e esperaram muito por seus bebês.
O que fica claro é que estamos nutrindo muito amor pelos nossos filhinhos, mas também estamos em duvidas da mãe que está vindo. Não rejeitamos nosso filho, embora pareça isso, rejeitamos as vezes a situação. O mau humor que faz as mulheres brigarem com seus maridos e nem conseguirem ouvir suas vozes, ao cansaço e desânimo que dá influenciado pelos hormonios. As histórias horripilantes que ouvimos todos os dias. A sensibilidade aguda, agudíssima que chega a ser grave a que ficamos condicionadas, e tantas outras coisas. O melhor de tudo é que podemos compensar essas tristezas, porque o que sentimos, nosso bebê também sente. A cada situação de desespero, uma outra de carinho, de conversa com barriga, de musica. Não precisa falar em voz, pode se falar em pensamento mesmo. Assim neutralizamos o monstro que vem nos visitar.
O que se tira é que nenhuma mulher está preparada para ser mãe. Ela vai aprendendo aos poucos. E os pais? Bom, os pais também passam por profundas alterações, mais sutis que as mulheres, já que os hormônios nao estão ali bagunçando tudo. Mas eles também estão gerando esse "ser pai", coisa complicadíssima. Ele está lidando com aquela mulher linda, bem barriguda se achando feia e não querendo ter contato intimo com ele. Ele está lidando com sua esposa que se enjoa do seu cheiro, o cheiro do seu homem e o manda para sofá. Da mulher que chora muito sem motivo. Enfim, os homens devem estar mais preparados para gravidez do que a propria mulher. Ele deve entender que aquilo é a gestação, que aqueles choros, repulsa, irritabilidade nao são com ele, apesar de irem pra ele, não com a propria mulher, seus hormonios e suas angustias. Conversa entre o casal é sempre importante, para que o marido não fique pensando que sua esposa deixou de gostar dele por conta do bebezinho.
Acho bem legal a participação dos homens no grupo, faz com que a gente entenda o lado dos homens. E ruim pra eles também, pois culturalmente, parece que sua posição não é tão importante quanto o da mãe e se encaixar e se impor como "sou pai sim, tenho duvidas sim" durante a gestação, as vezes é meio complicado, pois eles nao falam muito disso entre eles.
Me senti uma mãe menos desalmada, e sai de lá bemm tranquila.
O que me irrita no curso são pessoas que as vezes falam demais. Pra falar uma coisinha contam toda sua história de vida em detalhes e isso fica muito cansativo. São quatro horas de curso. Pra uma gestante ficar na mesma posição, sair sempre correndo pra fazer xixi, sem soninho depois do almoço é bem cansativo. Claro que os relatos ajudam muito a gente a se entender, mas detalhes poderiam ser poupados, muito, pra que tanto detalhe, né? Bom, mas faz parte.
De outras coisas apresentadas foram: consumo de chá! Genteee, cha é remedio, remedio só com prescrição medica, ainda mais na gravidez! Muito cuidado, eu nao tomei chá algum durante a gestação e olha que eu adoro. Comida crua: evite por causa da toxoplasmose. Vacina anti tetano: tomem, seu bebê não será abatido pelo mal dos sete dias. Insonia: pra quem tem, que pena, rsrsrs, ensinaram tecnicas pra se dormir melhor. Bebe mexe muito durante a noite? Não se preocupe, ele está super bem lá dentro, as vezes ele está descofortavel e a gente dá uma ajudinha, mas ele tbm se vira bem lá dentro. Sexo: autorizado - só não pode em caso de sangramento, descolamento da placenta e risco de aborto, todas as posições, de forma mais calma e suave, e como o casal se sentir mais confortavel. O bebe não vê o que está acontecendo. Está super protegido o penis não vai afundar lá no utero. E o bebê adora. Se sexo é prazeroso pro bebê ele irá adorar também. O esperma ajuda no trabalho de parto. Quem puder fazer (pq depende de pessoa a pessoa, de dor pra dor e etc) faça durante o trabalho de parto, ajuda nas contrações e na dilatação, ô maravilha, hein? Mas nada de muito impacto, sexo animal deixa pra depois rsrsrsrs. Não é época pra se fazer dieta de emagrecimento nem exercicios para emagrecer. Dieta de gravida tem que ser rica em muitos nutrientes. Exercicios a medida que a gestação vai avançando, vamos diminuindo o ritmo, mas nunca parando. Exercicios são bons pro parto, bons pra musculatura, pra circulação, pros batimentos cardiacos, pra tudo. Faça muito gostoso. Eu faço hidro e nos outros dias uma caminhadinha basica de 20 minutos, pouco mais ou menos. Ioga está liberado também.
Acho que foram esses os pontos tratados no segundo encontro de gestantes, que estava mais cheio que o primeiro. Dessa vez fui desacompanhanda, meu irmao ficou preso no trabalho rsrsrs. Mas foi otimo!
Beijocas! qqr besteira me corrijam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário